Sorocaba sedia em julho a 1a. Semana do Escritor n

Sorocaba sedia em julho a 1a. Semana do Escritor na Fundec (22/06/2005)

Evento contará com lançamentos, autógrafos, debates, palestras e shows

Escritores com livros publicados e apreciadores de literatura têm encontro marcado na 1a. Semana do Escritor em Sorocaba, que será realizada entre os dias 26 e 31 de julho, no espaço de exposições da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec). Além da exposição e venda de livros, o evento contará com uma programação paralela, composta de lançamentos, noites de autógrafos, apresentações artísticas, palestras e debates sobre literatura e mercado editorial.

A 1a. Semana do Escritor em Sorocaba é uma realização do editor sorocabano Douglas Lara, com apoio institucional da Fundec. Esta entidade é a principal parceira da Prefeitura de Sorocaba na difusão cultural e formação artística. Mediante convênio com a Prefeitura, a Fundec administra a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, o Instituto Municipal de Música, os núcleos de Corais, Danças e Artes Cênicas, o Cine Clube Municipal, os grupos de MPB e Jazz, Choro e Cordas, o Espaço de Exposições e a Usina Cultural.

"Escolhemos Sorocaba pela pujança do setor editorial, evidenciada nos muitos lançamentos de livros de autores locais", informa Douglas Lara. Graças a sua experiência na organização de antologias, ele sabe como são valiosos os contatos diretos entre quem lê e quem escreve. "Além de comprar os livros a preços promocionais, os visitantes poderão trocar impressões sobre a produção literária com os escritores e editores presentes", adianta o organizador.

A organização da 1a. Semana do Escritor em Sorocaba será feita de forma cooperativada pelos escritores participantes. Cada autor deverá pagar uma taxa de R$ 100,00 por título exposto, para ajudar a cobrir as despesas operacionais e de divulgação do evento. Em contrapartida, o produto da venda dos livros pertencerá integralmente aos respectivos autores. Para estimular a presença do público, tanto na exposição quanto nos eventos paralelos, a entrada será gratuita.

Nos contatos que já teve com escritores, Douglas Lara constatou que existe um grande interesse em participar. "Numa previsão inicial, calculo que teremos no mínimo cem títulos à venda, mas esse número poderá ser ainda maior", afirma. A participação de editoras e livrarias, através de estandes, também é prevista. "Mas esta não é uma feira de livros, pura e simplesmente. É um evento voltado para o autor, principalmente o autor independente, que não tem muitos canais para divulgar o seu trabalho", garante.

A programação paralela está sendo fechada, mas alguns eventos já estão confirmados. Na abertura, deverá haver uma apresentação do Grupo "Viola Tropeira", sob o comando de Ricardo Anastácio, e um bate-papo com o professor Adilson Cezar, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS). Em dias e horários ainda por definir, haverá workshop para aspirantes a escritor, coordenado pela dra. Lou Olivier; mesa-redonda sobre como financiar um livro pela Lei de Incentivo à Cultura, coordenado pelo jornalista e escritor Geraldo Bonadio; palestra sobre técnicas de pesquisa, pelo historiador Adolfo Frioli; palestra sobre o poder das histórias na vida do ser humano, pela escritora Débora Brenga, e apresentação dos vídeos "Sorocaba, o rio de nossas vidas" e "Aluísio", produzidos por Sandra Nascimento e José Carlos Fineis.

Além da Fundec, apóiam a 1a. Semana do Escritor em Sorocaba a Academia Sorocabana de Letras, o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, a Academia Paulistana Maçônica de Letras, Ottoni Editora, Revista Pais e Portal Vânia Moreira Diniz.

Os interessados em expor e vender seus livros no evento devem entrar em contato com Douglas Lara pelo telefone (15) 3227-2305 ou e-mail douglara@uol.com.br.

Biografia de Douglas Lara

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/26511

------------------------------------------------------------------------

Serviço:

FUNDEC, Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba

Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro de Sorocaba

CEP 18010-070

Aos cuidados de Tereza Cristina

Telefone (15) 3233-2220

http://www.fundecsorocaba.com.br/

Douglas Lara

Acontece em Sorocaba:

http://www.sorocaba.com.br/acontece

(15) 3227-2305

Loja de Idéias Assessoria de Imprensa

(15) 3224-1617

lojadeideias@mail.com

* * * * *

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 22/06/2005
Código do texto: T26748