Habitar no SENHOR

Onde você vive, atualmente!?

Quais são os locais que você tem o costume de frequentar, de circular!?

Que expectativa você tem para a sua vida!? O que lhe move!?

_____

Refletindo sobre essas questões, comecei a pensar em nosso processo existencial, em que há alguns fatores que, geralmente, são comuns a todos. Nós nascemos e coabitamos em algum lugar. Ali, crescemos e passamos por algumas etapas:

DEPENDÊNCIA - Enquanto criança, dependemos totalmente de um adulto;

DESPRENDIMENTO - Mediante o Crescimento, Primeiros passos, Verbalização das primeiras palavras, etc., adquirimos alguma autonomia;

AUTONOMIA - De forma independente, ao passarmos das fases "Infância e Adolescência" para a "Adulta", prosseguimos, naturalmente, sentido à nossa "Velhice".

Nesse processo, desde a mais tenra idade, recebemos algumas informações importantes, que norteiam a nossa existência: são os Princípios e Valores. Assim, nós aprendemos sobre Casa, Família e Lar.

JÁ DIZIA O POETA:

UMA CASA é feita de tijolos, areia... Matéria que o tempo destrói e a erosão corrói;

UM LAR é feito de aconchego, chamego e carinho, sentimentos que a alma constrói;

UMA FAMÍLIA precisa dos dois; uma casa para morar e um lar para se relacionar.

Nesse ambiente nos é feito um convite para o perdão habitar e para o respeito morar. Uma casa é um abrigo que pode reformar, e com segurança habitar. Mas, só um lar se consolida, aquece e serve de abrigo, quando o frio na alma chegar.

Quando o lar prevalece, a família cultiva os valores que o tempo tenta destruir. A família reflete a imagem divina, em que o fogo santo purifica sem consumir. A casa você muda de lugar, e no lar disfaz-se os dissabores. Assim, a família permanece no tempo, enquanto come o pão de dores. Ela tudo suporta... A vida passa! A família renova e espanta os temores.

A casa é um abrigo contra a tempestade, refúgio contra os ventos. O lar é o muro de arrimo, para quietude da alma e dos sentimentos. A família é o abrigo de DEUS, quando o calor das provações abalam as emoções. Mediante esse aprendizado, criamos um vínculo relacional familiar e uma conexão com o lar e com a nossa habitação.

A partir dos primeiros passos e primeiras palavras, adquirimos uma certa autonomia e, gradativamente, vamos ganhando mais espaços. Inicialmente, vivemos e nos movemos e existimos dentro de casa, alternando os cômodos. Com o tempo, vemos expandir as possibilidades e seguimos além das "quatro paredes", até pisarmos no chão da parte exterior (terreiro, quintal, jardins, etc.), e, por fim, experimentamos o que está além do portão, pois vamos para as ruas, lidamos com pessoas, com coisas, e com as demandas sociais, das quais não estamos isentos.

Nisso tudo, o mais importante a ser mantido é o conteúdo aprendido: o vínculo familiar e a conexão com o lar e com a nossa habitação. Na prática, isso funciona como se estivéssemos "presos à extremidade de uma tênue linha" e a outra ponta dela estivesse amarrada em nossa casa. Há, nesse sentido, necessidade de empreender esforços, a fim de preservar esse elo, para que, por onde quer que se vá - longe ou perto -, independentemente das circunstâncias (favoráveis ou não), a trabalho, estudando ou a desfrutar do lazer, jamais se perca esse vínculo e essa conexão com o NOSSO PORTO SEGURO. Ou seja, o VÍNCULO FAMILIAR E A CASA EM QUE HABITAMOS são os referenciais da nossa existência.

Geralmente, na condição de peregrinos e estranhos, estas são as perguntas que nos fazem:

✓ Onde você mora!?

✓ Você é de qual família!?

✓ O que você faz!?

Foi exatamente esses questionamentos que fizeram a Jonas:

"Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual a tua terra? E de que povo és tu? E ele lhes respondeu: Sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra". (Jonas 1:8b-9).

Que seja essa a nossa resposta. SEJA ESSE O NOSSO TESTEMUNHO: Sou povo de DEUS. Ele me criou e criou também o mar e a terra e tudo que neles há. Eu temo e sirvo ao meu SENHOR, o DEUS do Céu. É de lá que eu sou. O Céu é a minha Pátria. É PARA LÁ QUE ESTOU VOLTANDO, onde, eternamente, vou habitar.

_____

ATOS 17:28

"Pois nele (DEUS) VIVEMOS, e nos MOVEMOS, e EXISTIMOS. Porque dele também somos geração".

DEUS é o nosso lugar. Nós VIVEMOS nEle;

É no poder do SENHOR que nós nos MOVEMOS;

A nossa EXISTÊNCIA está depositada e confiada nas mãos dEle, pois é Ele que nos preserva a vida.

O mundo tentará nos desestabilizar com ofertas tentadoras, e nós precisamos manter firmes o nosso vínculo e conexão ao SENHOR, "conservando os nossos pensamentos nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra". (Colossenses 3:2). Temos de permanecer focados no nosso Porto Seguro, que é o SENHOR, pois Ele tem sempre o melhor para você e para mim.

Em Jeremias 29:11, temos: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais".

Bora lá, HABITAR NO SENHOR!