Ele trabalha nos corações

Gênesis 24:1-4

_____

O velho Abraão, a quem DEUS em tudo o abençoou (ele conhecia a DEUS e tinha um relacionamento bem próximo com Ele; ele tinha a senha e reconhecia a fidelidade de Deus para com os que o obedecem), ordenou a Eliezer - servo de confiança dele - que fosse a Mesopotâmia e buscasse junto ao povo dele uma esposa para Isaque, que continuava solteiro, e ele temia que o filho escolhesse uma esposa junto aos cananitas, o que seria contra os princípios divinos. O servo jurou fazer conforme lhe foi ordenado.

Gênesis 24:10-14

O empregado carregou dez camelos de Abraão com presentes e saiu de viagem para Arã Naaraim, para a cidade de Naor. Do lado de fora da cidade, fez os camelos se ajoelharem perto de um poço. Estava anoitecendo, e era a hora em que as mulheres costumavam buscar água. Ele orou: “Ó Eterno, Deus do meu senhor Abraão, faz que tudo de certo neste dia. Faz o que for bom para meu senhor Abraão! Ficarei aqui perto da fonte, enquanto as moças da cidade chegam para buscar água. Permite que a moça a quem eu disser: ‘Baixe seu jarro e me de um pouco de água, e que me responder: ‘Beba. Também vou dar água para os seus camelos’, seja a moça que escolheste para teu servo Isaque. Assim, terei certeza de que estás por trás de tudo isso, agindo com bondade a favor do meu senhor”.

_____

E TUDO ACONTECEU COMO FOI DITO, E ERA REBECA A ESCOLHIDA.

Gênesis 24:26-49

_____

Eliezer adorou a Deus, e orou - bendizendo ao Senhor - e revelou a Rebeca qual era a missão dele ali. Ela seguiu correndo para casa e contou tudo a Betuel, pai dela, e também aos demais familiares. Um dos irmãos da moça se apressou em buscar o homem e o fez entrar em casa. Ele, então, revelou com detalhes as origens dele e sobre a missão que lhe foi confiada por Abraão.

Gênesis 24:50-56

Labão e Betuel responderam: “Tudo isso vem do Eterno. Não nos compete dizer nada sobre isso, nem sim, nem não. Rebeca está à sua disposição. Pode levá-la, e que ela seja esposa do filho do seu senhor, como o Eterno deixou claro”.

_____

Os familiares entenderam que era de Deus aquele negócio. Eles nem consultaram a Rebeca e acataram o que foi dito pelo servo Eliezer e liberaram a moça para seguir com ele. O irmão e a mãe de Rebeca quiseram, apenas, que ela permanecesse um pouco mais com ele antes de partir. Eliezer, porém, insistiu que os deixar partir sem demora.

Gênesis 24:57-61

_____

Só aí é que eles consultaram a moça e ela respondeu que sim; seguiria com aquele homem. E, como Abraão havia feito um dia, ela também deixou a casa e a parentela sem saber exatamente o que lhe aguardava.

DEUS ESTÁ MESMO NO CONTROLE, TRABALHA NOS CORAÇÕES E FAZ COOPERAR TODAS AS COISAS.