A ASSUNÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA (Lc,1, 39-45)

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: 17/08/2019, sábado, às 12:20 horasReeditado: 18/08/2020, domingo, às 12:06 horas

Local: São Paulo,Brasil

________________________________________________

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS - Lucas 1,39-56

Aleluia, aleluia, aleluia.

MARIA É ELEVADA AO CÉU, ALEGRAM-SE OS COROS DOS ANJOS!!!

___________________________________________________

Hoje, na liturgia cristã católica comemoramos a assunção de Maria Santíssima ao Céu. Maria foi assunta ao céu pelos Anjos, contrariamente a seu Filho Jesus que, com seu próprio poder, ascendeu-se ao Céu.

Proclamação do Santo Evangelho, segundo Lucas, 1, 39-45:

“1 39Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.

40Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.

41Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

42E exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.

43Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?

44Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.

45Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!"

46E Maria disse: "Minha alma glorifica ao Senhor,

47meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,

48porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,

49porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.

50Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.

51Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.

52Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.

53Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.

54Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,

55conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.

56Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa".

Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor! ( 1 )

________________________________________________

REFLEXÃO A. BIGCUORE. O texto em tela, representa um dos mais belos das Sagradas Escrituras!. Duas mulheres que se encontram e mudam a história religiosa no mundo. Maria vai ao ENCONTRO de Isabel, sua parenta para se solidarizar com ela, que estava grávida de João Batista, O precursor. E esta profetizando diz: “42..."Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.”

43Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?

Como Isabel sabia que Maria, trazia em seu ventre o Menino (Deus) Jesus?

Foi pela AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO que Isabel faz esta afirmação profética! E ela tinha intimidade com Ele (Espírito Santo), pois que, certamente, tinha o DOM DE CIÊNCIA, dado pelo mesmo Espírito.

Muitos teólogos “carismáticos” interpretam que, quando Maria saúda Isabel, e o menino João Batista, vibra em seu ventre, neste momento, ele recebe o BATISMO DO ESPÍRITO SANTO.

MARIA É A PRIMEIRA CRISTÃ e A PRIMEIRA DISCÍPULA de seu Filho JESUS! Ela foi formada no coração de Deus, antes da criação do mundo! Uma jovem simples, humilde, mas de um coração puríssimo e riquíssimo das coisas de Deus Pai!

O “fiat” (faça-se) de Maria, mudou os destinos de toda a humanidade! “Bem aventurada és Tu que creste”.(v.45).

Maria, não é deusa, mas abaixo da Trindade Santa, dentro da hierarquia cristã católica, Ela é a primeira. Ela é a Co-Redentora da humanidade e intercede por nós, pobres pecadores.

“Fazei tudo o que Ele vos disser”, Ela profere estas palavras, nas Bodas de Caná, quando Jesus realiza o seu primeiro milagre.(Jo, 2,5).

Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, rogai sem cessar por nós, pobres pecadores desta terra!!!

Como diz o Pe.Nilo Nuzza,ssp, “Felizes são as famílias, cujas mães se solidarizam entre si, por meio da ajuda mútua. Felizes as comunidades que têm discípulas de Cristo cheias do Espírito Santo e portadoras de vida e esperança, mulheres benditas que acolhem a Palavra, transmitem fé e otimismo e acreditam num mundo melhor.”( 2 )

__________________________________________________

Fonte: ( 1 ) site catolicoorante.com.br – 2) Liturgia Diária da Paulus Editora, página 18, do mês de Agosto de 2.019. SP.sp.

(*) autor é Escritor, cantor e Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

__________________________________________________