A Oração que Jesus nos Ensinou.(Lc, 11, 1-13)

Antoni BigCuore*

Data: 27.07.2019, sábado, às 15:05 horas

Editado: 28.07.2019, domingo, às 10:41 horas e 29.07.19.

Local: São Paulo,SP., Brasil

__________________________________________________

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

11 1Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: "Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos".

2Disse-lhes ele, então: "Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino;

3dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento;

4perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação".

5Em seguida, ele continuou: Se alguém de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: "Amigo, empresta-me três pães,

6pois um amigo meu acaba de chegar à minha casa, de uma viagem, e não tenho nada para lhe oferecer;

7e se ele responder lá de dentro: 'Não me incomodes; a porta já está fechada, meus filhos e eu estamos deitados; não posso levantar-me para te dar os pães';

8eu vos digo: no caso de não se levantar para lhe dar os pães por ser seu amigo, certamente por causa da sua importunação se levantará e lhe dará quantos pães necessitar.

9E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.

10Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá.

11Se um filho pedir um pão, qual o pai entre vós que lhe dará uma pedra? Se ele pedir um peixe, acaso lhe dará uma serpente?

12Ou se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á porventura um escorpião?

13Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem".

Palavra da Salvação.( 1 )

____________________________________________________

REFLEXÃO A. BIGCUORE. Na liturgia de amanhã, em todas as igrejas cristãs católicas, se refletem sobre a única Oração que Jesus ensina aos Discípulos: A Oração do Pai Nosso!!!

Lindíssima oração, sendo a primeira parte dirigida ao Pai Criador e a segunda ao povo de Deus; oração que pode ser considerada ecumênica, pois até os Espíritas a rezam.

Jesus fala do pão material, bem como o "pão da libertação", cujo fermento é o PERDÃO!

O perdão é condição "sine qua non" para se adentrar ao céu!

"QUEM AMA PERDOA. QUEM PERDOA AMA", como diz minha Amiga Maria Gabriela Alves, num de seus opúsculos sobre o perdão.

Jesus se dirige ao Deus Pai Criador. No Evangelho de João, capítulo 16, versículos 23/24 diz: “Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele Vo-lo dará. 24Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa ALEGRIA seja perfeita”. ( 2 ) (grifos meus).

Pede também o "pão nosso de cada dia", a todo ser humano! A propósito, pelo desejo de Deus, nenhum SER HUMANO deveria passar fome, afinal, a terra é um presente de Deus para todos!!!. Não existem “donos” da terra, mas apenas “inquilinos”.!!!

Geralmente nos esquecemos do Pai. Mas, na verdade, Jesus deixa bem claro a importância de, antes de se iniciar qual quer pedido a Deus, que seja dirigido ao Pai, em seu nome!

Em minhas orações tenho por hábito agir assim. Sempre me dirijo ao Pai Celestial, em nome de seu Filho Jesus Cristo.

Pelo texto acima, o Mestre também nos adverte para o fato de que devemos ser PERSEVERANTES na oração. Devemos INSISTIR nas coisas do Reino de Deus!

_9E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.

10Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá.

__________________________________________________________

LEITURA ORANTE: será que, nos dias de hoje, temos PARTILHADO o pão da palavra, o pão material e o pão do perdão a nossos semelhantes?

Ou temos, uma FÉ INDIVIDUALISTA sem me preocupar com o "outro"?

Não nos esqueçamos que Cristianismo é PARTILHA, COMUNHÃO!

Temos feito nossas orações de forma mecânica, sem refletir no significado das palavras?

A fé individualista NÃO SALVA ninguém!. É a vida sempre partilhada que nos traz paz, amor, ALEGRIA, amizade e fraternidade. São os FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO que nos é dado no Batismo.

Reflitamos, pois, nisso!

Bençãos de saúde, paz e alegria em seus corações! Feliz e Santo domingo a todos(as)!!!.

__________________________________________________

(*)autor é Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

( 1 ) site catolicoorante.com.br – ( 2 ) Bíblia Ave Maria, páginas 1.406/407

____________________________________________________