DEVEMOS CRER PARA PODER VER. (Jo,20,19-31)

Autor: Antoni BigCuore*

Data: 19/04/2020

Hora: 09:18 hrs. Domingo

Local: São Paulo,SP.

Evangelho - João 20,19-31

Aleluia, aleluia, aleluia.

Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creram sem ter visto! (Jo 20, 19-31)

____________________________________________________

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

20 19 Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: "A paz esteja convosco"!

20 Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.

21 Disse-lhes outra vez: "A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós".

22 Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: "Recebei o Espírito Santo.

23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos".

24 Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.

25 Os outros discípulos disseram-lhe: "Vimos o Senhor". Mas ele replicou-lhes: "Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei"!

26 Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse:

"A paz esteja convosco"!

27 Depois disse a Tomé: "Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé".

28 Respondeu-lhe Tomé: "Meu Senhor e meu Deus!"

29 Disse-lhe Jesus: "Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!"

30 Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro.

31 Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

Palavra da Salvação.

REFLAXÃO A.BIGCUORE. São lindas todas as leituras de hoje, em que a Santa Igreja comemora, O DIA DA DIVINA MISERICÓRDIA.

Destacamos as seguintes palavras, do Evangelho supra, para alimentarmos a nossa reflexão: A PAZ ESTEJA CONVOSCO; JESUS SOPROU SOBRE ELES DIZENDO, RECEBEI O ESPIRITO SANTO; MEU SENHOR E MEU DEUS!.

__________________________________________________

Primeiramente, entendemos que a paz de Jesus é muito diferente da paz do mundo. A paz do mundo é apenas um certa homeostase interior, efêmera e volátil; a paz que Jesus se nos oferece é uma espécie de “Shalom”dos Judeus.

A paz de Jesus é aquela advinda do Divino Espírito Santo; é a paz inoculada em nossa alma quando recebemos o santo Batismo; é a paz plena. Com ele, recebemos os 7 dons do Espírito Santo e seus 12 frutos, que tão bem nos fala o Catecismo da Igreja Católica.

Jesus quando sopra sobre os Discípulos estes estão, na verdade, sendo batizados no Espírito Santo. O Mestre lhes dá o poder de ministrar os sete Sacramentos a seus seguidores. Jesus lhes dá o PODER DE PERDOAR OS PECADOS! ( “o que ligares na terra, será ligado no Céu; o que DESLIGARES na terra, será desligado no céu). (daí nasce o Sacramento da Confissão que, infelizmente, os nossos irmãos evangélicos não entendem!).

Em Mateus, 16, 19-20, Jesus diz a Pedro: “TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA ROCHA EDIFICAREI A MINHA IGREJA E AS PORTAS DO INFERNO, JAMAIS PODERÃO VENCÊ-LA. O QUE LIGARES NA TERRA SERÁ LIGADO NOS CEUS. O QUE DESLIGARES NA TERRA, SERÁ DESLIGADO NOS CEUS”.

Nessa passagem podemos deduzir que o Mestre “passa a procuração” para Pedro, para comandar a sua Santa Igreja, que mais tarde assumiu a denominação de Católica, Apostólica e Romana. (católico quer dizer universal; apostólica porque fundada nos apóstolos e romana pois é comandada pelo Papa, cuja sede é em Roma, na Itália).

“Meu Senhor e meu Deus”, diz Tomé, o incrédulo. Até hoje existem milhões de Tomés na face da Terra. O Mestre o adverte: FELIZES O QUE CREEM, SEM NUNCA TEREM VISTO!

A fé é um processo. Ela evolui à medida em que vamos mergulhando nas coisas de Deus!. DEVEMOS CRER PARA DEPOIS VER!. Quando cremos já estamos a meio caminho andado.

O primeiro passo é crer, confiar em tudo o que o Mestre Jesus, nos legou. E sua herança, consta narrada nos Santos Evangelhos. Porisso, é de suma importância o estudo das Sagradas Escrituras para podermos entender a fé cristã.

Em tempos de pandemia, as pessoas estão assustadas, com medo do fim do mundo. Tudo vai passar, mas precisamos NOS CONVERTER, voltar para Deus. A humanidade, estava caminhando em direção errada.

Entendo que Deus, deu um “puxão de orelhas” na humanidade para ver se ela se converte e volte para as coisas do Reino de Deus.

Que desça sobre você e toda a sua família, a BENÇÃO, do Deus+, rico em misericórdia, o Pai +, o Filho + e o Espírito Santo+, amém!

Um santo e feliz domingo da Misericórdia para você e toda a sua família!.

______________________________________________________