ESTAMOS NO ADVENTO...

Estamos no Advento, o tempo litúrgico de preparação para o Natal do Senhor Jesus Cristo, o tempo que abre o ano litúrgico.

"O ano litúrgico é Cristo abraçando o tempo, como que desdobrando no tempo de um ano seus mistérios"(Borobio:2009), de modo a nos inserir em outra espécie de tempo, não apenas a vivência natural do tempo cronológico, mas, nos inserindo no tempo kairós, no tempo da graça.

O Magistério da Igreja nos ensina que: "Ao celebrar cada ano a liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias: comungando com a longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo de sua Segunda Vinda. Pela celebração da natividade e do martírio do Precursor, a Igreja se une a seu desejo: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3,30)." (CIC 524)

Assim, atualizamos a nossa esperança em Cristo que já veio e virá novamente (parusia). Se prestarmos (e devemos) atenção ao Prefácio da Oração Eucarística neste tempo, ouviremos que:

"Revestido da nossa fragilidade, ele veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação. Revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens prometidos que hoje, vigilantes, esperamos."

Aquele que atesta estas coisas diz: Sim! Eu venho depressa! Amém. Vem, Senhor Jesus!

A graça do Senhor Jesus esteja com todos.(Apocalipse 22,20-21)

L.M.J.

Referências.

Bíblia Sagrada

Catecismo da Igreja Católica

Borobio, D. Celebrar para viver: liturgia e sacramentos da Igreja. Loyola, 2009.

.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 05/12/2021
Código do texto: T7400447
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.