Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sono tranquilo

SALMO 4:8

Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.

_____
Esse versículo é bastante conhecido e muito usado para instruir nossas crianças a orarem na hora de dormir. Muitas delas, inclusive, decoram esse texto e o recitam com grande facilidade.

Precisamos, entretanto, entender que AS NOSSAS CRIANÇAS CRESCEM E DEVEM SER INSTRUÍDAS, TAMBÉM, ACERCA DO CONTEÚDO QUE OS DEMAIS VERSÍCULOS - de um a sete - NOS TRAZEM. Senão, vejamos:

VERS.: 1 - Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.

>>>>> Davi está orando ao SENHOR, chamando-o de DEUS DA JUSTIÇA, o que nos faz compreender que ele estava passando por uma circunstância em que estava sendo injustiçado, e mostra confiança na fidelidade de DEUS, que já o havia abençoado em outras oportunidades, aliviando-lhe de angústias, e sendo misericordioso ao perdoá-lo em alguma situação. APRENDEMOS A DEPENDER E A CONFIAR NA FIDELIDADE DE DEUS PARA CONOSCO.

VERS.: 2 - Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira?

>>>>> Aqui, somos ensinados a glorificar a DEUS em tudo, POIS ELE É O NOSSO TUDO! Nós precisamos reconhecer o SENHOR em todos os nossos caminhos e, havendo alguma circunstância em que o Nome do SENHOR não possa ser engrandecido, temos de abrir mão disso, imediatamente; não podemos andar em vaidade nem viver de acordo com os nossos próprios interesses e entendimentos; devemos abominar quaisquer tipos de mentira, pois o Diabo é o pai da mentira. O NOSSO DEUS, POR SUA VEZ, NÃO É HOMEM, PARA QUE MINTA. AO CONTRÁRIO, ELE É A VERDADE.

VERS.: 3 - Sabei, porém, que o SENHOR distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele.

>>>>> A gente aprende que DEUS nos sonda e nos conhece e sabe as intenções dos corações. O SENHOR É ONISCIENTE E FAZ SEPARAÇÃO ENTRE OS QUE O SERVEM E OS QUE NADA QUEREM COM ELE. Davi ainda se dá por exemplo. Ao declarar que DEUS ouve o clamor dele, ele está afirmando que tem compromisso com o SENHOR, e que o SENHOR SÓ TEM COMPROMISSO COM QUEM O OBEDECE, COM TODO AQUELE QUE TEM COMPROMISSO COM ELE.

VERS.: 4 - Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.

>>>>> Há circunstâncias em nosso cotidiano que nos desconsertam e nos provocam a ira. O interessante a observar é que nós podemos irar diante de uma adversidade, mas DEUS NOS PÕE UM LIMITE AQUI. A questão principal está no que iremos fazer com essa ira, POIS NÃO NOS É PERMITIDO PECAR.

Nesse versículo, somos orientados, também, a refletirmos diariamente sobre como foi o nosso dia. Ali, com a cabeça no travesseiro, preparando-nos para o descanso, precisamos de nos examinar e, ESTANDO TUDO BEM, "SOSSEGAR". Porém, se houver algo em que tenhamos nos equivocado e possamos agir de uma forma melhor, O CAMINHO É NOS ARREPENDER, PEDIR PERDÃO E "SOSSEGAR", para, enfim, dormimos bem.

VERS.: 5 - Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR.

>>>>> Se, nesse exame diário, detectarmos que alguém falhou conosco, NÃO SEJAMOS ORGULHOSOS. ASSIM COMO CRISTO JESUS SE SACRIFICOU POR VOCÊ E POR MIM, AINDA QUE ENTENDAMOS QUE SOMOS A PARTE CORRETA NA QUESTÃO, SACRIFIQUEMO-NOS E PERDOEMOS A QUEM NOS OFENDEU, TAL QUAL O SALVADOR NOS FEZ.

VERS.: 6 - Há muitos que dizem: Quem nos dará a conhecer o bem? SENHOR, levanta sobre nós a luz do teu rosto.

>>>>> O SENHOR JESUS já nos deu a conhecer o bem. Enquanto vivíamos nas trevas, e trevas eram tudo que conhecíamos, ELE SE APRESENTOU A NÓS COMO LUZ, A NOVA ALTERNATIVA, dando-nos o direito de escolha: permanecer no círculo vicioso de nascer, crescer e morrer nas trevas, OU SEGUIR A LUZ, ANDAR NA LUZ, VIVER NA LUZ... "PARA SEMPRE NA LUZ"!.

Para aqueles que não conhecem o bem nem a LUZ, O SENHOR NOS TEM CHAMADO PARA LEVAR ESSE CONHECIMENTO A TODOS ELES.

VERS.: 7 - Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho.

>>>>> NADA SE COMPARA À ALEGRIA NO SENHOR. Algum mineiro da capital, provido de todos os recursos necessários pode dormir em Manaus/AM, tomar café em Rolim de Moura/RO, almoçar em Aracaju/SE, fazer o lanche da tarde em Vitória/ES, jantar em Florianópolis/SC e retornar para Belo Horizonte/MG. Talvez haja um pouco de exagero no exemplo dado, porém, os recursos materiais possibilitam às pessoas experienciarem momentos felizes, e isso é inegável, ENTRETANTO, NADA DISSO SE COMPARA À VERDADEIRA FELICIDADE, A QUAL DEUS TEM PREPARADA PARA AQUELES QUE O AMAM, E QUE OLHOS NÃO VIRAM, NEM OUVIDOS OUVIRAM, NEM JAMAIS PENETROU EM CORAÇÃO HUMANO.

VERS.: 8 - Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.

>>>>> Por fim, esse versículo garante um sono tranquilo e de muita qualidade a todo aquele que, GUIADO PELO SANTO ESPÍRITO, permanece firme, inabalável e sempre abundante na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho por ele desenvolvido jamais será em vão. (1° Coríntios 15:58).

Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso "Deus é fogo consumidor!" (Hebreus 12:28-29)

Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. (2° Coríntios 7:1).
Sempre Feliz
Enviado por Sempre Feliz em 04/06/2019
Código do texto: T6664637
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Sempre Feliz). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Sempre Feliz
Contagem - Minas Gerais - Brasil, 54 anos
644 textos (23293 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/07/19 13:59)
Sempre Feliz