Sono tranquilo

SALMO 4:8

Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.

_____

Esse versículo é bastante conhecido e muito usado para instruir nossas crianças a orarem na hora de dormir. Muitas delas, inclusive, decoram esse texto e o recitam com grande facilidade.

Precisamos, entretanto, entender que AS NOSSAS CRIANÇAS CRESCEM E DEVEM SER INSTRUÍDAS, TAMBÉM, ACERCA DO CONTEÚDO QUE OS DEMAIS VERSÍCULOS - de um a sete - NOS TRAZEM. Senão, vejamos:

VERS.: 1 - Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.

>>>>> Davi está orando ao SENHOR, chamando-o de DEUS DA JUSTIÇA, o que nos faz compreender que ele estava passando por uma circunstância em que estava sendo injustiçado, e mostra confiança na fidelidade de DEUS, que já o havia abençoado em outras oportunidades, aliviando-lhe de angústias, e sendo misericordioso ao perdoá-lo em alguma situação. APRENDEMOS A DEPENDER E A CONFIAR NA FIDELIDADE DE DEUS PARA CONOSCO.

VERS.: 2 - Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira?

>>>>> Aqui, somos ensinados a glorificar a DEUS em tudo, POIS ELE É O NOSSO TUDO! Nós precisamos reconhecer o SENHOR em todos os nossos caminhos e, havendo alguma circunstância em que o Nome do SENHOR não possa ser engrandecido, temos de abrir mão disso, imediatamente; não podemos andar em vaidade nem viver de acordo com os nossos próprios interesses e entendimentos; devemos abominar quaisquer tipos de mentira, pois o Diabo é o pai da mentira. O NOSSO DEUS, POR SUA VEZ, NÃO É HOMEM, PARA QUE MINTA. AO CONTRÁRIO, ELE É A VERDADE.

VERS.: 3 - Sabei, porém, que o SENHOR distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele.

>>>>> A gente aprende que DEUS nos sonda e nos conhece e sabe as intenções dos corações. O SENHOR É ONISCIENTE E FAZ SEPARAÇÃO ENTRE OS QUE O SERVEM E OS QUE NADA QUEREM COM ELE. Davi ainda se dá por exemplo. Ao declarar que DEUS ouve o clamor dele, ele está afirmando que tem compromisso com o SENHOR, e que o SENHOR SÓ TEM COMPROMISSO COM QUEM O OBEDECE, COM TODO AQUELE QUE TEM COMPROMISSO COM ELE.

VERS.: 4 - Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.

>>>>> Há circunstâncias em nosso cotidiano que nos desconsertam e nos provocam a ira. O interessante a observar é que nós podemos irar diante de uma adversidade, mas DEUS NOS PÕE UM LIMITE AQUI. A questão principal está no que iremos fazer com essa ira, POIS NÃO NOS É PERMITIDO PECAR.

Nesse versículo, somos orientados, também, a refletirmos diariamente sobre como foi o nosso dia. Ali, com a cabeça no travesseiro, preparando-nos para o descanso, precisamos de nos examinar e, ESTANDO TUDO BEM, "SOSSEGAR". Porém, se houver algo em que tenhamos nos equivocado e possamos agir de uma forma melhor, O CAMINHO É NOS ARREPENDER, PEDIR PERDÃO E "SOSSEGAR", para, enfim, dormimos bem.

VERS.: 5 - Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR.

>>>>> Se, nesse exame diário, detectarmos que alguém falhou conosco, NÃO SEJAMOS ORGULHOSOS. ASSIM COMO CRISTO JESUS SE SACRIFICOU POR VOCÊ E POR MIM, AINDA QUE ENTENDAMOS QUE SOMOS A PARTE CORRETA NA QUESTÃO, SACRIFIQUEMO-NOS E PERDOEMOS A QUEM NOS OFENDEU, TAL QUAL O SALVADOR NOS FEZ.

VERS.: 6 - Há muitos que dizem: Quem nos dará a conhecer o bem? SENHOR, levanta sobre nós a luz do teu rosto.

>>>>> O SENHOR JESUS já nos deu a conhecer o bem. Enquanto vivíamos nas trevas, e trevas eram tudo que conhecíamos, ELE SE APRESENTOU A NÓS COMO LUZ, A NOVA ALTERNATIVA, dando-nos o direito de escolha: permanecer no círculo vicioso de nascer, crescer e morrer nas trevas, OU SEGUIR A LUZ, ANDAR NA LUZ, VIVER NA LUZ... "PARA SEMPRE NA LUZ"!.

Para aqueles que não conhecem o bem nem a LUZ, O SENHOR NOS TEM CHAMADO PARA LEVAR ESSE CONHECIMENTO A TODOS ELES.

VERS.: 7 - Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho.

>>>>> NADA SE COMPARA À ALEGRIA NO SENHOR. Algum mineiro da capital, provido de todos os recursos necessários pode dormir em Manaus/AM, tomar café em Rolim de Moura/RO, almoçar em Aracaju/SE, fazer o lanche da tarde em Vitória/ES, jantar em Florianópolis/SC e retornar para Belo Horizonte/MG. Talvez haja um pouco de exagero no exemplo dado, porém, os recursos materiais possibilitam às pessoas experienciarem momentos felizes, e isso é inegável, ENTRETANTO, NADA DISSO SE COMPARA À VERDADEIRA FELICIDADE, A QUAL DEUS TEM PREPARADA PARA AQUELES QUE O AMAM, E QUE OLHOS NÃO VIRAM, NEM OUVIDOS OUVIRAM, NEM JAMAIS PENETROU EM CORAÇÃO HUMANO.

VERS.: 8 - Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.

>>>>> Por fim, esse versículo garante um sono tranquilo e de muita qualidade a todo aquele que, GUIADO PELO SANTO ESPÍRITO, permanece firme, inabalável e sempre abundante na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho por ele desenvolvido jamais será em vão. (1° Coríntios 15:58).

Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso "Deus é fogo consumidor!" (Hebreus 12:28-29)

Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. (2° Coríntios 7:1).