Sem ter para onde ir não se chega em lugar nenhum ...[AlexMarq]

Deve ter bem uns 4 anos que digo isso... Já escrevi algumas vezes esta frase em meu perfil... Porém, coisas que parecem muito simples como uma pequena frase para refletir, pode tornar-se imensamente complexa se tornar-mo-nos a dissecá-la ponto a ponto:

O que você quer? Do que você gosta? Quem ou ou que te agrada?

As coisas mais simples parecem ser as mais complicadas... Exatamente isso... O grande mal do mundo é a dispersão mental, segundo observo praticamente desde minha infância e até hoje vejo os mesmos padrões se repetindo dia a dia, década a década, geração após geração ... O mundo é feito de pessoas perdidas e desorientadas.. e são exatamente os que se fazem de onipotentes e sabe-tudo que são os piores... Quase ninguém sabe o que quer da própria vida... Nem param para pensar em nenhum momento no que fazem. Se o que está sendo feito é realmente necessário e viável para o que se quer... Vamos apelar para um exemplo simples: Você precisa ir a algum lugar que nunca foi antes. O que você faz? Busca referências, endereços, fala com quem conhece o local, telefona e pega mais detalhes do melhor trajeto, vai em algum site de mapas e avalia a vizinhança ... No caminho pergunta, consulta mais uma vez... Se perde vez ou outra mas depois corrige a rota... enfim... chega! Simples... sim.. bem simples.. a vida é simples ... nós é que temos mania de complicar desnecessariamente as coisas...

Para onde tua mente está focada? O que você vê? E como reage com as coisas que vê? O que faz com o que ou quem não gosta? O que faz com quem e o que ama?

Sempre observei que as pessoas mais críticas são exatamente as menos competentes... Os mais agressivos na verdade são os mais fracos ... As pessoas mais sociáveis normalmente são também as mais vazias ... Se tirarmos o 'cenário' à volta da maioria das pessoas que conhecemos... Não sobra basicamente NADA... ao menos nada de útil ... Vivem em suas historinhas e lembranças de coisas que não acrescentaram em quase nada na sua vida... Sem perceber o total vazio em que vivem, perdidos em meio às suas neuras e memórias que apenas servem para manter aquela mórbida vibração à sua volta.

Do mesmo modo, todas as pessoas que construíram algo de novo e foram além da mentalidade comum... São exatamente os que trabalharam além dos outros, traçaram objetivos, perseguiram suas idéias mesmo quando o mundo inteiro duvidava deles... Quem se arrisca mais normalmente quebra mais... Mas assim como no judô em que aprendemos a cair, adquirimos habilidade e experiência para fazer a coisa de modo mais correto da próxima vez... Se verificarmos a história, veremos que os homens mais ricos do mundo nos últimos 100 anos, quase todos nasceram pobres... Vieram de baixo e construíram impérios a partir das coisas em que acreditavam e no que trabalharam para construir. A maioria deles quebrou mais de uma vez na vida e passou por sucessivos fracassos até acertar... Nada acontecerá de diferente do padrão normal se algo diferente não for feito... Os resultados serão os mesmos enquanto as ações não mudarem. Em time que está ganhando não se mexe, em investimento que dá lucro é recomendável dobrar a aposta. O que é bom deve ser mantido, o que é fútil ignorado, o que é nocivo repelido....

O tempo passa... E nunca pára... o tempo não tira férias, não hiberna, não dá 'um tempo'... não há momento para relaxar, ficar ocioso... mesmo o ócio aparente nos leva a pensar demais... Ou enlouquecemos, ou caímos em vícios, ou vivemos na eterna fuga da realidade que nada mais é do que uma fuga de si mesmo... ou fazemos algo para mudar o que deve ser mudado... algo para FOCAR o que queremos ao mesmo tempo que isso nos permita esquecer o que desagrada ... Simples... muito simples!

A vontade é a principal energia que move as coisas... Quem já leu ou ouvi a famosa afirmação cristã "Seja feito segundo sua vontade" .. A coisa vai além de uma simples humildade em relação à onipotência da natureza e a inteligência que a comanda ... Somos à imagem e semelhança do criador, segundo os próprios cristãos.. Podemos tudo o que queremos.. e podemos muito mais do que pensamos ser capazes... Mas a vontade esbarra na comodidade...E, para a maioria, a comodidade sempre vence...

O que vejo à volta é desanimador... Vejo pessoas ociosas... Outras que fogem às patentes responsabilidades sobre si mesmas... A grande maioria estagnada ou caminhando a passos muito curtos... A vida parece ser feita de baladas, embriaguez e noites mal dormidas... Se você pensa que a vida é feita de samba(ou rock, ou forró, ou jazz...) e cerveja(ou cachaça, ou run, ou drogas...) é isso que terá... Se você pensa que a vida é feita de conquistas.. é isso que você terá... Se você pensa que a vida é feita para aprender.. é isso que você terá... Se você pensa que a vida é para manipular as pessoas... é isso que você terá... Se você acha que a vida está uma merda e precisa ser mudada... você está num bom caminho... já consegue ver além da redoma de tua própria vida... Mas falta algo crucial... O que? Para onde? O que exatamente você quer e qual é o propósito disso?

Diga-me com quem andas e te direi quem és... Este é um dito bem conhecido e sempre considerei muito sábio... Ele nos dá um sentido de egrégora de um modo simples, direto e pragmático... Vamos apelar para exemplos simples: Esportistas normalmente tem amigos esportistas, músicos são amigos de outros músicos, bêbados possuem amigos bêbados, vagabundos com vagabundos, drogados com drogados, pobre com pobre, rico com rico... Então... Quem é o tipo de gente que você considera chamar de teus amigos? Quem são as pessoas com quem você compartilha idéias? Como você avalia suas afinidades com as pessoas? Quais foram as pessoas que te ajudaram quando você precisou?

E existe um sentido mais sutil neste jogo... As relações carregadas de falsidade trazem consigo uma carga energética altamente nociva a todos... Tem gente que é cheia de problemas de saúde e não consegue entender o mais óbvio... TODA relação humana é baseada em interesses... Seja um singelo interesse de apenas estar próximo e dividir idéias com alguém agradável, como interesses carnais, financeiros, conjugais... Por mais pura ou podre que qualquer relação humana possa ser, todas são baseadas em algum interesse... Do contrário é muito mais fácil ignorar alguém a qual não nos desperte nenhuma 'utilidade'.

Algumas pessoas não conseguem riqueza na vida devido a seus pensamentos... Riqueza e pobreza não passam de estados mentais que refletem materialmente no teu bolso e no teu saldo do banco... Se você quer ter dinheiro para amenizar tua miséria... significa que tem pensado demais na miséria e está atraindo-a constantemente para si... Outros que fazem o estilo pobre-hipócrita que dizem "não me preocupo com dinheiro" e outros que apelam para o espiritual, "não me apego a coisa materiais"... Bem.. um raciocínio lógico e simples.. se você não pensa e nem se preocupa com dinheiro, significa basicamente que não tem dinheiro... Ou seja: Tu és POBRE! No pior sentido...

Então para que trabalha? Por amor à profissão? Soa mais hipócrita do que dizer que não se apega à matéria. Essa questão da matéria é bem interessante... Mesmo para os seres mais espiritualizados... Estamos 'encarnados' nessa vida... Com um carma pesado em cima de nós e a responsabilidade de cuidar de si e zelar para não ferir outros à volta... Precisamos comer alimentos materiais de diversas origens. Precisamos de água material para mantermos nossa higiene. Precisamos de papel, canetas, livros, computadores, telefones e muitos outros acessórios materiais para estudar e trabalhar, e assim termos uma vida útil e produtiva... Dê ao espírito o valor de espírito e à matéria a sua real importância... só é possível viver desapegado da matéria vivendo fora de sua influência... Então.. enquanto viver neste mundo terá de pensar em muito na matéria.

O jogo mental do dinheiro é bem interessante e implacável... Se você junta economias para os tempos ruins... Os tempos ruins chegam e levam todas tuas economias... Se guarda pensando em uma possível doença.. a doença chega e leva tuas economias. Mas se você guardar com intuito de fazer o dinheiro criar mais dinheiro, você começa a dominar o jogo.. Passa a fazer parte das pessoas que tem a receber além de pagar. Ganhar ou perder depende somente de qual lado do jogo você está... Na especulação é possível ganhar (e muito) durante as quedas em operações vendidas. A desgraça de alguns pode ser a alegria de outros.. Não há como querer fugir disso...

Você pode dizer que não escolheu estar "no jogo"... Mas você está... Ignorar a mecânica das coisas apenas o manterá na ilusão e eternamente dependente e suscetível a fatores fora de seu controle. Você está preparado para perder tudo o que tem? O que vai acontecer quando teus pais morrerem? Isso pode acontecer antes do que imagina ... O que vai acontecer se você for demitido hoje? Como irá reagir, como pagará teus gastos do mês e tuas dívidas do cartão de crédito? Como conseguirá outra colocação ou outra atividade que te dê rendimento semelhante? O senso comum das pessoas ignora essas possibilidades; para alguns o simples fato de pensar na morte dos pais causa um pavor instantâneo... Para um fato quase inexorável. Não há como fugir do que te espera...O medo deve ser enfrentado e só assim será superado. Há muitos momentos na vida em que suportamos coisas além do normalmente tolerável em defesa de interesses ocultos. Há momentos em que escancaramos tudo e chutamos o que estiver em nosso raio de alcance. A vida está cheia de armadilhas e quase ninguém é confiável. As pessoas mudam drasticamente de opinião em pouco tempo... Só quando o cu aperta que é possível saber quem é quem... Porém a maioria só se dá conta do que tem depois que perde...

Espere, deseje, pense, concentre-se e trabalhe pelo melhor... Mas nunca ignore e esteja sempre preparado para o pior... Deseje e trabalhe pela paz, mas esteja sempre pronto para a guerra... Busque o entendimento mas não fuja das disputas. Trabalhe como escravo e descanse como um rei... Veja o todo e escolha o lado que melhor convir em cada ocasião...

É preciso se concentrar nos resultados desejados... e também executar a rotina diária. Uma semente plantada necessita de tempo e condições certas para germinar e crescer... Independente de ter alguém torcendo por ela ou não... Se você ficar ao lado dela dizendo, vamos lá, você é forte, você pode, você consegue... Ela não irá germinar mais rápido e nem se transformará numa planta melhor do que as outras... Este tempo de maturação é necessário... As grandes coisas nada mais são do que a soma de muitas pequenas coisas... é impossível levantar uma parede sem colocar um tijolo sobre o outro, é impossível colocar um tijolo sobre o outro sem um alicerce, é impossível ter um alicerce sem as colunas levantadas. é impossível ter as colunas sem as sapatas de sustentação, é impossível ter as sapatas sem uma fundação... As coisas devem obedecer um cronograma certo... Ninguém decide um dia ser neurocirurgião e vai ao hospital, arruma um emprego e sai abrindo crânios alheios sem os tantos anos de faculdade, especialização, residência, etc, etc, etc...

Onde você está?

O objetivo pode estar perto ou distante dependendo de tua própria referência... É necessário situar-se constantemente... Criar uma referência de si mesmo a partir do que se tem, o que se sabe e o que pode fazer. O ponto de apoio para alçar um impulso afim de ir mais alto. É a partir de onde se está que se pode planejar onde quer chegar e ter os meios necessários de criar condições para se chegar onde quer. Sabendo-se exatamente onde está é possível avaliar o que terá de ser deixado para trás, o que pode ou não ser levado, o que será útil adiante e o que não fará diferença e poderá ser descartado.

O caminho depende de conhecimento, planejamento e muita ação... Quase nunca é uma única ação... Normalmente várias ações coordenadas dentro de espaços de tempo e fases de duração incerta.

O óbvio só é óbvio para as mentes preparadas... Qual será a utilidade de tanta evolução na comunicação que tivemos nos últimos 20 anos? Sendo que alguns ainda sequer possuem capacidade de escrever uma frase corretamente em sua língua pátria e mais da metade ainda é incapaz de compreender as coisas que lê... A era da informação é uma realidade... todo conhecimento possível de ser acumulado em tantos anos passados parecem muito pouco em relação ao que os HD's atuais podem armazenar... Estamos no início de algo muito maior que ainda sequer podemos entender... Por um lado acompanhamos uma meteórica evolução enquanto em outro ainda há gente perdida entre tchans, créus, éguas, mengos, curintias ou parmeras... A vida passa... mas para alguns nada muda.

Quase todos seguem padrões... a maioria dos filhos tornam-se iguais aos pais... mesmo os mais rebeldes e fissurados em novidades também seguem o padrão da inconstância. Algumas pessoas só são felizes se a vida estiver uma merda... se tudo estiver muito bom, suas mentes inconscientes dão um jeito de estragar tudo... Os padrões podem ser bons... se forem positivos e levarem a algo de útil mais adiante... Mas a maioria dos padrões são estagnos ou giram em torno de si... O filho passa metade da vida ouvindo historinhas do pai, depois este cresce e continua a vida contando suas historinhas.. E a vida passa como se fossem recordações de 25 anos atrás... e o futuro chega sem que percebam.. e quando percebem, notam a obsolescência em que se transformaram... Neste ponto a vida já passou, a resistência e disposição física já não são mais como antes.. e a vontade mais uma vez cede à comodidade.

Quase tudo que foi construído até hoje no mundo partiu de planejamento e ação... quase nada é por acaso... Tudo obedece planos e ações sistemáticas. A maioria das pessoas sequer consegue gastar menos do que ganha. Quase ninguém está preparado para uma drástica mudança na vida. Quase todos estão dormindo enquanto pensam estar despertos... Para alguns poucos, ainda há muito a ser feito... Porque o mundo é de quem faz... Os comuns e indiferentes serão esquecidos.. Aqueles que seguem serão eternos seguidores... Somente os pioneiros são eternizados.

Escolher em qual lado estar depende da vontade e atitude cada um...

Amor e alegria em nossos corações... Sempre!

[AlexMarq, 27/06/2009]