DE MIM * A minha curta biografia

1.

No século XX, fui registado com o nome de José-Augusto, oriundo de uma das muitas famílias Carvalho da Região do Alentejo; na Idade Média, fui Tuphy Mass, um dos cavaleiros da Moirama, oriundo da Palestina; ainda na Idade Média, fui Gabriel, um dos escravos da gleba, oriundo do domínio de Fochem.

2.

Hoje , sou José-Augusto de Carvalho, mas também Tuphy Mass e Gabriel de Fochem. Tuphy e Gabriel reviverão se José-Augusto souber merecê-los.

3.

Sei ler, escrever e contar.

Excepto quando criança, comi sempre o pão amassado com o suor do meu rosto. Nunca traí ninguém, mas fui traído algumas vezes.

Fui sempre amigo desinteressado de quem me quis como amigo.

Servi sempre a amizade; nunca me servi da amizade.

Para mim, o Amor é a sublimidade da Vida. E o bem maior da minha vida.

4.

Escrevo desde que sei escrever. Leio desde que sei ler; antes ouvia ler. A minha infância foi embalada pelas lendas das Mil e uma noites. Talvez devido a essa influência, adoro ler Poesia e tento escrever poesia. Do que escrevo, há quem goste e há quem não goste. Não sou nem quero ser senão o que sou e sempre fui.

5.

No meu mar de sonho, cá vou, de naufrágio em naufrágio, perdendo-me nos braços da sereia que está sempre à minha espera.

6.

Como ser humano, sou da Humanidade.

Como terráqueo, reclamo-me da Terra toda.

Por ser verdade, aqui fica, para que conste.

Tuphy Mass

Gabriel de Fochem

José-Augusto de Carvalho

Lisboa, 11 de Junho de 2003

Nota:

Este texto foi escrito para O Fórum dos Mestres Aprendizes, a pedido do PoetAmigo Daniel Cristal, e considero-o definitivo para publicação em todos os locais onde seja acolhido.

www.prefacio.net.br

www.usinadeletras.com.br

www.astrolabio.net/serpoeta/portugues.html

www.suigeneris.pro.br

José Augusto de Carvalho
Enviado por José Augusto de Carvalho em 22/06/2005
Reeditado em 29/07/2018
Código do texto: T26753
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.