Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DESPERTA, TU QUE DORMES!

Depois de respirar, dormir é o que mais fazemos. O sono é indispensável, mas na hora errada ou quando exagerado pode ser prejudicial.

Isso chama atenção também para o sono espiritual. Quando nos acomodamos ficamos indiferentes e paralisados para as coisas de Deus. O sono espiritual faz os dias passarem. Enquanto isso, nada fazemos. O tempo não espera ninguém.

Sobre esse assunto, vejamos o que Bíblia nos dá como exemplo.

A vida de Is-Bosete estava em risco. Por ser príncipe, confiou que a riqueza e o título o protegeriam. Enquanto dormia o sono da preguiça e da confiança nos bens, em pleno meio-dia, foi assassinado (2Sm 4.5-7).

Jonas, aquele engolido por um grande peixe, dormia o sono do desleixo ministerial no porão de um navio. Era o profeta que não queria profetizar e o servo que não queria servir. Até o capitão do navio, que estava a ponto de quebrar-se por causa de uma tempestade, chamou Jonas de dorminhoco e disse: ”Levanta-te, clama ao teu Deus!” (Jn 1.6). Ele acordou, mas continuou indiferente para a situação.

Um dos piores exemplos era o sono do comodismo do pecado de Sansão, que vivia dormindo na casa de Dalila, até o dia em foram raspadas as sete tranças do cabelo de sua cabeça, e daí perdeu a sua força (Jz 16.19).

Devemos lembrar também do jovem, por nome Eutico, que, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo enquanto ouvia um discurso do apóstolo Paulo (At 20.9). Podemos simbolicamente dizer que é o sono espiritual daquele que está entre a luz e as trevas.

Ainda temos o sono das dez virgens. Todas esperavam o noivo. Porém, algumas preparadas, outras não. Devemos estar atentos e vigilantes (Ap 3.2). Qualquer hora dessas seremos sacudidos: “À meia-noite, ouviu-se um grito: O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!” (Mt 25.6).

Deus procura nos acordar de diversas maneiras, quem sabe com uma tempestade, ou talvez com um grito. Compete a nós levantarmos rapidamente, e tomarmos posição contra o conformismo, o descaso e o desleixo espiritual.

“Por isso é que foi dito: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti" (Ef 5.14).

O despertar de Deus nos faz enxergar a realidade de uma situação extremamente séria que antes não importava. Veremos com novos olhos e ouviremos com novos ouvidos.

Portanto, “Levanta-te meu povo! Que a tua luz brilhe para todas as nações verem. Porque a glória do Senhor está a irradiar de ti” (Is 60.1).
RMO
Enviado por RMO em 08/05/2019
Código do texto: T6642096
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
RMO
João Pessoa - Paraíba - Brasil
66 textos (681 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/06/19 04:09)
RMO