JESUS FICA CONOSCO, POIS JÁ É TARDE.(Lc,24,13-35)

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 25.04.2020, sábado, às 10:55 hrs.

Local: São Paulo,SP.,Brasil

___________________________________________________

EVANGELHO - LUCAS, 24,13-35

___________________________________________________

SINOPSE.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura, fazei o nosso coração arder quando nos falardes (Lc 24,32).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

“Naquele tempo, 24 13 o primeiro da semana, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios.

14 Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado.

15 Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles.

16 Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram.

17 Perguntou-lhes, então: "De que estais falando pelo caminho, e por que estais tristes?"

28 Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como se quisesse passar adiante.

29 Mas eles forçaram-no a parar: "Fica conosco, já é tarde e já declina o dia". Entrou então com eles.

30 Aconteceu que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho.

31 Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram. Mas ele desapareceu.

32 Diziam então um para o outro: "Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?"

________________________________________________

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: O Evangelho de hoje, do terceiro Domingo da Páscoa, relata a caminhada de dois discípulos rumo ao povoado de Emaús, distante mais ou menos 12 kilômetros de Jerusalém.

Jesus se junta a eles e lhes pergunta:

17 Perguntou-lhes, então: "De que estais falando pelo caminho, e por que estais tristes?"

Mas os olhos dos discípulos estavam como que vendados e não reconheceram o Mestre.

A essência do Evangelho supra, podemos resumir em duas frases: Jesus sempre caminha conosco; e sempre PARTILHA do Pão da Palavra e a Santa Eucaristia!

Nos dias de hoje, a maioria de nós cristãos, podemos afirmar que temos algo em comum com esses dois discípulos de Emaús. Nosso coração, pela turbulência do dia a dia, estão como que ofuscados e NÃO percebemos a presença de Jesus ao nosso lado.

E não percebemos, também, a pessoa de Jesus em nossos irmãos moradores de rua e todos aqueles que sofrem injustiças de um sistema predador e egoísta que exclui os mais fragilizados.

DEUS NUNCA NOS ABANDONA! Nós, sim, pelo pecado O abandonamos!

Na partilha do pão, os discípulos percebem (“cai a ficha”) que se tratava de Jesus Ressuscitado. "Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?"

O Mestre aproveitou a caminhada para lhes fazer um resumo de todas as Escrituras Sagradas (Bíblia), sendo que eles só foram perceber quando Ele parte e lhes distribui o pão.

__________________________________________________

CRISTO RESSUSCITOU ALELUIA, ELE VIVE ALELUIA!!!

___________________________________________________

Aproveitamos esse tempo de pandemia para estudar mais a Palavra de Deus, ler bons livros e nos engajarmos em iniciativas de solidariedade para com nossos irmãos mais fragilizados.

Que desça sobre Você, sua família, parente e amigos, a BENÇÃO+ do Deus, rico em Misericórdia, Ele que é Pai+, Filho+ e Espírito Santo+, Amém!

__________________________________________________

( 1 ) texto capturado do portal católico orante

( *) autor é Amigo do Bem, escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

__________________________________________________