DEUS de relacionamento

SALMOS 84:8-9

SENHOR, Deus dos Exércitos, escuta-me a oração; presta ouvidos, ó Deus de Jacó! Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.

_____

Aqui vemos que os peregrinos, enfim, chegam ao destino - ao Tão Amável Tabernáculo - e entram na Presença de DEUS para adorá-lo naquele lugar. Se o foco for a Presença de DEUS, se há o alinhamento nesse sentido, Ele é Fiel e faz cooperar todas as coisas, de forma que nada falte ao peregrino no decorrer da caminhada.

Vejo nesses versículos que o Salmista se dirige a DEUS de três maneiras:

1. SENHOR, DEUS DOS EXÉRCITOS;

2. DEUS DE JACÓ;

3. DEUS, ESCUDO NOSSO.

Ao chamar a DEUS, pela terceira vez neste Salmo 84, de SENHOR, DEUS DOS EXÉRCITOS, o Salmista enfatiza bem os papéis no relacionamento DEUS/HOMEM, e demonstra estar convicto - sem dúvida alguma - que o SENHORIO e o CONTROLE sobre tudo e todos ESTÃO NAS MÃOS DE DEUS. Fica bem claro que QUEM MANDA É DEUS! E o Homem obedece.

Percebo também que o Salmista reconhece a condição dele no relacionamento - uma criatura tão pequena e totalmente dependente, diante da GRANDEZA E SOBERANIA DO DEUS, QUE TUDO CRIOU E TUDO SUSTENTA. Ele sabia que os que se humilham são exaltados, e se humilhou diante de DEUS. E ele conhecia muito bem a DEUS e sabia do que Ele é capaz (RELACIONAMENTO); que Ele tem poder para fazer infinitamente mais do que a Ele se pede (DEUS SEMPRE NOS SURPREENDE E VAI ALÉM DAS NOSSAS EXPECTATIVAS); que nada há que o SENHOR não possa fazer, pois ELE É O DEUS DO IMPOSSÍVEL. Aqui temos uma questão de fé: a Palavra nos mostra que tudo é possível para todos, desde que haja fé o suficiente.

Ao clamar a DEUS, o Salmista o chama também de DEUS DE JACÓ, demonstrando, AQUI, conhecer e crer (ter fé) no milagre da transformação que o SENHOR realizou na vida de Jacó.

O nome Jacó significa SUPLANTADOR/ENGANADOR, e esse era o caráter do filho de Isaque, até ser transformado por DEUS. O nome de Jacó (enganador) foi mudado para Israel: AQUELE QUE LUTOU COM DEUS E TEVE VITÓRIA.

O Salmista, então, quando trata DEUS de DEUS DE JACÓ, ele está clamando pelas misericórdias do SENHOR, pois reconhece a incapacidade dele de seguir por si só, com base no próprio entendimento e na força dos próprios braços. O desejo dele é ter a vida dele transformada por DEUS, como ocorreu na vida de Jacó. E ele se esforça para chamar a atenção de DEUS, buscando atrair o olhar do SENHOR para ele, a fim de ser notado e ser ouvido pelo SENHOR.

ELE CHAMA DEUS TAMBÉM DE ESCUDO NOSSO. Nesse sentido, o Salmista reconhece também que somente em DEUS há a proteção plena, que em nenhum outro o homem poderá conseguir que lhe sejam supridas todas as necessidades; QUE DEUS É A FONTE INESGOTÁVEL DE TUDO QUE O HOMEM PRECISA. Essa é a garantia que todos os que crêem tem, COMO ESTÁ ESCRITO: QUE DEUS "tem sido refúgio para os pobres, refúgio para o necessitado em sua aflição, abrigo contra a tempestade e sombra contra o calor, quando o sopro dos cruéis é como tempestade contra um muro". (Isaías 25:4).

ASSIM como o Salmista, precisamos nos humilhar diante do SENHOR, em completa dependência, reconhecendo, NEle, ESTA FONTE INESGOTÁVEL DE BÊNÇÃOS, sempre disponível para qualquer que a Ela se dispõe a buscar. DEUS QUER E TEM PRAZER QUE A GENTE VÁ ELE, POIS É UM DEUS DE RELACIONAMENTO.

Que, a cada manhã, possamos declarar que DEUS é o "SENHOR, DEUS DOS EXÉRCITOS"; o "DEUS DE JACÓ"; e, também, o 'ESCUDO NOSSO".

SEJA ELE o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. (Salmos 46:1).