Estender a mão

INDO ALÉM

Gênesis 19:1-11

Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra. E disse-lhes: Eis agora, meus senhores, vinde para a casa do vosso servo, pernoitai nela e lavai os pés; levantar-vos-eis de madrugada e seguireis o vosso caminho. Responderam eles: Não; passaremos a noite na praça. Instou-lhes muito, e foram e entraram em casa dele; deu-lhes um banquete, fez assar uns pães asmos, e eles comeram.

Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles.

Saiu-lhes, então, Ló à porta, fechou-a após si e lhes disse: Rogo-vos, meus irmãos, que não façais mal; tenho duas filhas, virgens, eu vo-las trarei; tratai-as como vos parecer, porém nada façais a estes homens, porquanto se acham sob a proteção de meu teto.

Eles, porém, disseram: Retira-te daí. E acrescentaram: Só ele é estrangeiro, veio morar entre nós e pretende ser juiz em tudo? A ti, pois, faremos pior do que a eles. E arremessaram-se contra o homem, contra Ló, e se chegaram para arrombar a porta.

Porém os homens, estendendo a mão, fizeram entrar Ló e fecharam a porta; e feriram de cegueira aos que estavam fora, desde o menor até ao maior, de modo que se cansaram à procura da porta.

_____

Que história!

Eu fico pensando no quanto é difícil ser igreja hoje em dia.

Ló, pai de família com três mulheres em casa, insistiu para acolher dois homens estranhos em casa (penso que ele não sabia que eram anjos). Quantos riscos para a família!

Hoje, geralmente, nossas crianças são vítimas de pessoas próximas, conhecidas da gente e, em muitos casos, até de parentes. Por isso temos dificuldade de ser hospitaleiros e receber pessoas. Estranhos, então, nem pensar!

Ló amou e se compareceu daqueles homens que ele nem conhecia e não tinha dúvidas dos riscos de se passar a noite no banco da praça naquela cidade má. E não deu outra...

Os dois aceitaram o convite de pernoitar na casa dele. Eles entraram, tomaram banho e jantaram. Antes de se deitarem, porém, todos os homens e moços daquela cidade rodearam a casa com ameaças de abuso contra os dois estranhos. Eles exigiram que Ló os trouxesse e entregasse os dois. Saiu Ló para dialogar com eles e fechou a porta da casa. Ele tentou de todo jeito resolver a demanda na base da conversa, mas em todo e qualquer argumento de Ló eles resistiram. Ló chegou, inclusive, a sugerir que abusassem das próprias filhas dele, duas virgens, em defesa dos dois hóspedes, mas todos rejeitaram; não abriram mão dos dois hóspedes e ainda ameaçaram fazer com Ló pior do que pretendiam fazer aos dois homens. Éalgo diabólico...

E eles investiram contra Ló e foram em direção à entrada da residência, com a intenção de arrombá-la. Nesse momento, os dois hóspedes intervieram, estenderam a mão e puxaram a Ló para dentro de casa e fecharam a porta. Depois, feriram de cegueira a todos os brigões alucinados e eles não tiveram como concluir o que queriam. Acabaram se dispersando, já cansados de tanto tentar localizar a porta e não conseguir.

_____

Nessa passagem, em que os anjos se achegam à Ló e o puxam para dentro de casa de diante daqueles que o ameaçavam, eles vão além e se antecipam, interferindo na situação, independentemente da vontade de Ló naquele momento, e o livram dos inimigos. Eles tomaram iniciativa e livraram a Ló do perigo. O nosso Deus é um Deus que toma iniciativa para nos prover o bem. Ele até nos deixa ser tentados até o nosso limite, aí, entra em ação e nos dá o escape.

Vemos essa providência divina no relato de Mateus 4:16-17, em que "o povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz. Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus". Deus olhou com Amor e se compadeceu da humanidade em trevas e tomou iniciativa em favor dela. Ele veio como essa grande luz (Jesus "Emanuel") como nova alternativa (só se conhecia trevas, nada mais) para prover o escape aos homens.

Sabemos que o nosso Deus não é limitado como se fosse um deus qualquer. Ao contrário, Ele pode todas as coisas, pois Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, ao qual seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! (Efésios 3: 20-21). Deus criou todas as coisas e tudo pertence a Ele, inclusive e especialmente, você e eu.

Ou seja, os Anjos também são seres criados por Deus e pertencem a Ele. Então, quando quer, o Senhor os usa para nos abençoar. Os Anjos são espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação (Hebreus 1:14).

Os Anjos, nesse contexto, interferiram em duas etapas para livrar Ló. Primeiro, saíram da zona de conforto, de dentro de casa, mesmo sabendo serem eles o principal alvo daqueles moradores, e adentraram a zona de conflito, sob riscos para eles próprios, e puxaram Ló para dentro de casa e fecharam rapidamente a porta. No segundo momento, numa ação sobrenatural, feriram de cegueira a todos e, assim, resolveram aquela demanda.

A gente não tem dúvidas do poder ilimitado de Deus; Faraó que o diga, né!? Ao invés dos Anjos se arriscarem na zona de conflito, eles poderiam muito bem fazer como o personagem "The Flash" (usar uma super velocidade, pegar o Ló e voltar para dentro de casa em frações de segundo); o "Superman" (sobrevoar o local, resgatar Ló e destruir a todos com a visão de raio-x e calor); e, ainda o "Homem Borracha" (esticar-se e se contorcer todo, laçar Ló e o arrastar para um lugar seguro). Só que eles não foram ali para dar um show… estavam a serviço do reino… Foram resgatar vidas para Deus, e DEUS NÃO DÁ SHOW, MAS USA TUDO QUE TEM À DISPOSIÇÃO PARA CUMPRIR OS PLANOS DELE, QUE JAMAIS SERÃO FRUSTRADOS (nuvem como transporte - encontro com Moisés; carruagem de fogo - Elias; de dia - nuvem; de noite - coluna de fogo; até desfilar Deus desfilou - Moisés na fenda da rocha).

Além dos Anjos, Deus possui outras inúmeras ferramentas à disposição dEle, e, pensando nesse poder que opera em nós, fico imaginando em como seria se, nesse contexto, fizéssemos a substituição daqueles Anjos por outros personagens.

Vamos colocar a Igreja no lugar dos Anjos. Como será que ela se sairia!?

Sei que podem existir outras possibilidades, mas consegui selecionar quatro perfis diferentes. Em lugar dos Anjos, a Igreja estenderia a mão como:

Torcedora, não entra em campo (conforme circunstâncias, vibra, grita, chora, crítica, xinga, valeu a experiência);

Motivadora, aponta um caminho (vai, acredite, você consegue, não desanime, não desista, seja perseverante, mas não se envolve nem abraça a causa, se não der agora, da outra vez você consegue);

Intercessora, pede Deus para abençoar (Tamusjuntussss, vou orar por você, conte com minhas orações, aí a pessoa está com fome "vou orar por você"; está com frio, "vou orar por você", etc);

Guerreira, tem algo em comum com as outras. Até certo ponto, ela Torce, Motiva e Intercede, porém, conforme atitudes que os Anjos tiveram, ela, igualmente, faz questão de ir além disso, ela "veste a camisa e entra em campo"; ela põe a armadura e entra com tudo na batalha.

Para servir, ela se arrisca, ela recebe pedradas e toma porretadas, ela sai cheia de lesões, ela se lança e se entrega, acolhe e cuida, ela tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. DE FATO, ESSA IGREJA GUERREIRA AMA, E, SE PRECISO FOR, ELA ESTENDE A MÃO E ATÉ MORRE POR AMOR.

CONCLUSÃO:

Estender a mão é servir.

Igreja somos nós.

Que tipo de igreja temos sido?

A IGREJA QUE NÃO SERVIR

NÃO TEM RAZÃO PARA EXISTIR.

SE NÃO SERVIR NÃO SERVE.