SOLANGE (ANGE) em homenagem a Tânia Meneses

Mensagem: (Versos de Solange/ Ange)

Com toda humildade

Venho aqui te saudar

Te agradecer e te aplaudir

Pelos comentários que você dá

Surpreendida abri minha página

E o que encontro lá?

Vários comentários seus

A minha página ilustrar

Alegremente me inspirei

A estes versos criar

Para te oferecer com carinho

E meu afeto demonstrar.

COLEGA SOLANGE (ANGE):

QUANTA EMOÇÃO ME CAUSAM SEUS VERSOS, SUA DELICADEZA! Eu gosto muito de prestigiar os colegas e de ler, pelo menos, 3 dos seus textos, para ter uma amostra mínima, para sentir melhor a pessoa e o escritor. Às vezes, quando noto, já vou longe e leio 6 ou mais. A quantidade varia muito e nem sempre tem a ver com a preferência pelo escritor (a). Em tudo que faço, gosto de adotar alguns critérios, por exemplo:

1. O TEMPO DISPONÍVEL PARA UMA LEITURA MÍNIMA E ATENCIOSA DOS TEXTOS. Às vezes acontece de um texto precisar de várias leituras devido a inúmeros motivos.

2. O CONHECIMENTO DO AUTOR/OBRA. Quando já conheço o autor e a obra, a depender do tempo disponível e a quantidade de colegas a visitar, eu leio apenas a mais nova. Tem autores que já dispõem de uma obra extensa e que é impossível vencer.

3. O DESCONHECIMENTO DO AUTOR/OBRA. Geralmente prefiro dedicar mais tempo, fazer mais leituras e comentários até entender melhor com quem “falo.”

4. A IMPORTÂNCIA DE LER O PERFIL. Os perfis são de todo o tipo e há até os não disponíveis. Informações sobre o autor ajudam o leitor a entender autor e obra. Quando se estuda literatura, apesar de não ser mais importante do que o texto/obra, temos a obrigação de saber dados biográficos do escritor. É importante, sim, saber que determinado autor nasceu no nordeste ou no sul do país e os fatos mais significativos de sua vida pessoal e profissional. Isto tem incidência direta sobre o que ele escreve.

5. A IMPORTÂNCIA DOS COMENTÁRIOS. É importante comentar e ser comentado (a). Trata-se de uma oportunidade de aprendizagem e troca de saberes. E, como o site não é o nosso emprego, podemos, inclusive, também, ser sociais, afáveis, atenciosos, parabenizar colegas por eventos importantes de suas vidas e que eles nos comunicam. Criamos, sim, laços afetivos importantes, na virtualidade. O meu exemplo maior foi ter visto e pessoalmente abraçado as colegas, PROFESSORA EDNA LOPES (Maceió) e FÁTIMA ALMEIDA (residente em Aracaju). E sonho um dia ter a mesma oportunidade com outros colegas de publicações.

6. A ELEGÂNCIA. Aqui neste convívio não precisamos ser críticos, no sentido de apontar falhas, incorreções de qualquer tipo, exceto se somos solicitados para tanto e temos a intimidade para tal.

Eu leio com atenção e procuro ver as qualidades do texto e é nelas que me ancoro para festejar o escritor. Somos adultos e caminhamos com nossas pernas, procuraremos nosso aperfeiçoamento.

Quanto ao mercado, por exemplo, se algum editor se interessar pela obra, ele terá equipes de revisores para melhorar a apresentação do livro. Então, eu elogio o que realmente entendo que deva ser elogiado e abandono a questão de estar apontando imperfeições publicamente.

E assim vou a cada dia tomando posições para fazer da minha vida com vocês um momento onde dou uma contribuição pequena e recebo uma contribuição imensurável. Por isto e tanto mais eu declaro o meu respeito e carinho por cada um dos colegas. E pretendo educar-me mais neste sentido. Por tais motivos e muitos outros, tanto homenageio quanto sou homenageada.

Alguém seria capaz de duvidar da sinceridade dos versos de Solange (Ange)?

A você, Solange, dedico esta página e a breve reflexão nela contida.