O DEUS da PALAVRA

ROMANOS 1:20a

"Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas".

_____

Em um texto anterior, falamos um pouco sobre a PALAVRA DE DEUS, e, hoje, pretendemos discorrer acerca do DEUS DA PALAVRA.

1. ONISCIÊNCIA: O SENHOR sabe todas as coisas sobre nós. Até aquilo que ninguém, nem nós mesmos sabemos, DEUS SABE.

"SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir". (Salmos 139:1-6).

2. ONIPRESENÇA: Não há um lugar, para o qual alguém possa fugir da presença de Deus, principalmente você e eu, que entregamos nossas vidas para o SENHOR JESUS, pois a mão de DEUS nos acompanhará por onde quer que formos, e andarmos.

"Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa". (Salmos 139:7-12).

3. ONIPOTÊNCIA: Quando reconhecemos que todo poder pertence a DEUS, tornamo-nos mais humildes e dependentes do SENHOR, e, nEle, adquirimos a capacidade para amar o nosso próximo. Quando encontramos algo impossível, aí temos uma oportunidade para conhecer o poder do DEUS dos impossíveis.

"Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem". (Salmos 139:13-14).

"Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus. Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas". (Lucas 1:37 e 18:27)

Nós nos maravilhamos quando começamos a refletir que DEUS, naquele instante em que nos encontrávamos ainda em formação no ventre materno - e até antes disso - já tinha a nossa ficha existencial completa e já sabia todos os pormenores acerca das nossas vidas (Isso é onisciência).

Nós nos maravilhamos, também, quando começamos a refletir que DEUS estava ali presente, envolvido diretamente na formação do nosso ser (Isso é onipresença) pois a Vida vem dEle.

Nós nos maravilhamos, ainda, quando começamos a refletir que DEUS, sim, Ele próprio nos manuseou e, pelo seu grande poder, trouxe-nos à existência (Isso é onipotência).

Não há como não nos maravilhar com a grandeza do nosso DEUS.

4. SANTO

"Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus". (1° Samuel 2:2).

"Sem a Santidade, ninguém verá o Senhor". (Hebreus 12:14b).

5. ELE É ESPÍRITO

"Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". (João 4:24).

Precisamos conhecer dentro da PALAVRA DE DEUS o modelo, pelo qual, Ele deseja ser adorado. Nós não podemos adorar o SENHOR com atitudes erradas nem com uma maneira peculiar criada por nós mesmos. A nossa adoração deve ser orientada pelo SANTO ESPÍRITO, portanto, precisa ocorrer de acordo com a SANTA PALAVRA, que é a VERDADE que nos norteia o viver.

6. A GRANDEZA DE DEUS

"Ninguém há semelhante a ti, ó SENHOR; tu és grande, e grande é o poder do teu nome". (Jeremias 10:6).

"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (Romanos 11:33-36).

Mesmo sendo DEUS tão grande, e, nós, tão pequenos, ainda assim, ELE ESTÁ SEMPRE ACESSÍVEL A QUEM QUEIRA CONHECÊ-LO.

"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros". (Tiago 4:8a).

"Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade". (Salmos 145:18).

Costumo dizer que a distância entre DEUS e você ou entre a Pessoa dEle e a minha pessoa é mínima: BASTA UMA ORAÇÃO!

7. ELE NOS QUER COMO FILHOS, ÍNTIMOS DELE

"Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo" (1° João 3:1).

8. CRISTO NOS FAZ FILHOS DE DEUS

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome:". (João 1:12).

Veja que é propósito de DEUS constituir uma grande família para Ele, composta por muitos filhos, tendo como Irmão mais velho o próprio CRISTO JESUS, no qual temos tudo que precisamos para sermos aceitos na Filiação Divina.

"Deus sempre soube o que estava fazendo. Ele decidiu, desde o princípio, moldar a vida daqueles que O amam pelos mesmos padrões da vida do Filho. Pois o Filho é o primeiro da fila, na humanidade que ele restaurou. Nele, vemos a vida humana em sua forma original.

Depois de decidir como seus filhos deveriam ser, Deus continuou convidando as pessoas, chamando-as pelo nome. Em seguida, ele as firmou numa sólida base, nele mesmo. Após ter feito tudo isso, ele permanece com essas pessoas até o fim, concluindo gloriosamente o que havia iniciado".

Romanos 8:29-30

Bíblia A Mensagem