Pai nosso

MATEUS 6:9-13

Vocês, orem assim:

Pai nosso, que estás nos céus!

Santificado seja o teu nome.

Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre.

Amém.

_____

PAI NOSSO...

Nesse modelo de Oração, vejo um desafio proposto pelo SENHOR JESUS: sermos uma família.

Observo que Ele nos revela a DEUS como nosso Pai, e isso traz sobre nós uma grande responsabilidade, pois, precisamos aceitar e assumir a condição de filhos.

Outra coisa, o Pai não é só meu nem só seu… É NOSSO. Temos mesmo de ser uma família.

Para nos dirigirmos a DEUS como nosso Pai, temos de ter a postura e compostura coerentes à Família Divina. A POSTURA deve ser forte, corajosa, determinada e confiante como a de Josué 1:9; e a COMPOSTURA, que tem a ver com o comportamental, diz respeito ao testemunho pessoal, através do qual demonstramos, de fato, que entendemos a proposta e fomos aceitos na Família de DEUS.

Nesse contexto há, ao menos, DOIS TIPOS DE FILHOS:

1. FILHOS DE CRIAÇÃO: todos os seres humanos já estão neste grupo, pois foi DEUS quem criou o Céu, a Terra, o Mar e tudo que neles há. Portanto, NÓS ESTAMOS INSERIDOS NESSE PACOTE - ELE É O PAI DE TODA CRIAÇÃO, então, nós somos filhos de criação.

2. FILHOS POR ADOÇÃO: todos nós somos chamados a todo instante para um "upgrade" (atualização), para subir de nível. O desafio é nos tornar FILHOS / FILHAS DE DEUS POR ADOÇÃO EM CRISTO JESUS.

"E, assim, se alguém está em CRISTO, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas". (2° Coríntios 5:17).

DESSA FORMA, PARA QUE HAJA MUDANÇA DE STATUS - passar de "filho de criação" para FILHO DE DEUS - é preciso crer e obedecer a CRISTO, pois Ele se dá por exemplo a todos nós, e precisamos imitá-lo.

Pelo caminho da desobediência, o homem se despiu da Glória de DEUS, e, somente pelo caminho inverso, Aquele que o próprio SENHOR nos abriu, o da OBEDIÊNCIA (CRISTO), é que o homem poderá retornar à condição anterior.

CRISTO JESUS é o nosso único referencial de FILHO DE DEUS. Se quisermos "passar de ano", nós temos de "colar na dEle"; aceitar o GUIAR DO SANTO ESPÍRITO - como convém a filhos - e entrar com tudo no ANO ACEITÁVEL, do qual fala ISAÍAS 61:2: ANO ACEITÁVEL DO SENHOR.

Primeiro, Ele nos faz IRMÃOS DELE (CRISTO É O NOSSO IRMÃO MAIS VELHO - O PRIMOGÊNITO), e, como irmãos dEle, somos aceitos na FILIAÇÃO DIVINA (não há outro meio) e nos tornamos irmãos uns dos outros. É assim que se constrói a Família que DEUS quer:

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS, a saber, AOS QUE CRÊEM NO SEU NOME; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de DEUS". (João 1:12-13)

O SENHOR JESUS NOS DECLARA QUE "O PAI NOSSO ESTÁ NO CÉU". Então, sabendo que em uma família a conexão entre pais e filhos deve ser mantida, nós temos de nos esforçar, a fim de permanecermos vinculados / conectados a esse ambiente celestial, ONDE DEUS VIVE. Como fazer isso!? ESSE É UM ASSUNTO PARA OS PRÓXIMOS ENCONTROS.