Depois da Perda

A perda é como se fosse um poço bem fundo em que a gente cai. No princípio, nos sentimos meio aéreas, com a sensação de que estamos em queda livre mesmo. E nem dor nós conseguimos sentir direito porque parecemos anestesiadas. Depois que o tempo vai passando, é que tomamos consciência da nossa nova condição. Nossos bebês já não estão mais conosco, nossos sonhos se acabaram...e aí percebemos o poço em que estamos. Geralmente isso coincide com o fato de que as pessoas mais próximas já fizeram o que julgavam certo, ou seja, a maioria chega a cabeça no poço e grita pra você "Você é forte, você sai daí"...e depois que já fizeram o que consideravam necessário da parte delas, simplesmente se afastam, porque já não sabem como lidar conosco mais.

E os meses vão passando.

E você fica ali...chorando e lamentando...

Cada pessoa lidando com seu poço particular a seu jeito...mas não tem como ser diferente mesmo, porque ninguém caiu no poço da mesma forma que você, nem seu companheiro, embora ele faça idéia, mas só você mesma sabe de tudo que estava envolvido no SEU sonho!

Tem um pensamento que diz o seguinte "Quando estamos no fundo do poço, a única alternativa é subir"

Chega um momento em que olhamos pra cima e tentamos enxergar um pouco de claridade para começar a subir...nos agarramos ao que tiver pelo caminho, escorregamos, voltamos pro fundo do poço novamente, mas sacudimos a poeira um pouco e começamos a subida novamente.

E aquelas que conseguem sair do poço, nunca mais caminham com segurança de novo...porque o "buraco" está lá...e mesmo que tentemos colocar uma pedra em cima dele para não vê-lo, ele permanece de alguma forma, porque ele fica em nossas almas eternamente...

Mas estamos vivas...machucadas...mas na luta...mais fortes, mais sensibilizadas com os acontecimentos alheios... E se não conseguimos entender os motivos daquele poço no nosso caminho e provavelmente nunca entenderemos mesmo, resta-nos a certeza de que somos guerreiras, de que somos capazes ainda de lutar pelos nossos sonhos, pela nossa felicidade mais do que nunca.

E é nos dias em que estamos "com um pé no poço" de novo, é que temos que lembrar que aquele ali não é o nosso lugar...

2005