Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Vale de lágrimas

SALMOS 84: 5-6


"Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva".

_____
FORÇA E CORAÇÃO

O Salmo 84 narra a peregrinação de um povo no deserto, rumo a Jerusalém, sujeito a inúmeras adversidades (calor intenso de dia, frio intenso à noite, poeira, tempestade de areia, assaltantes, animais, etc), para buscar a Casa de DEUS. Hoje, não precisamos ir à Jerusalém para adorar o SENHOR, pois Ele fez de nós templos dEle, e habita em nós. Portanto, podemos adorá-lo em quaisquer tempos e lugares.

Porém, nós, como peregrinos por aqui, diariamente, estamos sujeitos à lutas, e é normal que adversidades nos sobrevenham, algumas delas leves e outras mais complicadas. E precisamos ser fortes e corajosos, conforme Palavra que um dia foi ministrada ao Coração de Josué:

"Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares". (Josué 1:7).

O PLANO DE DEUS É SIMPLES, E A NÓS CABE - TÃO SOMENTE - OBEDECER A PALAVRA DO SENHOR. A Bíblia é o nosso manual e, PARA QUE FUNCIONEMOS BEM, precisamos seguir as instruções dela.

SER FORTE é não desfalecer na fé e crer que nada há que o SENHOR JESUS - COMO HOMEM - não tenha enfrentado e vencido por nós. Como está escrito em 2° Coríntios 12:29 - "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. PORQUE, QUANDO SOU FRACO, então, É QUE SOU FORTE".

A NOSSA FORÇA ESTÁ EM CRISTO JESUS, e, se o nosso CORAÇÃO ESTIVER NELE, NÃO HÁ NADA A TEMER - não vamos desanimar nem recuar ante as situações - porque O SENHOR JÁ NOS FEZ MAIS DO QUE VENCEDORES.

A Bíblia nos manda reconhecer o SENHOR em todos os nossos caminhos e Ele promete que endireitará as nossas veredas. OU SEJA, se nos esforçarmos e formos obedientes, o SENHOR aplainará (endireitará) os nossos caminhos, de forma que não venhamos a tropeçar no decorrer da nossa caminhada. Ele não quer que venhamos a cair e, até, desistir e permanecer à margem; retroceder. O ESPÍRITO SANTO SEJA O NOSSO GUIA. A gente tropeça e cai por não vigiarmos, pois DEUS nos dá, continuamente, os sinais (as coordenadas) do melhor trajeto a seguir.

_____
O versículo que li diz que o tal peregrino bem-aventurado, "passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva".

Algumas versões dizem VALE DE BACA; outras VALE DE LÁGRIMAS ou, ainda, VALE ÁRIDO.

Por que Vale de Lágrimas!?Estudiosos afirmam que nesse vale havia plantas que vertiam um líquido, continuamente, como se estivessem chorando. Esse seria o motivo do nome dado ao lugar.

Aqui temos, ao menos, dois pontos a serem abordados:

1. A palavra reafirma aos nossos corações o que já foi dito, que, enquanto peregrinos, nós enfrentamos momentos difíceis - e esses momentos são o nosso vale de lágrimas. Porém, enquanto as plantas que choram permanecem plantadas ali, NÓS NÃO NOS APEGAMOS ÀQUELE LUGAR E CIRCUNSTÂNCIAS; NÓS SEGUIMOS ADIANTE, POIS ESTAMOS PASSANDO PELO VALE VITORIOSAMENTE. NÓS NÃO FIXAMOS RESIDÊNCIA NELE. O NOSSO FOCO É A CASA DE DEUS EM JERUSALÉM!

Devido à Presença de DEUS conosco, nós somos instrumentos de bênção e de transformação por onde quer que formos: como peregrinos, somos também EMBAIXADORES DE CRISTO, e levamos Fé, Esperança e Amor onde só há incerteza, miséria e dor; levamos Luz onde só há trevas; e geramos Filhos e Filhas para o REINO DO SENHOR.

NÓS PRECISAMOS TESTEMUNHAR O PODER DE DEUS POR ONDE ELE NOS ENVIAR, A FIM DE QUE SEJAMOS AGENTES TRANSFORMADORES NESSE MUNDO.
Sempre Feliz
Enviado por Sempre Feliz em 14/06/2019
Código do texto: T6672652
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Sempre Feliz). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Sempre Feliz
Contagem - Minas Gerais - Brasil, 54 anos
645 textos (23295 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/07/19 17:16)
Sempre Feliz