Os Escapes de DEUS

>>>>>Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar (1° Coríntios 10:13).

_____

Aqui, quero destacar alguns pontos:

Temos a garantia de que, assim que chegarmos ao nosso limite em uma circunstância qualquer, DEUS AGIRÁ EM NOSSO FAVOR E NOS DARÁ O ESCAPE, e isso é muito bom.

Chegar ao nosso limite significa dizer que, tudo aquilo que está dentro das nossas possibilidades em nossa área de atuação, nós fizemos - isso é alinhamento com DEUS. Ou seja, CUMPRIMOS A NOSSA PARTE E NÃO HÁ MAIS NADA QUE POSSAMOS FAZER. DAQUI PARA FRENTE, A COISA FUGIU DA NOSSA ALÇADA. E DEUS intervém diretamente ou não; Ele pode usar pessoas, coisas, circunstâncias, etc.

O nosso limite compreende a capacitação que DEUS já nos deu. Nós fomos criados por Ele e há um "pacote de serviços" que trazemos de fábrica, com todos recursos que precisamos para que funcionemos a contento "o basicão".

Cada pessoa tem um pacote diferente: eu tenho o meu pacote de recursos e o meu limite de desempenho é um; você tem o seu pacote e seu limite de desempenho é outro; uma terceira pessoa também tem o pacote peculiar dela e o limite de desempenho dela é diferente do meu e do seu. O meu limite difere do seu limite, que difere do limite da terceira pessoa.

>>>>>Nós, porém, não nos gloriaremos sem medida, mas respeitamos o limite da esfera de ação que Deus nos demarcou e que se estende até vós (2° Coríntios 10:13).

_____

Como vimos, temos de fazer a nossa parte, a fim de suprir as demandas da vida. Muitas delas serão supridas sem que haja a intervenção direta de DEUS, mas tão somente por causa da nossa postura/atitude diante delas. Porém, nós não podemos nos gloriar dos bons resultados obtidos, pois o pacote de recursos que utilizamos para resolver tais demandas foi DEUS que nos deu. TUDO TEM A VER É COM ELE, NÃO COM A GENTE. De nós mesmos, nada podemos fazer (João 15:5b).

Agora, naquilo que pertence a DEUS fazer, o nosso papel é deixar nas mãos dEle e descansar, pois ELE É FIEL E CERTAMENTE AGIRÁ NO MOMENTO OPORTUNO. O Senhor jamais deixará de cumprir as promessas dEle, e, mesmo que nós sejamos infiéis, ELE PERMANECERÁ SEMPRE FIEL, POIS NÃO PODE NEGAR A SI MESMO (2° Timóteo 2:13).

Quando lemos que DEUS é fiel; que não permitirá que sejamos tentados além do nosso limite; e que ainda nos dará o escape, tendemos a pensar naqueles momentos de grande infortúnio, de grande dor, de grande humilhação, de grave enfermidade, etc., e, claro, NA AÇÃO DE DEUS, INTERVINDO EM NOSSO FAVOR. E não estamos errados!

Porém, se DEUS só cuidasse da gente nesses momentos horrendos, o que seria de nós sem a atenção dEle - DO PAPAI - nas outras circunstâncias de menor potencial!?

O Salmos 121:4 diz assim: "Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel" (DEUS NUNCA DORME NEM TOSQUENEJA. ESTARÍAMOS FERRADOS SE ELE DESVIASSE O OLHAR DE NÓS).

INTERESSANTE: No dia a dia, não é somente nas grandes adversidades que nós chegamos ao nosso limite. Precisamos entender adversidade como TUDO AQUILO QUE SE APRESENTA COMO ALGO A NOS AFASTAR DA PRESENÇA DE DEUS. Nesse caso, até uma circunstância boa pode se tornar uma adversidade.

Vejamos alguns exemplos de adversidades simples:

1. Dormir além do normal e perder o transporte para o trabalho (IRRESPONSABILIDADE "não cumprir o combinado" OU ALGO JUSTIFICÁVEL ACONTECEU "atuar dentro do limite").

Talvez o escape nem tenha relação com o trabalho. O soninho a mais pode ser o escape/livramento de um acidente.

2. Em um concurso público, o trânsito congestionou e o portão da escola está prestes a fechar ("se agiu dentro do combinado, descanse no Senhor. O escape pode ser não passar no concurso, mas, se for propósito dEle que você faça a prova, ELE DARÁ UM JEITO").

3. Aí, você fez a prova, entregou o melhor de si, mas não conseguiu a pontuação necessária. DEUS pode providenciar o escape do corte ("já vi DEUS cancelar questões e elevar a posição de uma serva dele, fazendo-a apta para assumir a função pretendida").

4. Outra coisa, há situações que, devido a simplicidade da demanda, DEUS intervém em nosso favor - no nosso limite - e Ele nos abençoa e nos dá livramentos, sem que a gente perceba. Corremos o risco de dizer que foi sorte, que foi mérito nosso, que foi coincidência, etc. No entanto, TERÁ SIDO PROVIDÊNCIA DE DEUS!

Em muitos casos, confiamos em nós mesmos para resolução de alguma demanda e não colocamos a causa diante de DEUS. Geralmente, a gente se dá muito mal.

>>>>>Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia (1° Coríntios 10:12).

Há casos em que somos levados a pensar que somos bons, que somos "santões", "santarrões", "os caras", "tipo tá podendo, hein", "tipo que se acha", "a última coca-cola do deserto", "última bolacha do pacote", etc.

Daí, NÃO HAVENDO ARREPENDIMENTO, A QUEDA É QUESTÃO DE TEMPO.

Vejo que tudo isso diz respeito ao nível de relacionamento nosso com DEUS. Se tivermos INTIMIDADE com Ele, não teremos dificuldade alguma de cumprir o que está escrito em Provérbios 3:6, quando diz que DEVEMOS RECONHECER A DEUS EM TODOS OS NOSSOS CAMINHOS E ELE ENDIREITARÁ AS NOSSAS VEREDAS, e que "é Ele que efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13).

DEUS É TUDO EM NÓS. A ELE, TODA A GLÓRIA E LOUVOR.