SERÃO SALVAS AS CRIANÇAS QUE MORREM NA INFÂNCIA?

Irmão, Acordei esta manhã com uma dúvida, as crianças que morrem na infância serão salvas?

Entendendo que precisamos aceitar a Cristo e seguirmos Seus mandamentos para sermos salvos, e quanto às crianças?

Crianças que ainda não tem esse discernimento para crer?

Qual é a orientação bíblica a respeito dessa questão?

Irmãos, a questão levantada sobre salvação das crianças que morrem na infância já vem sendo discutida há séculos por teólogos de todo o mundo. E é realmente uma questão que mexe muito com todos nós e causa muita polêmica.

Vamos entender; as duas posições que mais têm sido defendidas quanto a essa questão.

Crianças que morrem na infância serão salvas?

(1) Primeiro vamos relembrar de forma simples a nossa condição enquanto seres humanos caídos e o que é a salvação: A Bíblia diz em;

Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Ou seja, até as crianças são pecadoras, mesmo as que ainda não têm ciência disso. Isso é conhecido na teologia como pecado original. É a herança que temos em Adão. Todos somos culpados perante Deus, inclusive as crianças.

Romanos 5:12 – Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Observe que o pecado e a morte atingiu a todos (inclusive as crianças). Por sermos pecadores, a nossa pena é a morte (total separação de Deus).

Romanos 6: 23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

(2) Assim, todas as pessoas estavam destinadas à morte, à total separação de Deus, à condenação. Deus então, por Sua própria iniciativa, por Sua graça, quis dar a salvação aos seus eleitos. A salvação é pela fé em Jesus Cristo, conforme nos ensina a Bíblia;

Efésios 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Somos salvos da condenação que o pecado traz sobre nós pela fé em Cristo, pelo Seu sacrifício na cruz, pela operação do Espírito do Senhor em nossa vida. Essa fé é uma fé consciente, ou seja, a pessoa crê racionalmente que é uma pecadora, que Jesus Cristo morreu por ela na cruz.

(3) Aí entra a questão: E as crianças que morreram na infância e que não tiveram a possibilidade de exercer uma fé consciente, serão salvas?

Bom, com uma coisa muitos concordam: Deus, de alguma forma, sem se servir do exercício (normal) da fé consciente, salva sim crianças e pessoas que não têm possibilidade de exercitar a sua fé plenamente (pessoas com deficiência mental, por exemplo):

Mateus 19:14 - Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.

Se a salvação dessas crianças fosse somente através do exercício consciente da fé, nenhuma delas teria a possibilidade de serem salvas (caso morressem na infância). Sendo assim, como o reino dos céus seriam desses pequeninos conforme disse Jesus?

Crianças que morrem na infância são predestinadas a salvação ou estão condenadas?

(4) Porém, a questão mais polêmica de todas quando o assunto é se as crianças que morrem na infância serão salvas, é:

- TODAS as crianças que morrem antes de ter capacidade de exercer a fé são eleitas (predestinadas) e salvas?

- ALGUMAS delas simplesmente não foram predestinadas e irão para o inferno (que é a condição de todo homem sem Cristo)?

Daí surge duas posições:

a) Deus elegeu [todas] as crianças que morrem antes de poder exercer conscientemente sua fé. Ou seja, todas as crianças que morrerem na infância serão salvas.

b) Deus salva apenas as crianças que Ele predestinou para a salvação. Ou seja, algumas das crianças que morrem nessa infância não serão salvas, apenas as que foram eleitas.

Finalizando

Irmãos, Deus salvará as crianças, na sua totalidade, que morrem na infância, pois elas são predestinadas. Isso parece o mais próximo do ensino de Jesus sobre as crianças e o reino de Deus.

Mas certamente esse tema é bastante complexo, e porque Deus é soberano e toda justiça provem Dele.

Meditemos.

Se é que já provastes que o Senhor é benigno;1 Pedro 2:3

Ao Todo-Poderoso não podemos alcançar; grande é em poder; porém a ninguém oprime em juízo e grandeza de justiça. Jó 37:23

Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Filipenses 2:9.

Glória a Deus, Amém Senhor. - NRS28052018

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 05/09/2019
Código do texto: T6738150
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.