O pecado atrai

SALMOS 84:10

Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.

_____

O mundo nos oferece inúmeros e maravilhosos banquetes e o Salmista está dizendo que abre mão de toda e qualquer oferta mundana pelo privilégio de estar na Presença de DEUS, servindo-o. E ele diz que prefere estar à porta da Casa de DEUS, a permanecer nas tendas da perversidade. Ou seja, na tenda da perversidade, o Salmista reconhece ter acesso livre a todos os cômodos e a qualquer tipo de prazer que o mundo pode oferecer, mas, POR AMOR AO SENHOR, ele abre mão desses banquetes e escolhe permanecer na Casa de DEUS, ainda que seja somente à Porta.

Nós precisamos buscar sempre maior intimidade com o SENHOR, porém, o simples fato de estar à porta da Casa de DEUS já é uma experiência sem igual no mundo.

NO TOCANTE AO NÍVEL DE RELACIONAMENTO, VEJAMOS:

>>>>> JESUS era seguido, constantemente, por uma multidão de pessoas e a principal motivação, talvez, tenha sido o fato de JESUS alimentá-las;

>>>>> Junto a essa multidão haviam inúmeros discípulos, cuja proximidade do SENHOR era um pouco maior;

>>>>> Dentre esses discípulos, foi selecionado o grupo dos doze - G12;

>>>>> No G12, três eram mais chegados de CRISTO (Pedro, Tiago e João);

>>>>> E, desses três, João parecia ser mais íntimo de JESUS que os demais. Ele inclinava-se sobre o peito do SENHOR.

Vemos que o nível do nosso relacionamento com o SENHOR está diretamente ligado ao nosso investimento nesse sentido. DEUS tem prazer em se relacionar conosco, e Ele nos chama a estreitar os laços nesse relacionamento. Em Tiago 4:8a está escrito: "Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros". É desejo de DEUS se relacionar com o homem. Ele tomou iniciativa nesse sentido e investiu alto nisso: DEU O PRÓPRIO FILHO. Necessária é uma contrapartida nossa.

Como já foi dito, é claro que devemos buscar a intimidade com DEUS, porém, independentemente do nosso nível de intimidade, se estamos no mesmo ambiente em que o SENHOR ESTÁ, este será sempre o melhor lugar para você e para mim. Não havia na vivência cotidiana do Salmista - por melhor que fosse - NADA QUE PUDESSE SE COMPARAR A UM DIA PASSADO NA PRESENÇA DO SENHOR, adorando-o.

Entretanto, é preciso "vigiar e orar, conforme disse o próprio SENHOR JESUS, para que não entremos em tentação" (Mateus 26:41a), POIS O PECADO, NEM SEMPRE POSSUI UM ASPECTO RUIM. AO CONTRÁRIO, GERALMENTE, ELE É MUITO ATRAENTE.

O pecado nos atrai, porque se apresenta a nós com uma roupagem bonita e chamativa, e, geralmente, como algo bom e prazeroso. PORÉM, O PECADO É A MAIOR TRAGÉDIA QUE ACONTECEU À HUMANIDADE.

O pecado causa um grande estrago no homem que a ele se entrega:

1. Ele priva o homem pecador da Presença de DEUS;

2. Ele leva o homem pecador a se afastar do convívio congregacional;

3. Ele faz com que o homem pecador se afaste da família e, até, de si próprio, por causa de uma crise de identidade, e, por si só, esse homem não tem como se reencontrar.

SEGUEM RECORTES EXTRAÍDOS DE UM ESTUDO:

"O pecado é uma fraude; ele é um engano; o pecado é um embuste. Ele vem dourado, colorido, sugestivo, apetitoso e glamoroso. Porém, por trás de tudo isso, ele esconde um anzol de morte. E ele seduz como uma isca apetitosa, que atrai os incautos para uma cilada fatal, os quais, no final da linha, terão - à sua frente - a morte".

"O pecado promete para você alegria e paga com tristeza; promete a você liberdade, mas escraviza; promete para você prazer, mas produz desgosto e culpa; promete para você vida, mas depois mata; o pecado é mesmo enganoso".

MAS...

...HÁ UMA SAÍDA PARA O HOMEM PECADOR:

"Filhinhos meus, estas coisas escrevo a vocês para que não pequem. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro". (1° Jo 2:1-2).

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". (Jo 1:9).

_____

POR QUE O SALMISTA TINHA TANTO PRAZER EM ESTAR NOS ÁTRIOS E NA PRESENÇA DO SENHOR!?

>>>>> PORQUE, se o SENHOR for o nosso Pastor, de nada teremos falta (Sl 23:1).

>>>>> PORQUE Ele suprirá todas as nossas necessidades (Fp 4:19).

>>>>> PORQUE Ele pode fazer muito mais do que pensamos e pedimos (Ef 3:20).

>>>>> PORQUE Ele tem planos maravilhosos para nós (Jr 29:11).

>>>>> PORQUE Ele já nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo Jesus (Ef 1:3).

>>>>> PORQUE Ele faz cooperar todas as coisas para o nosso bem (Rm 8:28).

>>>>> PORQUE Ele nos deu o SANTO ESPÍRITO, que nos ensina e guia no melhor caminho (Is 48:17 / Rm 8:14).

>>>>> PORQUE Ele ama a justiça e jamais desamparará os que nEle creem (Sl 37:28).

>>>>> PORQUE Ele ama de tal maneira os homens, que enviou o próprio Filho para expiação dos pecados deles (Jo 3:16).

>>>>> PORQUE O SENHOR JESUS CRISTO VEIO E SE ENTREGOU POR AMOR: sofreu todos os nossos sofrimentos, foi crucificado em nosso lugar, morreu a nossa morte, foi sepultado e, por fim, RESSUSCITOU… VENCEU A MORTE PARA QUE, NELE TENHAMOS VIDA ETERNA JUNTO DO PAPAI. (Jo 14:1-3).

_____

Assim como o Salmista, TENHAMOS PRAZER NA PRESENÇA DO SENHOR E NOS ESFORCEMOS PARA RETRIBUÍ-LO TAMANHO AMOR, "Pois o amor de CRISTO nos constrange, em que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. E, assim, se alguém está em CRISTO, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas". (2° Co 5:14-15,17).

E, QUANTO A NÓS, PRECISAMOS ANDAR EM NOVIDADE DE VIDA, POIS, JÁ NÃO MAIS VIVEMOS: É CRISTO QUE VIVE EM NÓS! (Gl 2:20).