MANIFESTO DE FECHAMENTO DO TEATRO ARTPLEX

Obs: Ontem, dia 31/10/06 o único teatro da cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE foi fechado.Por se situar num shopping, será destruído para a construção de mais um estabelecimento comercial. Nós não temos um teatro municipal e nem recebemos nenhum tipo de apoio da prefeitura local.Com o fechamento do teatro, Jaboatão perde o únioco espaço(embora particular) de disseminação da cultura.Nós, os artistas, estamos de luto, pois ao enterro do teatro,o povo também enterra a sua chance de construir e aperfeiçoar a sua cidadania através da Arte.

MANIFESTO:

Diante de acontecimentos como os de ontem, me pergunto:Aonde estão o direito e o dever de expressão que cabem não só aos artistas,mas também a todo o povo?

Interesses de poucos prejudicam a maioria. Homens, para alimentar a injusta máquina capitalista, utilizam-se de toda a gana e grana para , ao invés de erguer, destruir coisas belas. Destruíram o teatro que não tínhamos, arrancaram com isso, boa parte dos nossos alicercer disseminadores de cultura. Pretendem afogar -ainda mais- o nosso povo, já não-instruído, já não-educado, já político-culturalmente alienado, num violento e vasto mar de ignorância. Mas mesmo que cortem nossos pés, caminharemos de joelhos; ainda que cortem nossas pernas, marcharemos sobre o próprio tronco sustentados e impulsionados pelas mãos criadoras; ainda que tentem calar a nossa voz-ainda assim-, continuaremos gritando aos quatro ventos, porque a nossa linguagem é maior, não se transforma em loja ou em lixo, é o dialeto da arte que ecoa rutilante, se propaga com o som, não é descartável, não exclui. A Arte é imortal, sua jornada é eterna e nunca silencia e, ao contrário de alguns com seus ternos e gravatas, os artistas TÊM caráter, a Arte TÊM caráter, e este é inclusor e UNIVERSAL! . Samantha

Samantha Medina
Enviado por Samantha Medina em 01/11/2006
Reeditado em 01/11/2006
Código do texto: T279417
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.