VIOLÊNCIA VERBAL

Musica: Oração da Família (06 –cantada ou 12 instrumental )-Pe. Zezinho.

Bom tarde, irmãos (ãs) ouvintes; boa tarde, famílias que estão em sintonia com a Rádio Padre Pedro FM, em cadeia com as co-irmãs. Está no ar a Pastoral Familiar para dar continuidade à programação da Semana da Família, iniciada domingo, dia 13, com a comemoração do dia dos Pais. Neste mesmo horário tivemos a oportunidade de dialogar, na 2ª feira, sobre a Violência Psicológica com Dr. Ricardo Lucena. Na 3ª feira, foi abordado o tema violência sexual com o Dr. Ronaldo Miranda. E, hoje, juntos com a professora Marineusa Santana, refletiremos um pouco sobre a violência Verbal.

Música:16 Se amanhã você acordar- Louvor Fonte de Vida.

A violência Verbal está presente na vida da pessoa desde o momento da concepção. Quantas crianças são geradas por pais que fazem daquele momento abençoado por Deus um ato ou um diálogo pornográfico? Em muitos casos ela continua por todos os dias da gestação. Todas as vezes que os pais se agridem verbalmente, com palavras ásperas, grosseiras, desamorosas e até imorais a criança sofre o reflexo. Cada vez que o feto escuta o pai ou a mãe falar dele como problema nas suas vidas, como um fardo ele fica triste por sentir-se rejeitado, indesejado. Desde o primeiro momento da concepção o ser humano tem sensibilidade e capta tudo que se passa com os pais. Por isso os jovens precisam estar preparados para se tornarem pais.

As famílias precisam educar seus filhos sexualmente dentro da moral cristã. Sexo só com amor e dentro do casamento. Nada de experiências sexuais fora do casamento, nada de sexo livre sem compromisso. Nada de pílulas ou camisinhas para se prevenir. A proposta certa é educar para a castidade. Esta é a vontade de Deus.É a opção correta: guardar-se virgem para o seu cônjuge.

Música : 11 - Laranja Lima – Padre Zezinho.CD - Sol Nascente.

A criança ao nascer sente-se acolhida ou rejeitada, amada ou violentada dependendo das palavras das pessoas que a rodeiam. Ela ainda não fala, é bem verdade, mas entende o que falam dela e para ela. À medida que vai crescendo, vai sendo amada ou violentada pelo linguajar familiar. As palavras carinhosas, os sorrisos, os gestos lhe dão segurança enquanto as grosserias vão lhe ferindo e contribuindo para que seja uma pessoa triste, complexada, traumatizada, insegura, infeliz As palavras muitas vezes ferem mais que uma violência física, mais que um castigo, mais que uma surra.

Algumas pessoas sofrem muito por conta da violência verbal sofrida na família, na escola, no ambiente de trabalho ou social ao longo da vida. Às vezes é preciso fazer por elas uma oração de cura e libertação a fim de que sejam capazes de perdoar aos que lhes feriram. Só o perdão pode restaurar as vidas dessas pessoas tão feridas, magoadas, ressentidas, fazendo com que elas sintam a presença de Jesus ao longo da caminhada desde sua concepção.

Procure neste momento silenciar, ouvindo esta canção e fazendo dela sua oração. Feche os olhos e entre em sintonia com Deus que deseja sua felicidade.

Música: 13 – Deus me trouxe aqui. CD Louvor Fonte de Vida.

Na família e na escola muitas vezes uma criança tem sua vida marcada por palavras indelicadas. As críticas destrutivas, os apelidos, as comparações menosprezastes, são muitas vezes responsáveis pela personalidade fraca, pelos complexos de inferioridade, pela incapacidade de vencer na vida. Algumas pessoas são tão feridas que necessitam de oração de cura para se libertarem da magoa, do rancor do ressentimento, do ódio que lhes escravizam.Só através da palavra, do verbo de Deus recuperarão sua auto-estima.

Quantas pessoas não amam a Deus Pai porque vêem nele o reflexo, a imagem do seu pai terreno que tanto lhe feriu, que tanto lhe magoou?

Quantas esposas se sentem objetos de uso pessoal por não ouvirem palavras carinhosas dos seus companheiros e vice-versa?

Quantos pais se sentem mortos espiritualmente, doentes fisicamente, um peso, um fardo, por conta da violência verbal sofrida dos filhos que não os respeitam, nem os amam? Muitos são ofendidos, desrespeitados e até mesmo explorados nos seus direitos; pressionados a ceder em determinadas situações, coagidos por palavras ameaçadoras e cruéis.

O idoso merece ser respeitado. Ele além de ter contribuído com Deus gerando filhos, educando-os, sofreu para criá-los com o suor do seu trabalho. O idoso tem a sabedoria acumulada ao longo da vida, tem muito a oferecer às novas gerações inexperientes que na auto-suficiência buscam seguir os conselhos da mídia que tem tentado desestruturar e destruir a família pregando contra valores, roubando-lhes a paz, sufocando o Espírito Santo que habita em nós e nos dá condições de saber que muito valemos para Deus, que nos ama.

Musica 11; Nossos dias quando estão assim .CD Louvor fonte de Vida

ou

:02 - Quero que valorize o que se tem..CD Louvor Fonte de Vida .

A violência verbal está presente na família. E se a família é base da sociedade nesta também encontramos violência verbal contra crianças, jovens, adultos, idosos, independente do credo, da cor ou do nível de educação.

É preciso que a família resgate alguns dos valores morais e espirituais que vendo sendo descartados ao longo do tempo. Especialmente o hábito de dialogar, de fazer refeições juntos, ao redor da mesa, símbolo do altar do sacrifício da santa Missa, de rezar o terço, de educar na fé e para o amor. Só a família é capaz de salvar a humanidade, como dizia o saudoso Papa João Paulo II, amando e testemunhando o amor, sendo Santuário de vida e Igreja Doméstica. A violência em todos os aspectos só será vencida pelo amor.

Só o amor salvará o mundo. Deus espera que a família com a palavra que se encarnou no seio de Maria Santíssima, resgate os valores morais e espirituais que vem sendo descartados ao longo do tempo.

Amemos, portanto, sem egoísmo, desejando fazer o outro feliz e assim construiremos um mundo melhor sem ganância, sem contra-valores, sem mensalão.Um mundo onde haja justiça e santidade, pois todos somos chamados a ser santos dentro das nossas limitações.

Meu irmão, minha irmã, abra seu coração, deixe Jesus entrar e nele fazer morada. Ouça suas palavras de amor, perdoe a todos, peça perdão a quem você feriu, preencha seu vazio, satisfaça suas carências, deixe-se amar por Jesus. Só ele lhe basta.

Ore com esta canção: 17- Qual é a chave, Qual é o segredo? CD Louvor Fonte de Vida.

A seguir responderemos as perguntas enviadas pelos ouvintes da Rádio Padre Pedro FM.

Programa feito na Rádio Padre Pedro FM na 4ª feira da Semana da Família.