O SENHOR (A) PRECISA CAMINHAR!

* Nadir Silveira Dias

A não ser que apresentem anormal odor, não se surpreenda nem se escandalize: Sejam de sua avó, mãe, mulher, filha, neta, sobrinha, trineta, vizinha ou tia, eu não vou fechar ou desviá-los de pernas que se abram diante de meus olhos.

A propósito, não é num supermercado que a mãe deve mandar a filha fechar as pernas, especialmente se ela, embora pequena, já é grande o suficiente para não estar na direção daqueles abomináveis carrinhos que o cestinho é que constitui o teto do veículo, o tal carrinho de fazer compras, em forma de automóvel.

E que se constitui em fato, em última análise, de que os tais carrinhos são uma semeadura mal-sã, diga-se passagem, pois mostra subliminarmente, através do uso de exemplar novo e em cores, aquilo que deva ser a meta das crianças que os utilizam.

E isso é contrário à própria inteligência geral e mediana, pois todos sabem que as ruas estão entupidas de automóveis, peruas, motos, ônibus e caminhões, e logo, logo, não haverá mais ruas para circulação desses veículos.

Até porque os próprios supermercados também estão completamente esclerosados em suas vias de circulação entre as gôndolas, pois há dias em que a expressão é absolutamente plena.

Em outros dias não, contrariamente ao trânsito de veículos em que já existem poucas vias ou logradouros públicos sem entupimento, num ou noutro horário, sendo que a maioria já apresenta o problema permanentemente.

Ainda porque, nesse contexto, aos que conseguirem não morrer na direção – equivocada – de tais veículos, em atos próprios ou de terceiros, por não obedecer às regras mínimas de condução de veículos, ao cabo e ao final de tudo, ainda em média idade, o médico – invariavelmente – não vai dizer outra coisa ao Dr. Marcio (ou Dona Joana, ou seu João ou Dra. Maria):

- O senhor (a) precisa caminhar!

Caminhar é a minha receita! - Conclui o médico.

Aliás, é exatamente essa a receita do Dr. Luiz Carlos Bodaneze, Cardiologista, no Programa Guerrilheiros da Notícia, de hoje, 10.07.2006, da TV Guaíba, Canal 2 da televisão aberta (http://www.tvguaiba.com.br/guerrilheiros.html).

Aproveite!

Escritor e Jurista – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 12/07/2006
Código do texto: T192835
Classificação de conteúdo: seguro