Como Vencer a Desesperança - Cap.01

Apresento-lhes o texto Bíblico que embasa a nossa reflexão sobre "Como Vencer a Desesperança". Conheça a história de um homem que se destacou no Tanque de Betesda, em Jerusalém.

JOÃO 5

1 Depois disso havia uma festa dos judeus; e Jesus subiu a Jerusalém.

2 Ora, em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres.

3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados [esperando o movimento da água.]

4 [Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.]

5 Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo.

6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?

7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

8 Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.

9 Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado.

10 Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.

11 Ele, porém, lhes respondeu: Aquele que me curou, esse mesmo me disse: Toma o teu leito e anda.

12 Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?

13 Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se retirara, por haver muita gente naquele lugar.

14 Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.

15 Retirou-se, então, o homem, e contou aos judeus que era Jesus quem o curara.

Cap. 01 - OSCILANDO ENTRE O DESESPERO E A ESPERANÇA

As flutuações dos sentimentos e comportamentos humanos são diversas e diferenciadas. É ainda mais natural as encontrarmos na realidade pós-moderna, uma era de relativizações, ausências de absolutos e superficialidade de conceitos.

Uma geração que se pauta pelo imediatismo e pelas inconsequências, pelas escolhas auto-centradas e por relacionamentos descartáveis ou distanciados pelo fenômeno das Redes Sociais, vai mesmo progredir em direção à volubilidade, ou seja, vai migrar de opiniões ou preferências mais vezes do que se poderia esperar.

Estas oscilações são esperadas e nada benéficas em uma construção de vida assertiva e contínua de experiências equilibradas e estáveis.

Assim sendo, percebemos que, em seus conceitos de felicidade e realizações as pessoas migram e oscilam em diversas direções.

As pessoas oscilam em suas convicções quanto aos investimentos ideais, alguns dando ênfase em conquistas de curto e médio prazo, outras para investimentos futuros.

As pessoas oscilam em sua visão interpessoal quanto aos seus relacionamentos de amizade ou amorosos, pensando neles realizar-se plenamente e migrando para outros conforme suas próprias expectativas de realização ou frustrações estabelecidas como consequência de suas escollhas.

Entendemos ainda ser natural aos seres humanos desta geração, talvez mais do que as anteriores, o fato de que as oscilações compulsivas na forma do ter, de suas aquisições, migrem constantemente, numa frenesi de compensar-se em produtos ou opções de lazer nos quais pensam ostentar-se e promover-se socialmente.

É compreensível que estejamos em tempo em que as pessoas apresentem a sua volubilidade diante do gráfico daquilo que usam em suas vestes, dos ditames da moda. A moda migra, as pessoas migram. Sendo cíclica, a moda nos apresenta a opção "vintage" e migramos de novo. A múltipla expressão visual de nossa geração revela com a rapidez destas migrações e opções de roupas, sapatos ou posturais, o quanto podemos estar de contínuo á procura de satisfação e significado.

Essa espécie de "bi-polaridade comportamental" apresenta o seu reflexo quando nos vemos mudar e re-optar por ideologias políticas, opiniões que pensamos já ter sido consolidadas por outras novas e até no humor como reação às pressões.

Todas estas expressões de nossas alteradas formas de reagir são de fato complexas e geram consequências, e muitas delas podem induzir-nos á pior das oscilações humanas. A oscilação da ESPERANÇA.

A crise estabelecida pelo embate entre a esperança e a desesperança, entre o crer e o deixar de crer ou duvidar. Que oscilação terrível, que opressão difícil, uma lide verdadeiramente amarga.

Quando migramos da esperança para a desesperança, ou seja, quando desistimos de esperar porque deixamos de acreditar que algo positivo se realizasse em nossas vidas, neste exato momento começa a instalar-se um vazio de sentido, de significado, de relevância em nosso coração.

É este o território predileto para que o inimigo de nossas almas potencialize em nossos pensamentos e sentimentos as piores sugestões.

É quando as vozes mais opressoras sugestionarão em nossos ouvidos: "Não vale á pena.Não tem jeito."

Talvez, em alguma área da sua vida você esteja vivendo esta realidade, esta bi-polaridade que lhe diz que deve continuar crendo, acreditando, esperando, frente a outras vozes que lhe dizem: Desista!!!

Eu lhe digo.

Leia os capítulos deste Face-Livro até o final e você verá que existe saída, existe razão para continuar crendo e mantendo viva a sua esperança em Deus até o final.

Vou lhe contar a história de um homem, aparentemente desistido, largado por tantos, o qual teve o maior milagre de sua história quando nem ele mesmo saberia que poderia recebê-lo como recebeu.

Aqui em "Como Vencer a Desesperança" contar-lhe-ei a história deste homem.

Quem sabe amanhã, ou num futuro bem próximo não contemos à tantos a sua história de vitória e superação?

Que seja assim em Nome de Jesus, amém?

Até o próximo capítulo.