Poveb - Poesia, Você Está na Barra

O Poveb, movimento cultural que fundamos e coordenamos na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, foi recentemente selecionado no I Concurso Pontos de Leitura 2008 (Edição Machado de Assis), conforme o Diário Oficial da União (Seção 1), de 22/12/2008. É considerado, a partir de agora, como Ponto de Leitura, passando a fazer parte da Rede Biblioteca Viva, uma iniciativa do Governo Federal.

Nesse sentido, com alegria e orgulho por termos sido merecedores dessa distinção, resolvi compartilhar com os leitores o projeto que nos permitiu essa inclusão. Para que outros movimentos e iniciativas culturais sintam-se motivados a participar de certames desse tipo, voltados para o enriquecimento da cultura em âmbito nacional.

Poveb – Poesia, Você Está na Barra

Justificativa

A Barra da Tijuca, bairro relativamente novo no Rio de Janeiro, provavelmente devido às suas concepções urbanísticas – largas avenidas, espaços destinados a condomínios, com prédios e mansões luxuosas, e shoppings, inexistência quase que total de esquinas, etc. – foi ao longo do tempo fazendo jus à expectativa de se constituir num bairro onde as atividades culturais fossem relegadas a um segundo plano. O que seria um contra-senso, na medida em que o bairro é talvez o de custo de vida mais elevado no Rio de Janeiro. E, como sabemos, em nosso país a cultura não está tão facilmente ao alcance das pessoas de baixa renda. Então, seria mais lógico, no caso da Barra, que muitos se interessassem mais por atividades culturais, em se tratando de pessoas presumivelmente com maior poder aquisitivo.

Dedicando-me à atividade literária, sobretudo à poesia, desde os 16 anos, percebi, a partir de 2006, depois de ter publicado o meu primeiro livro, que os inúmeros encontros poéticos no Rio se davam em toda parte, com exceção da Barra da Tijuca. Soube que foram infrutíferas as tentativas realizadas. O que achei estranho, por ter me tornado amigo de vários poetas residindo não só na Barra, mas em Jacarepaguá e no Recreio dos Bandeirantes, bairros próximos.

Decidi então, com a ajuda de minha mulher, criar o Poveb – Poesia, Você Está na Barra, movimento cultural destinado a atrair as pessoas da Barra e da cidade para atividades artístico-culturais, com a preponderância da poesia, a partir de encontros literários que ocorressem com regularidade no bairro.

Objetivos

Como dissemos, tencionamos capacitar as pessoas, incluindo-se todas as faixas etárias, para a conscientização pessoal de cada um a respeito da localidade ou cidade em que vivem e do meio social em que estão inseridos. Objetivamos também tornar possível ao cidadão a aquisição de um maior conhecimento de si próprio, a partir do seu envolvimento com a atividade literária, sobretudo com a poesia, e outras manifestações culturais.

Podemos dizer que gostaríamos de ensinar o cidadão a pensar. Não a considerar relevante o que pensamos, mas considerar as questões a partir de uma aceitação fundamentada no ponto de vista pessoal de cada um.

Estamos convencidos de que a chamada vida moderna, com toda a sua dinâmica, em que estão incluídos os inumeráveis itens de conhecimentos/acontecimentos que são colocados diante de todos nós a cada dia, com toda a correria do dia-a-dia, que faz com que tenhamos a impressão de que o tempo é cada vez mais curto, estamos convencidos de que tudo isso torna mais inibida a nossa forma de pensar. E acabamos pensando como quer o status-quo, ou como determina a sua propaganda.

E convencidos estamos também de que isso pode ser revertido, a partir de uma inserção maior do cidadão na atividade artístico-literária, sobretudo na poesia, que está em todo lugar e em todos os nichos de vida que possamos imaginar.

Metodologia

Reunimo-nos uma vez por mês em espaços variados do Condomínio Novo Leblon, na Barra da Tijuca. Podemos chamar os nossos encontros de saraus, onde prepondera a poesia, mas é plenamente aceitável qualquer tipo de manifestação artístico-cultural. No nosso primeiro evento contamos, inclusive, com um grupo de quase 30 bailarinos, entre moças e rapazes, de Pedra de Guaratiba. Os poetas são convidados a dizerem seus textos da forma que preferirem, lendo-os, recitando-os, declamando-os, com ou sem performances pessoais.

Micro-contos e pequenos trechos de romances já foram lidos em nossos eventos. A música, que entendemos como muito próxima da poesia, é também uma modalidade artística comumente presente nos saraus do Poveb. Realizamos também lançamentos de livros de poetas e escritores que nos freqüentam durante as apresentações. Podemos apostar que o hábito da leitura, que certamente se faz presente entre as pessoas que participam do Poveb, se consolida e se intensifica entre essas pessoas a partir dos nossos encontros. E uma das razões para acreditarmos nisso é o fato de escolhermos, dentre poetas conhecidos e dentre os que vêm normalmente ao Poveb, três convidados especiais para cada evento. Quando acontece de serem poetas que sempre estão com a gente, observamos claramente durante as apresentações o tempo que devem ter despendido em casa para o seu preparo.

Recebemos em média 35 pessoas por evento. No primeiro aniversário do Poveb, ocorrido a 11/10/2007, quando realizamos o lançamento da nossa Primeira Coletânea, registramos a presença de 102 pessoas. Os participantes sentam-se em cadeiras tradicionalmente colocadas umas atrás das outras em fileiras ou dispostas em círculo, dependendo dos espaços que nos são disponibilizados no Condomínio.

Avaliação

O Poveb fará dois anos no dia 11/10/2008. Nesse espaço de tempo, observamos que a cada dia mais pessoas se interessam pelo movimento. Conseguimos atrair e reunir na Barra da Tijuca poetas e escritores da Pedra de Guaratiba, do Recreio dos Bandeirantes, de Jacarepaguá, da própria Barra da Tijuca – regiões da chamada Zona Oeste –, do Méier, Grajaú, Cascadura –, bairros da Zona Norte – de Copacabana, Ipanema, Leblon, Leme, Humaitá, Jardim Botânico, Santa Teresa –, localidades da Zona Sul – e até de Niterói, Inoã e São Gonçalo, municípios do Estado do Rio.

Fomos agraciados com o Prêmio ALAP Cultura 2007, concedido pela Academia de Letras e Artes Paranapuã e com o Prêmio Expressão Cultural 2008, concedido pela Coordenadoria Regional de Cultura da Zona Oeste. Tivemos oportunidade de nos apresentar em Itacoatiara, na AFEA (Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos); no GAM (Grupo de Artistas de Maricá), em Maricá; na USS (Universidade Severino Sombra), também em Maricá; e em eventos poéticos de grande porte em Campo Grande e em Santa Teresa.

As premiações referidas e as apresentações fora da Barra da Tijuca, nesse curto espaço de tempo (menos de dois anos), levam-nos a admitir uma avaliação razoavelmente positiva do nosso trabalho. No entanto, o que de mais gratificante pudemos conseguir ao longo desse período foi o interesse demonstrado pela poesia por Carlos Eduardo, um menino de nove anos, filho da nossa poeta Patrícia Nunes e do nosso amigo Pedro Wilson. Seus pais não se cansam de dizer que o menino melhorou o seu rendimento na escola, a partir da sua presença em nossos saraus. Ele praticamente tornou-se fã incondicional de Primitivo Paes, um dos grandes poetas povebianos.

Rio de Janeiro, 25 de julho de 2008

Aluizio Moraes de Rezende

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 07/02/2009
Código do texto: T1426445
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.