RECADO AOS JOVENS

RECADO AOS JOVENS

Marcial Salaverry

Sem dúvida alguma, a juventude hoje está vivendo uma fase um tanto quanto conturbada. Os contínuos apelos à sensualidade e à sexualidade fartamente explorados pela mídia, fatalmente confundem a cabeça de nossos jovens. Se de um lado a família quer impor algumas regras de conduta, por outro lado as músicas insistem em mostrar que o sexo é bom e gostoso, e deve ser aproveitado ao máximo. Não somente as músicas, como também novelas e filmes.

Gente, não é bem assim, nunca se pode confundir "liberdade sexual", com "liberalidade sexual". Transar pode ser algo normal e bom, mas se feito com os devidos cuidados, e com as pessoas certas. E não aleatoriamente como vem sendo praticado.

Um rapaz e uma moça conhecem-se, e no máximo, depois de duas horas já estão em um motel, ou simplesmente no banco de trás do carro (se couber). A coisa mais normal, hoje, é duas garotas de 13, 14 anos, e até menos, procurando descobrir quem já "ficou" mais vezes.

Os riscos que envolvem tais atitudes são muito grandes para serem desprezados, em nome da "liberdade sexual". Não falo somente da AIDS, ou de uma gravidez indesejada, mas também da própria desvalorização da garota como pessoa. No futuro ela mesma sentirá os efeitos dessa liberalidade.

Os impulsos devem ser melhor controlados. Se por acaso seus pais não tem um bom diálogo com vocês, procurem ajuda especializada, orientação adequada. Procurem também seus pais, fazendo com que eles vejam o que está acontecendo, e da necessidade de um diálogo franco e honesto.

O sexo realmente é a explosão do amor. Justamente por isso, deve ser feito com amor, e quando há amor. Não apenas por instinto, por tesão.

E, principalmente, nunca busquem o refúgio das drogas, que é um assunto muito sério, e que deverá ser analisado com muito cuidado e atenção, devendo-se sempre procurar ouvir quem pode aconselhar e orientar sobre o assunto.

O futuro é muito belo, a vida é mais bela ainda. Não joguem tudo por terra só por atitudes irrefletidas, por revolta contra os pais, ou mesmo só para satisfazer impulsos de momento.

Até uma próxima vez.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 07/05/2005
Código do texto: T15446
Classificação de conteúdo: seguro