A PAZ ESTEJA COM VOCÊS.

Data: 28.04.2019, domingo, às 10:11 horas

Local: São Paulo,SP.

_____________________________________________________

Anúncio do Evangelho (Jo 20,19-31)

_____________________________________________________

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.

20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!”

Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.

27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.

28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

_____________________________________________________

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. Neste domingo, a Igreja Cristã Católica, Apostólica Romana, comemora o dia da Misericórdia, instituída pelo Papa João Paulo II, por ocasião da canonização de Santa Faustina Kowalska, da Polonia.

Quanto ao Evangelho de hoje, nos leva a refletir sobre a falta de fé do apóstolo São Tomé, que somente acreditava depois de ter visto. Jesus lhe dá uma reprimenda. “Não sejas incrédulo, mas fiel”.

Felizes aqueles que ACREDITAM sem nunca ter visto! Todos nós cristãos, de uma certa forma, temos um pouco de Tomé. Em nossa caminhada por esta vida, em determinados momentos fraquejamos na fé.

Duvidamos. Ficamos desanimados. Mas, felizmente o Mestre nos deixou os Sacramentos, especialmente o da Reconciliação e da Eucaristia, para nos dar força, pois já conhecia as nossas fraquezas e que precisaríamos destes remédios.

Os sacramentos são remédios para alma e para o corpo. Note no gesto de Jesus, a instituição do sacramento da Confissão ou Reconciliação, quando diz aos discípulos: “A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês”. 22Tendo falado isso, Jesus SOPROU sobre eles, dizendo: “Recebam o ESPIRITO SANTO. 23Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados”. ( Biblia Paulinas, edição pastoral, pg.1.385)

Pensando bem, nós cristãos de hoje, somos até bem “crentes”, pois decorridos mais de 2.000 anos, que Jesus instituiu a Sua Igreja Petrina, e não convivemos diretamente com Jesus, acreditar, hoje em dia, (2019), em tese, seria muito mais difícil, do que quanto às pessoas contemporâneas ao Mestre.

Que o Cristo ressuscitado pela ação do Santo Espírito de Deus, continue a nos guiar, iluminar os nossos passos, a nos proteger contra as insídias do adversário e, sobretudo, a RENOVAR a nossa fé para continuarmos a missão iniciada por Ele, até a consumação dos séculos, amém!.

_____________________________________________________

(São João, no Livro do Apocalipse, na primeira leitura de hoje. “17Quando o vi, caí como morto a seus pés. Ele colocou a mão direita sobre mim e me encorajou: “Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último. 18Sou o vivente. Estive morto, mas estou vivo para sempre. Tenho as chaves da morte e da morada dos mortos.” (Apocalipse 1, 13-18)( Paulinas pg.1.590/91)).

João, isolado na Ilha de Patmos, na Grécia, narra a visão que teve do próprio Jesus!!! Mais um motivo forte para acreditarmos na Ressurreição do Mestre.

Um santo e feliz domingo a todos! Paz e Bem!

_____________________________________________________

(*) autor é Amigo do Bem e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

_____________________________________________________