Irmãos, Uma das queixas mais comuns entre os cristãos é de que “parece que Deus está muito distante” em determinadas ocasiões. O fato é que Deus é pessoal e está próximo, sua palavra diz:

Provérbios 8:17 - Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.

Noutra versão


“..., e os que de madrugada me buscam me acharão”.
Provérbios 8:17


Mas, algumas distrações podem passar a impressão de que Deus está distante, vejamos algumas:

Vivendo em Pecado

Há uma sensação de maldade quando um cristão começa a viver no pecado e não se arrepende dele. Isaías escreveu:

Isaías 1:15 - Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Na parábola do Filho Pródigo, ainda que filho, deixou o Pai e foi viver a própria vida, mas o Pai sempre esteve lá esperando pela volta do filho.
O fato é que, quando vivemos em pecado, perdemos a nossa comunhão com Deus, e nem sempre é tão óbvio esse pecado, é possível que alguém viva mais uma religiosidade do que uma vida cristã de amor ao próximo.

Irmão, quando você comete um pecado não sente vergonha de Deus?
Você consegue continuar a sua vida sem pedir perdão?
Você consegue orar sem pedir perdão?

É interessante notar o que o Senhor faz revelações ao Apóstolo João, exilado na Ilha de Patmos, e ele escreve   à igreja de Tiatira,  em Apocalipse:

Apocalipse 2:21 – E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.

Noutra versão

21- Eu lhe dei tempo para abandonar os seus pecados, porém ela não quer deixar a imoralidade. Apocalipse 2:21

A misericórdia do Senhor é tão magnífica, que a igreja, mesmo em pecado, recebeu uma advertência e um tempo para se arrepender, usemos essa meditação como uma advertência.

Arrependimento

Quando pecamos devemos nos arrepender e confessá-lo a Deus.
Uma das maiores dificuldades em ajudar pessoas com vício, seja ele qual for, é a famosa “recaída”. Parece que todo o trabalho feito para aquela pessoa se livrar do vício foi perdido.
Da mesma forma muitos cristãos, que no passado cometiam determinados pecados, ainda que se arrependam por um tempo, cedo ou tarde, voltam a cometer o mesmo pecado.
O arrependimento é algo tão importante que o Senhor nos diz:

Lucas 15:7 - Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Quando alguém sente apenas um remorso, ou culpa pelas consequências de seu pecado, é provável que o arrependimento não foi genuíno, mas quando entendemos que quando pecamos é contra o Senhor então nossa perspectiva muda completamente:

2 Samuel 12:13 – Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.
 
Provações e Tribulações

O apóstolo Pedro escreveu:

1 Pedro 4:12-13;

12 - Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
13 - Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

O apóstolo Paulo olhou para todas as circunstâncias que vieram a ele e escreveu:

Romanos 8:18 – Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Devemos enxergar as tribulações e provações como formas de estreitar a nossa relação e dependência com o Senhor, mas infelizmente muitos sucumbem e passam para uma vida pecaminosa para tentar resolver os problemas.

Em sua Própria Força

Filipenses 4:13 – 14;

13 - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
14 -Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.

Noutra versão


É-nos dito uma e outra vez que não podemos fazer nada sem a força de Cristo (Filipenses 4:13).

O próprio Jesus disse:

João 15:5 – Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Quando olhamos na perspectiva do mundo, temos a impressão que as pessoas estão se “dando bem” sem ter uma vida com Deus, é possível encontrar pessoas bem sucedidas em várias áreas sem que possuam um relacionamento com o Senhor, mais do que isso, é possível encontrar cristãos vivendo como se Deus não fosse “necessário”.
Não nos esqueçamos que, para fazer a vontade do Pai precisamos estar ligados nEle, você pode até ter uma vida de “sucesso” do ponto de vista do mundo sem estar conectado ao Pai, mas estará fazendo apenas sua própria vontade, e um dia aquele vazio irá tomar conta de sua vida.
Quando estamos conectado na Videira, então temos a direção correta e a sensação de proximidade com o Senhor.

Finalizando

As Escrituras nos mostram como se aproximar de Deus:

Tiago 4:6 - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
 
O orgulho faz Deus distante de nós, então o orgulho também pode ser uma distração que nos faz sentir distantes de Deus.
Lembremos que:

“ Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. (Salmos 51:17).

Irmãos, quando estamos ligados na Videira, Jesus, então temos a direção correta e a sensação de proximidade com o Senhor.

Vamos meditar

Apocalipse 1:9-11;

9 - Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
10 - Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
11 - Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. (Apocalipse 1:9-11).
 
Glória a Deus, Amém Senhor. - NRS31052018
 
 
Glorifiquemos o filho, Jesus, para que o nosso Pai Celestial seja glorificado.
Glória a Deus, Amém Senhor.

 
NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 20/09/2019
Reeditado em 20/09/2019
Código do texto: T6749828
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.