Dos significados atribuídos à palavra "negro"

Ao receber um e-mail sobre uma suposta troca de cartas de mães sobre o PT, Dilma e outras coisas, enviei esta resposta aos que me encaminharam o e-mail.

Quem quiser ler, esteja à vontade:

Mais do que os ataques ao PT e ao Presidente Lula, me incomoda nesse e-mail o suposto passado de Dilma ser chamado de "negro".

Por que é que quando as pessoas não gostam de algo se referem a esse algo como "negro"???

Adianta mandar tantos e-mails criticando esse ou aquele governante e usar a expressão "negro" como sinônimo de algo ruim, obscuro, desonesto, nefasto, horrível, antiético, recriminável???

Ruim, obscura, desonesta, nefasta, horrível, antiética e recriminável é essa cultura de associação do termo "negro" ao que se condena.

Essa cultura não há escola, não há universidade que dê jeito? Não ensinam nos bancos dos colégios a mudar esse péssimo hábito?

Se não ensinam, passou da hora de ensinarem.

Minha mãe, na minha infância, me ensinou...

Muita gente tem de ler mais, viver mais, conhecer mais da história do povo Negro que construiu o Brasil e que sofre até hoje discriminações desse tipo.

Essa atitude sim merece o adjetivo "idiota" e não chamar de idiota uma pessoa que é PeTista. O mundo é livre! Vivemos numa democracia. Cada um segue o que lhe convém. Ninguém tem o direito de chamar outro de idiota por ser PeTista. Nem por ser Comunista, Socialista, ateu, agnóstico, evangélico, Pe-essedebista, ou qualquer coisa que seja...

Adianta tentar eleger tucano e as escolas da "tucanaiada" continuarem permitindo esse tipo de discriminação e preconceito?

Sinto vergonha alheia... muita vergonha dessas coisas, desses falsos moralistas. E me enojam esses e-mails...

Margarete Lopes Iung - Petista, sindicalista, eleitora do Lula e orgulhosa em sê-lo.

Margot Jung
Enviado por Margot Jung em 26/09/2010
Código do texto: T2522093