DAI A DEUS O QUE É DE DEUS. (Lc,22,15-21)

Autor: Antoni BigCuore*

Data: 15/10/2014

Hora: 16,18 horas, 4ª feira.

Reeditado: 18.10.2020, domingo.

___________________________________________________

Seguem-se abaixo as leituras deste domingo, dia 19 de outubro para a nossa reflexão.

EVANGELHO SEGUNDO MATEUS – 22, 15,21

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

“Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?”

18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.

20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

__________________________________________

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: Neste evangelho notamos duas situaçoes bem distintas: o poder temporal e o poder espiritual. Os fariseus estavam sempre tramando formas de pegar Jesus em contradição, para condená-lo perante o Sinédrio.

Nessa passagem ele deixa bem claro. De quem é a figura inscrita na moeda? Eles respondem: de Cesar!. Então, dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. E o que é de Deus? Tudo, inclusive o próprio Cesar!.

Os fariseus estavam preocupados em se manter no poder e escravizam os pobres, impondo-lhes mais de 600 leis e rituais, que eles mesmos não cumpriam. Usavam o povo como massa de manobra e a pessoa de Jesus se constituia numa verdadeira ameaça a seus poderes.(tanto que posteriormente O mataram, crucificando-O numa cruz!).

Mas, Jesus, deixa bem claro que A SUA MISSÃO É ESPIRITUAL. Meu Reino não é desse mundo!, diz em outra passagem evangélica. Mas, não se omite em pagar tributo a Cesar (poder temporal) tanto que, manda Pedro pegar duas moedas que estavam num peixe, e pagar o tributo cobrado Dele pelos fariseus.

Semelhantemente, é a vida de todos nós cristãos deste mundo. Estamos no mundo, mas NÃO somos do mundo!. Para sermos felizes AINDA nessa vida terrena (pois o céu e o inferno começam aqui), devemos PRATICAR aquilo que o Mestre JESUS nos pediu: AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO. ISTO RESUME TODA LEI E OS PROFETAS!!!

Como diz o profeta Isaías: 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro”. (Is,45, 1-4-6)

VER, JULGAR E AGIR – Reflexão em Grupo.

0.1.Será que em nossos empregos e em nossas comunidades, estamos vivendo como Jesus viveu? (como diz a música do Pe.Zezinho?)

02.Como estamos exercendo a nossa cidadania? Em nossas cidades, em nossos bairros? Somos atuantes em defesa da justiça social?

0.3.Pagamos (muito embora injustos) os impostos que o Estado se nos impõe?

0.4.Como cristãos, sabemos DISCERNIR bem o poder temporal do espiritual?

0.5.Qual passagem nos tocou mais intimamente? Cada membro do grupo emite a sua opinião para depois ponderá-la em conjunto.

_______________________________________________

(*)autor é escritor cristão católico e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

________________________________________________