JOÃO BATISTA, O MAIOR DOS PROFETAS (Mt.11,2-11)

JOÂO BATISTA O MAIOR DOS PROFETAS

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 15.12.2019, às 10:25 horas

Local: Sp.sp.

____________________________________________________

EVANGELHO SEGUNDO MATEUS, (11, 2-11)

____________________________________________________

“Naquele tempo, 11 2Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos:

3"Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar por outro?"

4Respondeu-lhes Jesus: "Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes:

5os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres.

6Bem-aventurado aquele para quem eu não for ocasião de queda!"

7Tendo eles partido, disse Jesus à multidão a respeito de João: "Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?

8Que fostes ver, então? Um homem vestido com roupas luxuosas? Mas os que estão revestidos de tais roupas vivem nos palácios dos reis.

9Então por que fostes para lá? Para ver um profeta? Sim, digo-vos eu, mais que um profeta.

10É dele que está escrito: 'Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho'.

11Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele".

Palavra da Salvação.( 1 )

___________________________________________________

LECTIO DIVINA – REFLEXÃO A. BIGCUORE: João Batista é o último dos profetas do Antigo Testamento. É o marco divisório entre a Antiga e a Nova Aliança. Com Jesus se inicia a Nova e Eterna Aliança.

João Batista, o precursor, aquele que prepara os caminhos do Senhor Jesus, praticava um batismo de conversão. Jesus batiza no fogo do Espírito Santo. E num ato de humildade, mesmo porque Jesus era judeu, portanto, seguia as Leis da Torá, deixou-se batizar por João Batista.

Jesus o chama de “o maior dentre os nascidos de mulher”. João Batista, filho de Zacarias e Isabel, foi um dos maiores profetas do A.T. À luz dos tempos modernos, o cristão pelo Sacramento da Reconciliação ou Confissão, é como se recebesse de João o batismo da conversão. Sem ele, o cristão não está apto a receber a Santa Eucaristia.

Ele anuncia o que Isaías já predisse acerca de Jesus, o Filho de Maria e José.

“Os textos do nascimento de Joao Batista e de Jesus mostram que Deus rompe com todos os limites da natureza humana e da fé para salvar o ser humano. Ao mesmo tempo, dá espaço para que o próprio ser humano interrogue os desígnios divinos e compreenda tal ação. Mesmo que não seja momentâneo, Deus sabe esperar o tempo humano. João Batista abre os caminhos para o Senhor que vem, torna-se luz para que a salvação cheque aos confins da terra ( Is 49,6).( 2 )

E, nós, cristãos hoje, será que estamos fazendo aquilo que Jesus pediu? Estamos continuando a sua missão de aperfeiçoar o Reino de Deus, nesta terra?

Como estamos nos preparando para receber o Menino Deus que virá no Natal? Já fizemos uma boa confissão? Fizemos a Novena de Natal?

Temos um discurso “novo” para apresentar ao mundo? Como nos comportamos no dia a dia, em nosso trabalho, escola e na Comunidade? Damos testemunho de Jesus ou damos o contratestemunho?

Pense nisto,pois!

Um feliz e santo domingo a todos(as)! Graça e Paz em seus corações!

___________________________________________________

(*)autor é Amigo do Bem, escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça sua página na net: Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

(autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável)

Fontes: ( 1 ) Texto capturado do portal Católico Orante.

( 2) cf.op.Deus Conosco,página 108,Pe.Rogério Gomes C.SsR.,mês 06/18

____________________________________________________