Jesus Escolhe Seus Discípulos 2 (Mt.4, 12-23)

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 26.01.2020, domingo, às 09:36 horas

Local: São Paulo,SP.,Brasil

___________________________________________________

Evangelho: Mateus (Mt 4, 18-22)

___________________________________________________

Pedro e André seguem o convite do mestre

“Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens". 20Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram.

21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.” Palavra da Salvação!

__________________________________________________

Comentário do Evangelho

Companheiros na missão

“O chamado de Jesus deu uma guinada vida de um grupo de pescadores do Mar da Galiléia. O Mestre os queria como companheiros na missão, para fazer deles pescadores de homens. O seguimento exigia várias rupturas. A mais imediata consistiu em "deixar as redes e o barco", seus instrumentos de trabalho, para assumir um tipo novo de atividade. A segunda diz respeito ao mundo familiar: os filhos "deixam o seu pai". Como conseqüência, devem deixar sua terra e suas tradições para se colocar a serviço de um projeto de alcance universal.

A metáfora da pescaria sublinha aspectos importantes do exercício da missão. Enquanto pescadores de homens, deverão ser pacientes e perseverantes, quando os resultados do trabalho não corresponder ao esforço empregado. Deverão enfrentar, sem medo, as tempestades e as adversidades, quando no horizonte da missão despontar perseguição e morte. Deverão estar sempre dispostos para o trabalho, alimentados por uma forte dose de otimismo e de alegria. Sobretudo, deverão ser movidos pela esperança de, apesar das adversidades, ver seu trabalho reconhecido pelo Pai.

A decisão de deixar tudo associava, definitivamente, os discípulos ao Mestre Jesus. Como o Mestre, estariam a serviço da implantação do Reino de Deus na história, esperando contemplar a vitória do bem, da verdade, da justiça, do perdão, da igualdade e do respeito por todos, sem distinção. Este foi o projeto de vida levado a cabo por Jesus, embora sua caminhada se concluísse com a morte de cruz. Por esse caminho, seguem também seus companheiros.” ( 1 )

________________________________________________

REFLEXÃO A. BIGCUORE. LECTIO DIVINA. Note bem que Jesus não escolhe nenhum doutor, Phd., para a iniciar a sua igreja. Escolhe, basicamente, pescadores para a missão.

A barca simboliza a Igreja, o Mar é o mundo e os pescadores são os Discípulos de Jesus que, com Ele, irão levar adiante o grande PROJETO DE SALVAÇÃO DE ALMAS!

E nós, nos dias de hoje 2020, ficamos encarregados, juntamente com toda a hierarquia da Igreja, a levar adiante a missão de evangelizadores.

Perguntas se impõem: como estamos vivendo o nosso Batismo hoje?. Estamos acomodados numa fé individualista ou estamos PARTILHANDO O PÃO DA PALAVRA DE DEUS, a nossos irmãos, sobretudo os mais fragilizados?

Estamos também partilhando o PÃO MATERIAL? (Lembremos que o Mestre diz: “tive fome e não me deste de comer”; “tive sede e não de deste de beber”; “estava nú e não me vististe” etc.

Ser cristão é fácil. O difícil é ser DISCÍPULO!!!

Tomemos agora a nossa decisão de encarnar com todas as nossas forças o manto do Discipulado, renunciado a nós mesmos, tomando a nossa cruz e seguindo as pegadas do Mestre Jesus!

Deus o abençoe hoje e sempre!!! Um feliz e santo domingo a todos!!!

__________________________________________________

(*)Antoni BigCuore é escritor e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – Acesse: antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade homeostática e vida saudável),com leitores em todos os Continentes da Terra. Seu link poético e filosófico, acesse:

www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (mais de 2.500 textos, 969.086 acessos(até hoje, 26.01.2020). Frases, pensamentos, poesias, crônicas, reflexões bíblicas. Original: 30.11.2009,2ª feira. Alterado em 26.01.2020.

________________________________________________

Fontes:

(1) O Evangelho do Dia. Jaldemir Vitório. Paulinas,1.998.

________________________________________________