CUIDEMOS DAS SEMENTES

Pedro, meu querido, Pedro, eu desejo sinceramente que você possa viver em um mundo sem medo, bem diferente do que hora vivemos.

Minha amada Heloísa, saiba que por você eu daria a minha própria vida, se com tal sacrifício o futuro lhe pudesse chegar sorrindo. Todavia, saibam que ainda por muito tempo, a dor e o aparente fracasso serão de grande importância para nos fazer avançar.

Ah, Pedro, continue sendo um bom menino e depois, um homem leal e digno, porque eu já estou morrendo junto com essa geração cultivadora de muitos vícios, violências, temores e egoísmos; consumindo e sendo consumido pelas últimas forças.

Seu tio está ficando velho, Heloísa, com uma surdez avançada, quase cego e costas arqueadas; não tente salvar meu corpo, linda menina, mas, procure conservar na mente e no seu coração tudo aquilo que espero estar lhe ensinando de proveitoso, mesmo não sabendo muito.

Para que a juventude floresça sadia, direcionando as suas energias para o bem comum e individual, será necessária a morte do homem velho. E que ninguém creia que estou a falar de pandemias devastadoras e tampouco de revoluções armadas sangrentas. Não, a morte do homem velho virá com o fim do anacronismo atávico em que no presente nos encontramos; com a renovação de conceitos e ideias, e com o fim da discriminação social, econômica, religiosa, afetiva e racial — pelo entendimento da raça única, a humana — pois o que passa disso é preconceito puro.

Pedro, eu desejo que você sonhe, porque um homem que não cultiva sonhos é apenas um cadáver que ainda se movimenta, mas que além de sonhos você também aprenda a estabelecer metas realistas no dia a dia, para que seus sonhos não sejam meras fantasias. Aprenda que os sonhos possíveis são construídos nas ações de todo dia.

Você não precisa ter a rígida disciplina de um velho militar para ter uma vida organizada: basta que adquira bons hábitos físicos e mentais — cuide da saúde do corpo e da mente — e se esforce para vencer os desafios que a escola terrestre lhe apresentar ou mesmo impuser.

Heloísa, aprenda a buscar suas próprias respostas, pois nós que hora lhe instruímos em verdade sabemos tão pouco, meu amor! Você vai longe se houver maior dedicação da sua parte.

Por fim, desejo ainda estar aqui quando vocês crescerem, mas se não for possível, saibam que lhes enviarei meus melhores pensamentos de onde estiver.

Pedro, Heloísa, Ana Clara, João, Camila, Roberto, Carolina etc., hoje crianças, serão os construtores do futuro da humanidade, no entanto, para que o porvir seja de fato promissor, precisamos lhes deixar uma base sólida, feita de amor, compreensão, lealdade, honestidade e educação para o bem coletivo, pois o orbe não suporta mais tanta negligência e omissão.

Ribeirão Preto, 1º de junho de 2020.