Não se trata de passear

No nosso encontro da manhã de hoje, meu filho e eu refletimos um pouco sobre o perfil do ESPÍRITO SANTO, a partir da disponibilidade dEle em todo tempo.

DEUS é onipresente, e, muito embora não o vejamos, Ele está sempre presente com você e comigo; mesmo naqueles momentos em que não o sentimos.

Agora, penso que, quando observamos um MOVER ESPECIAL na congregação - como, geralmente, acontece - trata-se da Pessoa do SANTO ESPÍRITO, agindo em nosso meio com curas, restauração, renovos, libertação, salvação, dentre outros, REVELANDO A NÓS A PESSOA DE DEUS. É como se o PAPAI estivesse diante de nós, olhando bem nos nossos olhos, AFIRMANDO: "Filho, confie em mim. Eu vou auxiliar você. Não há motivos para ter medo. Eu já não lhe disse que, de maneira alguma lhe deixarei, e que nunca jamais lhe abandonarei!?". (Hebreus 13:5b-6).

O que gostaria de destacar sobre o ESPÍRITO SANTO é que - de uma maneira bem contrária a algumas letras do cancioneiro gospel e, até mesmo, ao conteúdo de algumas orações que são feitas por nós, Ele não está conosco e em nós, a fim de fazer um tour. ELE NÃO ESTÁ AQUI A PASSEIO.

Imaginemos o seguinte: por mais que gostemos da nossa atividade profissional; por mais que tenhamos prazer com o que fazemos, e, por mais que nos sintamos bem no exercício das nossas funções, nós não saímos de casa como quem está indo passear, pois, o nosso foco é o trabalho. NÓS vamos VAMOS TRABALHAR!

Eu me lembrei de dois personagens bíblicos - e devem haver outros - que passearam e se deram muito mal. Ambos foram reis:

1. NABUCODONOSOR - "Ao cabo de doze meses, PASSEANDO sobre o palácio real da cidade de Babilônia, falou o rei e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade? Falava ainda o rei quando desceu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Já passou de ti o reino". (Daniel 4:29-31). ELE SE ACHAVA O CARA, CHEIO DE SI, ABUNDANTE EM VANGLORIAR-SE; E FOI ALVO DA CORREÇÃO DIVINA.

2. DAVI - "Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava PASSEANDO no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa". (2° Samuel 11:2). ELE DESEJOU A MULHER, PLANEJOU E CONSUMOU A MORTE DO MARIDO DELA E A ASSUMIU; E, TAMBÉM, FOI ALVO DA CORREÇÃO DIVINA.

Aí, eu olho para CRISTO JESUS e vejo que - assim como o SANTO ESPÍRITO - o Filho de DEUS não veio passear em nosso meio. A vinda dEle aqui teve um propósito, e Ele o cumpriu plenamente: "Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele". (João 3:17).

A missão do SENHOR JESUS foi resgatar a humanidade, arrancando-a do reino das trevas e instalando-a no REINO DA LUZ, na Presença Eterna de DEUS, gerando filhos e filhas para o PAPAI.

E o ESPÍRITO SANTO está em nosso meio e em nós com o propósito de conduzir a humanidade, de modo que ela venha a crer e aceitar a OBRA DE CRISTO e voltar para casa. A Ele cabe convencê-la da sua condição pecaminosa, e de que ela foi justificada na Cruz do Calvário, e, ainda, de que haverá o Juízo no final dos tempos.

Embora entenda o que as orações e letras das canções queiram expressar, não tenho dúvidas de que o ESPÍRITO SANTO não está aqui a passear.