Vale de lágrimas

SALMOS 84: 5-6

"Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva".

_____

FORÇA E CORAÇÃO

O Salmo 84 narra a peregrinação de um povo no deserto, rumo a Jerusalém, sujeito a inúmeras adversidades (calor intenso de dia, frio intenso à noite, poeira, tempestade de areia, assaltantes, animais, etc), para buscar a Casa de DEUS. Hoje, não precisamos ir à Jerusalém para adorar o SENHOR, pois Ele fez de nós templos dEle, e habita em nós. Portanto, podemos adorá-lo em quaisquer tempos e lugares.

Porém, nós, como peregrinos por aqui, diariamente, estamos sujeitos à lutas, e é normal que adversidades nos sobrevenham, algumas delas leves e outras mais complicadas. E precisamos ser fortes e corajosos, conforme Palavra que um dia foi ministrada ao Coração de Josué:

"Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares". (Josué 1:7).

O PLANO DE DEUS É SIMPLES, E A NÓS CABE - TÃO SOMENTE - OBEDECER A PALAVRA DO SENHOR. A Bíblia é o nosso manual e, PARA QUE FUNCIONEMOS BEM, precisamos seguir as instruções dela.

SER FORTE é não desfalecer na fé e crer que nada há que o SENHOR JESUS - COMO HOMEM - não tenha enfrentado e vencido por nós. Como está escrito em 2° Coríntios 12:29 - "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. PORQUE, QUANDO SOU FRACO, então, É QUE SOU FORTE".

A NOSSA FORÇA ESTÁ EM CRISTO JESUS, e, se o nosso CORAÇÃO ESTIVER NELE, NÃO HÁ NADA A TEMER - não vamos desanimar nem recuar ante as situações - porque O SENHOR JÁ NOS FEZ MAIS DO QUE VENCEDORES.

A Bíblia nos manda reconhecer o SENHOR em todos os nossos caminhos e Ele promete que endireitará as nossas veredas. OU SEJA, se nos esforçarmos e formos obedientes, o SENHOR aplainará (endireitará) os nossos caminhos, de forma que não venhamos a tropeçar no decorrer da nossa caminhada. Ele não quer que venhamos a cair e, até, desistir e permanecer à margem; retroceder. O ESPÍRITO SANTO SEJA O NOSSO GUIA. A gente tropeça e cai por não vigiarmos, pois DEUS nos dá, continuamente, os sinais (as coordenadas) do melhor trajeto a seguir.

_____

O versículo que li diz que o tal peregrino bem-aventurado, "passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva".

Algumas versões dizem VALE DE BACA; outras VALE DE LÁGRIMAS ou, ainda, VALE ÁRIDO.

Por que Vale de Lágrimas!?Estudiosos afirmam que nesse vale havia plantas que vertiam um líquido, continuamente, como se estivessem chorando. Esse seria o motivo do nome dado ao lugar.

Aqui temos, ao menos, dois pontos a serem abordados:

1. A palavra reafirma aos nossos corações o que já foi dito, que, enquanto peregrinos, nós enfrentamos momentos difíceis - e esses momentos são o nosso vale de lágrimas. Porém, enquanto as plantas que choram permanecem plantadas ali, NÓS NÃO NOS APEGAMOS ÀQUELE LUGAR E CIRCUNSTÂNCIAS; NÓS SEGUIMOS ADIANTE, POIS ESTAMOS PASSANDO PELO VALE VITORIOSAMENTE. NÓS NÃO FIXAMOS RESIDÊNCIA NELE. O NOSSO FOCO É A CASA DE DEUS EM JERUSALÉM!

Devido à Presença de DEUS conosco, nós somos instrumentos de bênção e de transformação por onde quer que formos: como peregrinos, somos também EMBAIXADORES DE CRISTO, e levamos Fé, Esperança e Amor onde só há incerteza, miséria e dor; levamos Luz onde só há trevas; e geramos Filhos e Filhas para o REINO DO SENHOR.

NÓS PRECISAMOS TESTEMUNHAR O PODER DE DEUS POR ONDE ELE NOS ENVIAR, A FIM DE QUE SEJAMOS AGENTES TRANSFORMADORES NESSE MUNDO.