Olhar para CRISTO

Assim com eu, creio que você tenha algum personagem bíblico - além do Senhor Jesus, é claro! - que muito admire e até se espelhe nas atitudes dele. Gosto especialmente de Paulo. No meu caso, a determinação do Apóstolo Paulo me chama muito a atenção, o qual deu o melhor dele, enquanto esteve a serviço por aqui. E digo isso, pensando nos dois momentos: ANTES e DEPOIS DE CRISTO.

Vejo com muito apreço que ele - como o Saulo de Tarso - foi muito aplicado naquilo que acreditava ser o correto, quando se opunha aos cristãos - veementemente - por pregarem uma doutrina diferente da que ele conhecia. Ao se converter ao cristianismo, que tanto perseguia, o, agora, Paulo Apóstolo, manteve a mesma determinação e o nível de desempenho dele, a serviço do Reino. Penso que ele foi acima da média!

É NATURAL QUE OLHEMOS COM ADMIRAÇÃO PARA OS PERSONAGENS DE HEBREUS 11, "pois, pela fé, eles obtiveram bom testemunho". (Hebreus 11:2). Entretanto, não podemos vê-los como inatingíveis, pois, como todos nós, eles eram também seres humanos, e, assim como a Bíblia fala a respeito de Elias, "eles eram homens semelhantes a nós, sujeitos aos mesmos sentimentos" inerentes à nossa natureza. (Tiago 5:17).

Ou seja, o que eles fizeram em prol do Reino de DEUS, nós também somos capazes de realizar, haja vista que o próprio SENHOR JESUS assim declarou: "Em verdade, em verdade, digo a vocês que aquele que crer em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai". (João 14:12). Então, o segredo é crermos e nos disponibilizarmos, a fim de que frutifiquemos na obra de DEUS.

Em um determinado momento, para se dá por exemplo aos cristãos, quando afirmou: "Sejam meus imitadores, como também eu sou imitador de Cristo". (1° Coríntios 11:1). E ele, absolutamente, não está dizendo nesse texto para trocarmos de alvo, deixando de olhar para Jesus e passarmos a olhar para ele.

O Apóstolo, inclusive, destacou as falhas dele em vários momentos, como em Romanos 7:19-20, em que escreveu assim: "Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim".

Outro personagem exemplar é Davi, sobre o qual, as Escrituras nos relatam ser ele "um homem segundo o coração de Deus", e não escondem os maus feitos do rei, que "cometeu adultério com Bate-Seba, a mulher de Urias, e, em seguida, mandou matar o marido dela porque ela engravidou; depois ele veio a se casar com ela". (2° Samuel 11).

Mas, "graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sejamos firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o nosso trabalho não é inútil". (1° Coríntios 15:57-58).

Outros personagens bíblicos importantes também tiveram momentos equivocados, e a Bíblia não os omite. Vejamos alguns nomes: Adão, Abraão, Moisés, Sansão, Saul, Salomão, Jonas e Pedro, etc. Porém, todos cumpriram a contento os papéis que Deus os confiou, independentemente das fraquezas de cada um deles, pois, como Paulo escreveu: "Porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, porque, quando sou fraco, então, é que sou forte". (2° Coríntios 12: 8-10).

E nós não somos diferentes desses personagens bíblicos - "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus". (Romanos 3:23).

PRECISAMOS OLHAR É PARA CRISTO, E NOS ESFORÇARMOS PARA IMITAR O TIPO DE VIDA QUE ELE INVESTIU CARO PARA NOS ENSINAR, conforme versão abaixo da Bíblia A Mensagem:

"Foi para esse tipo de vida que nós fomos convidados, o mesmo que Cristo viveu. Ele sofreu e aceitou toda espécie de sofrimento para que nós soubéssemos que esta vida era possível e aprendêssemos a vivê-la, passo a passo.

Ele nunca fez nada errado, Nem disse qualquer coisa incorreta. Ele foi xingado com tudo que é nome, mas não reagiu. Sofreu em silêncio, contente em deixar Deus acertar as coisas.

Ele usou seu corpo de servo para carregar nossos pecados até a cruz e nos livrar do pecado e nos deixar livres para viver o caminho certo. OS FERIMENTOS DELE SÃO A NOSSA CURA.

Nós éramos ovelhas perdidas, sem saber quem éramos ou para onde estávamos indo. Agora, somos chamados pelo nome e guardados até o fim pelo Pastor das nossas almas". (1° Pedro 2:21-25).