Nem vanglória nem vitimização

Aqui, no contexto em que você vive as coisas estão do jeito que deveriam ser, sim ou não!?

Independentemente da resposta, a responsabilidade é de todos. Não se vanglorie, se tudo vai bem, nem se vitimize, se às circunstâncias forem desfavoráveis.

A Bíblia nos manda examinar a nós mesmos. Cada qual precisa cumprir o seu papel no Todo, como Parte dele. Pensemos: "sem as Partes não somos o Todo; sem o Todo não somos Partes". Tudo aquilo que é de minha responsabilidade fazer, ninguém o fará por mim.

Se tudo vai bem, glórias a Deus que nos deu a vitória em Cristo Jesus. Porém, se às circunstâncias forem adversas, temos de assumir as nossas responsabilidades e os nossos equívocos. Estando bem ou não, é mister que, de fato, examinemos a nós mesmos e confessemos os nossos deslizes a Deus e às pessoas com as quais lidamos cotidianamente.

O segredo está em buscarmos ser melhores no Poder de Deus (Oséias 6:3), crescendo na graça e conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ao qual seja a glória eternamente (2° Pedro 3:18).

Qual é a conclusão disso tudo!? Não é outra coisa, senão que a gente precisa reconhecer a Deus em todos os nossos caminhos, a fim de que ele indireite as nossas veredas e nós não andemos de acordo com o nosso próprio entendimento, mas no temor do Senhor, que nos faz apartar de todo mal. Temos de alinhar as nossas vontades à Vontade de Deus (Provérbios 3:6-7).

Diante disso, entendemos e somos confrontados pela Palavra no seguinte:

CADA UM PRECISA ASSUMIR O COMPROMISSO DE FAZER O MELHOR QUE PUDER COM SUA VIDA, AFINAL, FOMOS CRIADOS PARA O LOUVOR DA GLÓRIA DAQUELE QUE NOS CRIOU (Gálatas 6:5 / Efésios 1:12).

Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.

(Tiago 4:17)