Hoje,  pela manhã, ao assistir um programa jornalístico de TV, fiquei perplexo diante do problema fônico do sr. Eduardo Barata, diretor da ONS (Operadora Nacional do Sistema Elétrico), durante uma simples entrevista, sobre o problema de fornecimento de energia elétrica no Brasil. A cada nova pergunta ou pedido de explicação, feita pelos jornalistas presentes, sua dicção ia piorando. Pensei que iria adquirir uma gaguez incurável. Mas, como sempre acontece com os responsáveis (?) pela administração deste país, o seu grande aliado, "o tempo", encerrou a entrevista.
Procurei então, em outros meios, saber sobre esse senhor que acomula sobre si tanta responsabilidade, mas demonstrou,  como sempre acontece com essas pessoas, não ser capaz sequer
de responder a perguntas óbvias. Eis que encontro outra personagem interessante nesse triste episódio, o sr. Nelson Hubner da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Lembrei que meus avós diziam que onde tem mais caciques do que índios nada funciona. Vejam só, em poucos minutos eu ví  o posicionamento dessas duas instituições ou orgãos: ONS  e  Aneel. Como no acidente da Tam: ANAC, INFRAERO, etc, etc, uma festa, vários responsáveis para cuidar do mesmo serviço e este deixando a desejar. Vidas ceifadas, famílias dilaceradas, recursos financeiros que parecem sempre faltar (?), embora os paguemos através da carga tributária mais pesada do mundo, sem retorno.
Me disseram que, em certos países do primeiro mundo, os responsáveis por essas tragédias seriam duramente punidos ou até se renderiam ao suicídio, por vergonha. Disseram que aqui falta vergonha até no povo que continua calado, anestesiado, tal qual a mídia, por poderes estranhos.
Eu discordei, porque nesses países, incompetentes não ocupam cargos de tanta responsabilidade e o povo, não vota em ninguém, pelo seu carisma, pela sua fama, por suas graças, etc, mas votam conscientes, conhecendo os ideais e a biografia de cada candidato (inclusive a ficha criminal), não existe mais de um orgão para tratar do mesmo serviço e, acima de tudo as responsabilidades estão, quase sempre, nas mãos de gente capacitada, razão pela qual paga-se menos impostos, tem-se uma prestação de serviço, pelo governo, muito melhor e não há espaço para tanto corrupção.
Desculpem minhas divagações, Concordo que ler poesias é bem melhor. Mas será que um dia vamos ver este país respirando dignidade novamente?
                       SP - 12/11/09

Fernando Alberto Couto
Enviado por Fernando Alberto Couto em 12/11/2009
Reeditado em 12/11/2009
Código do texto: T1919239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.