NATAL

Há trinta e cinco anos, o saudoso cantor Antônio Marcos dizia: “mil novecentos e setenta e três / tanto tempo faz que Ele morreu / mas ninguém jamais O esqueceu” /E nesta mesma canção ele dizia: “vamos seguir com fé / tudo que ensinou / homem de Nazaré” e ainda acrescentava que “o mundo só será feliz / se a gente cultivar o amor”. E hoje, há mais de dois mil anos, ainda ecoa por todo o mundo a grande mensagem cristã “Amai-vos uns aos outros”. Mas o homem, levado pela correria do dia a dia, muitas vezes esquece de cultivar este sentimento nobre que é o amor. Como conseqüência, surgem o desamor, o ódio e a violência que afligem toda a humanidade. Por isso, o nosso Rei Roberto Carlos, numa de suas canções, foi muito feliz em dizer: “Meu amigo volte logo / Venha ensinar seu povo / Pra dizer tudo de novo / Que o povo já esqueceu”. Felizmente, ao menos uma vez por ano, no período natalino, muitas mensagens cristãs são repetidas, através dos diversos meios de comunicação, como forma de amenizar essas mazelas. O homem esquece também que o próprio Cristo disse: “O que fizeres a um dos teus irmãos é a mim que estás fazendo também”. Esquece que “a vida é como um espelho”, reflete de volta tudo o que fazemos com os outros. Se fizermos o bem, é o bem que nos acontece, se fizermos o mal, será o mal que receberemos de volta. Está em nós a decisão de praticarmos o bem. Assim, estaremos comungando com o nosso irmão, segundo nos ensinou o próprio Jesus Cristo, considerado o maior psicólogo de todos os tempos. Muitas vezes, pelo descontrole emocional, deixamos desmoronar um castelo que construímos ao longo do tempo, destruindo toda a nossa felicidade. E alguém já disse: “Felicidade é um momento / Que dura uma eternidade / Se durar mais de um momento / Já não é felicidade. Isto significa que ninguém a conquista em definitivo, é preciso renová-la a cada dia. Para isto, necessário se faz cultivar o amor, seguindo aquele que deu o maior exemplo de amor a humanidade, Jesus Cristo, praticando o perdão. Por isso o padre Zezinho em sua canção Oração pela Família diz “que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão”.

Isto porque, independentemente de religião, a psicologia nos ensina que perdoar faz bem a nossa alma, ao nosso coração, a nossa paz espiritual. Que este Natal seja para nós a razão maior de renovarmos aquela mensagem dita inicialmente: “Amai-vos uns aos outros”. Assim fazendo, estamos ajudando a tornar o mundo mais fraterno, um mundo mais feliz, fazendo brotar a semente que o próprio Cristo plantou há mais de dois mil anos, na esperança de que os seus frutos fossem colhidos durante todo o tempo por toda a humanidade.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 29/11/2008
Código do texto: T1310193
Classificação de conteúdo: seguro