NOSSO MAIOR SÍMBOLO

Bandeira, símbolo de várias entidades e países espalhados pelo mundo.

Bandeira, símbolo do clube do bairro, do clube da cidade, do clube do coração.

Bandeira, um caso inexplicável, indefinível de amor e entusiasmo.

Bandeira Brasileira, símbolo maior de uma nação.

Não, não é um simples tecido colorido.

Por ela, muitos ficaram aleijados, inválidos; para defender a Pátria, muitas vidas foram perdidas, muitas lágrimas foram derramadas.

Por tudo isso é necessário dizer que infelizmente a nossa bandeira não é tratada com o devido respeito e carinho que merece nos dias atuais.

O pessimismo que invadiu o país destruiu o pouco civismo que possuía o povo brasileiro.

Afinal, só carregam e agitam o nosso pavilhão, quando o Brasil participa de competições esportivas.

Não! Isso precisa mudar.

A Bandeira Nacional merece um tratamento mais digno, mais cívico. Para tanto é necessário:

Senti-la, como se ela fosse uma parte de nós, respeitando-a em todos os momentos, pois o Brasil deve estar em cada pessoa.

Acreditar nela com otimismo, porque ela é o País.

Acreditar que o seu verde não representa só as matas, mas também a esperança de dias melhores.

Acreditar que o amarelo não simboliza apenas as riquezas do solo, mas também das pessoas, seja material, seja culturalmente.

Acreditar que poderemos dizer: “Ah, está tudo azul, não apenas no céu de nossa pátria, mas, principalmente, na vida do povo.”

Acreditar que o branco não representa só a paz, mas ainda a mente clara, limpa e sadia da população.

Acreditar e também amar, eis o nosso dever.

Amemos a Bandeira Brasileira.

Ela é o símbolo de um país, cujo potencial se mostra mais forte que qualquer crise.

Amemos a Bandeira na vitória ou na derrota, na alegria ou na tristeza.

Amemos a Bandeira Brasileira, porque nela estou eu, nela estão vocês e mais cento e oitenta milhões de brasileiros.

JOÃO OSMAR
Enviado por JOÃO OSMAR em 29/03/2006
Código do texto: T130638