CORPUS CHRISTI, FESTA DA PARTILHA - 3

Antoni BigCuore*

Reeditado: 03.06.2021, 5a.feira, às 10:28 hras.

Local: Sp.sp.

________________________________________________

A EUCARISTIA É O MILAGRE DO AMOR DE DEUS PARA TODA A HUMANIDADE!!!

___________________________________________________

Nós, cristãos católicos, dentro do calendário litúrgico, comemoramos, nesta quinta feira, a festa de “Corpus Christi”, o Corpo de Deus. É a festa da Instituição da Sagrada Eucaristia, instituída pelo próprio Jesus, na última ceia.

Em Gênesis, 14 – 18-20, lemos: “Naqueles dias, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote do Deus Altíssimo, abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra! Bendito seja o Deus altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos!” E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo.”

Jesus disse, eu “sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão, viverá eternamente”. E o pão que darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.(Jo,6, 51)

Para nós cristãos católicos, a Eucaristia que celebramos praticamente todos os dias da semana, através das missas, representa o corpo, sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo!

A hóstia quando não consagrada representa apenas farinha. Mas quando consagrada por um Sacerdote Ordenado, fielmente preparado para isto, se transforma, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo! Isto é mistério de fé!.

A Eucaristia foi prefigurada em várias passagens bíblicas. Uma das mais notáveis é a acima relatada em Genesis, 14, 18-20. Em Lucas 9, 11-17, os discípulos preocupados com a alimentação de 5.000 pessoas e Jesus com apenas cinco pães e dois peixes, os alimentou e ainda sobram doze cestos.

Ela representa o corpo de Deus, o único alimento que verdadeiramente sacia a fome de amor e dignidade humanos!

A Eucaristia é a verdadeira ação de graças, conforme a origem grega da palavra. Agradecemos a Deus o dom de nossas vidas e tudo o que Ele criou. Ela é a síntese e o ápice do Cristianismo Cristão Católico!.

No Evangelho de Lucas, 22 19 a 20, diz o Mestre: “ E tomou um pão, deu graças, partiu e distribuiu-o a eles, dizendo. “ISTO É O MEU CORPO QUE É DADO POR VÓS. FAZEI ISTO EM MINHA MEMÓRIA”. E, depois de comer, fez o mesmo com o cálice, dizendo: “Este cálice É A NOVA ALIANÇA EM MEU SANGUE, que é derramado em favor de vós.” ( 1 )

Note que Jesus não diz, isto foi ou isto será, Ele diz: “ISTO É”, verbo ser, terceira pessoa do presente do indicativo. Isto para deixar claro que Deus é sempre PRESENTE!. Ele não tem passado e nem futuro, Ele simplesmente “É”! Ele é Deus conosco, ou seja, caminha CONOSCO sempre. Nunca nos abandona! Confiemos, pois, nessas palavras do Evangelho de Lucas 22.

Diz João em sua Primeira Carta, capítulo 4, versículos 16:”DEUS É AMOR: quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele”. ( 2 )

Quando comungamos o corpo de Deus, nas celebrações da Santa Missa, diariamente, estamos comungando o amor da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo; a unção de Deus em nós, a força, a energia, a paz, enfim, tudo que vem de Deus. E, após sairmos do templo, temos a obrigação moral de partilhar com os irmãos, o amor, a paz, a solidariedade, o carinho, a educação, a amizade, enfim, tudo o que ela representa para os cristãos.

É isto!. Feliz comemoração do Dia do Corpo de Deus!!! Que a paz do Senhor Jesus, habita sempre em seus corações!.

________________________________________________

ORAÇÃO DO DIA: “Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na Unidade do Espírito Santo. Amém”. ( 3 )

_________________________________________________

Fonte: ( 1 ) – Bíblia de Jerusalém,Paulus Editora, página 1.971

( 2 ) – Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.582

( 3 ) – Liturgia diária da Paulus, pg.22, mês de Junho/2010.

______________________________________________

(*)autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore - Texto inspirado em Sp.sp, 03.06.2010, 5ª.feira, às 10,16 hrs.) e alterado em 14.06.2017).

______________________________________________