"" Não vim trazer a paz, mas a espada.""

"Não julgueis que vim trazer a paz a Terra, não vim trazer-lhe paz, mas a espada, porque vim separar o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra, e os inimigos do homem serão os seus mesmos domésticos.
Eu vim trazer fogo a Terra, e que quero eu senão que ele se acenda? Eu pois, tenho de ser batizado num batismo, e quão grande não é a minha angustia, até que ele se cumpra? Cuida-vos que eu vim trazer a paz a Terra? Não, vos digo eu, mas a separação, porque de hoje em diante, haverá, numa mesma casa, cinco pessoas divididas, três contra duas e duas contra três. Estará divididos o pai contra o filho, o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.

Foi mesmo Jesus, a personificação da doçura e da bondade, ele que não cessava de pregar o amor do próximo, quem disse essas palavras. Eu não vim trazer a paz mas à espada, vim separar o filho do pai, o marido da mulher, vim lançar o fogo na Terra e tenho pressa que ele se acenda? Essas palavras não estão em flagrante contradição com o seu ensino? Não é uma blasfêmia atribui9r-lhe a linguagem de um conquistador sanguinário e devastador? Não, não são blasfêmia nem contradição nessas palavras, porque foi ele mesmo quem as pronunciou e elas atestam a sua elevada sabedoria. Somente a forma um tanto equivoca, não exprime exatamente o seu pensamento, o que provocou alguns enganos quanto ao seu verdadeiro sentido. Tomas ao pé da letra, elas tenderiam a transformar a sua missão, inteiramente pacifica, numa missão de turbulências e discórdias, conseqüência absurda, que o bom senso rejeita, pois Jesus não podia contradizer-se. (Fonte o Evangelho segundo o espiritismo)"
-Findo os conflitos, guerras e desentendimentos a paz se restabelece, daí as palavras do mestre..