O Homem e o Tempo

O tempo existe indefinidamente. A nave em que estamos a bordo, o planeta Terra, gira em torno do sol há bilhões de anos, segundo estimativas do próprio homem. Seu movimento mais perceptível é o de rotação, que forma os dias e as noites.

Pela necessidade de planejar a sua vida, o homem criou o calendário, medindo o tempo em diferentes períodos, como milênios, séculos, anos, meses, semanas e dias, e ainda o relógio marcando horas, minutos e segundos. Comparando a duração da nossa existência em relação à do planeta ou mesmo à História da Humanidade, nossa vida é muito curta, curtíssima até. Mesmo vivendo cem anos, ultrapassamos apenas um pouco mais de 3 bilhões de segundos. O tempo mais utilizado para o nosso planejamento de vida é o ano. E ele passa tão rápido. Estamos já no último mês do ano, às vésperas de mais uma virada. Contabilizamos as nossas colheitas, as nossas safras, com alguns ganhos e perdas. Uns com saldos positivos, outros negativos. E há aqueles até que saíram da contabilidade, passaram para outra estatística. Por isso, a cada ano, fazemos a nossa reflexão, sempre com o pensamento na valorização do tempo. Ele não pára, não espera por ninguém. Não podemos cruzar os abraços, deixando para fazer amanhã o que podemos fazer hoje. As coisas boas devemos antecipar; as ruins, adiar ou cancelar, se do nosso arbítrio.

Falta menos de um mês para dizermos e ouvirmos: “Feliz Natal, Feliz Ano-Novo!”, um gesto que se repete a cada ano que passa.

Que esse desejo seja realmente buscado por todos e não apenas esperado. Sim, buscado, porque não podemos ficar apenas esperando. O tempo urge, precisamos aproveitá-lo o quanto antes. É muito pequeno o caminho que temos a trilhar. Comemoremos intensamente o Natal que se avizinha, com a família e os amigos, e nos preparemos para um Ano-Novo realmente feliz, com muita saúde e com muitos sonhos a realizar. Feliz 2009 para todos os Recantistas!

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 03/12/2008
Reeditado em 27/07/2009
Código do texto: T1316265
Classificação de conteúdo: seguro