O CARMA E OS PROBLEMAS DE SAÚDE de Gina Cerminara

"Um outro aspecto significativo da possibilidade terapêutica de Cayce é este : as "leituras" não consideravam um metodo de cura mais "espiritual" --- num sentido definitivo --- do que um outro . Todos os métodos de cura têm a mesma origem divina. Uma mulher que sofria uma dor lancinante nas costas perguntou se deveria submeter-se aos ajustamentos fisicos , ou deveria confiar nos tratamentos da "Unity". A "leitura" respondeu à sua pergunta da seguinte forma:

"Grande parte deste mal pode ser superada mentalmente . Contudo , aceite as condições conforme elas surjam. Se ocorrer uma dor excessiva, faça um tratamento ou ajustes para enfrentar a necessidade fisica. Não existe uma verdadeira diferença, porquanto o beneficio em cada modalidade de tratamento provém da mesma fonte. Conforme algumas pessoas acreditam, eles não são contraditórios. O Mestre teria curado a todas as pessoas da mesma forma? Não pregou Ele com algumas as adaptações mecanicas? Não disse as outras que deviam difundir Sua palavra? Para outras, não empregou simplesmente a Sua palavra? Lembre-se deste elemento fundamental: O Senhor Vosso Deus é Uno. Por conseguinte , em cada esfera da mente, do corpo e da alma, existe uma harmonização. Sómente n'Ele se encontra a Unidade perfeita"

Um jornalista de Pittsburgh , que sofria há dez anos de artrite , e cuja tendencia derivava mais para a cura metafisica do que para a fisica, foi informado de que deveria tentar o tratamento hidroterápico para estimular a circulação e eliminação, bem como as aplicações de raios ultravioletas. Foi-lhe dito:

"A cura a ser processada reside em seu intimo . Toda a cura provém do Divino. Quem cura as suas enfermidades? A fonte do abastecimento universal. Todas estas várias fontes se originam de Uma Só , e as adaptações servem simplesmente para estimular os átomos do corpo. Cada célula é um universo dentro dela mesma. Quer as influencias que agem sobre o corpo provenham de medicamentos, de aparelhos mecânicos , da hidroterapia ou de qualquer outra coisa, forçosamente devem provir de Uma Só Fonte --- a própria Vida."

Deve-se mencionar um outro fato relacionado com a filosofia da cura exercida por Cayce. Embora , num sentido fundamental e absoluto, toda a causalidade resida no espirito --- de Deus ou do homem --- estamos vivendo numa esfera de tal profundeza material e de tal envolvimento com muitos grupos de almas e muitos padrões de atividade, que podemos pôr em ação e ser afetados pelos muitos e diversos niveis de motivação.

Por exemplo: podemos ir a um restaurante , comermos uma torta de chocolate com creme estragado e sofrermos um envenenamento por ptomaína. Alguns analistas e matafisicos diagnosticaram isto, como tendo sido causado por um estado mental intimo --- talvez uma rejeição psicológica resultante de alguma condição de vida. Seguindo esta lógica para uma conclusão razoável, teríamos então que convir que outras 250 pessoas que tenham comido a mesma torta com creme , no mesmo restaurante, estariam experimentando a mesma espécie de rejeição psicológica, e portanto teriam sido levadas ( provavelmente pela mente inconsciente) ao mesmo restaurante , o qual lhes forneceria a mesma desculpa para vomitar?

Se insistirmos na causalidade mental de tudo quanto nos acontece, desde o mais ínfimo detalhe de nossas vidas , inevitavelmente somos levados a tal conclusão . E certamente a explicação embora forçada , como possa parecer , talvez até esteja correta . Num mundo no qual pelo testemunho das "leituras" de Cayce a maior parte da causalidade se origina de linhas invisiveis da força e da atração , não podemos negar tal possibilidade . Entretanto , pareceria mais provável que as 250 pessoas houvessem sido vitimas de um padeiro negligente ou mercenário , que tivesse ingredientes estragados; e que simplesmente , num nivel fisico , o conteudo químico de seus estomagos tivesse sido ativado pelo conteudo quimico venenoso do creme deteriorado. Quer-nos parecer que seria uma possibilidade mais real e compreensiva reconhecer que , em nosso atual nivel de evolução e envolvimento material , somos inevitavelmente afetados por muitas forças quimicas, biológicas , mecanicas , sociais, raciais e economicas, para as quais não possímos em nosso intimo uma responsabilidade imdeiata, exceto e na medida em que devemos adquirir posteriormente a força para sermos invulneráveis a elas. Por este motivo, Cayce recomendava frequentemente um remédio exclusivamente físico , para uma condição exclusivamente fisica: um simples antiditi contra o veneno ; uma simples aplicação de calor para uma inflamação ; uma simples mudança de local , a fim de gozar de um clima melhor."

À continuar . . .

Extraído do livro Muitas Moradas de Gina Cerminara --- 1950 --- Ed. Pensamento