Como Você Reage Às Críticas?


“Até com as pedras atiradas se constrói” (Edson Queiroz).
 
Fiquem à vontade para me criticarem, e nada será deletado, nem respondido com falta de educação, apenas com meu agradecimento a todos que perdem tempo para ler, muito obrigada.
 
Passeando por algumas escrivaninhas outro dia, que não eram de Recantistas que visito habitualmente, eu queria ler coisas novas e digitei algo na busca, não direi o que digitei. Encontrei alguns perfis onde se lê claramente que o "escritor" só vai aceitar Elogios e Deletar as críticas, outros deixam claro que não irão tolerar críticas e quem o fizer será Bloqueado!
 
Oppppppppppppppsss, que negócio é esse minha gente?
Quem posta alguma coisa está se sujeitando a despertar em quem lê,
diferentes opiniões.
Muitas vezes visito alguma "obra" postada aqui ou em outros sites,
e simplesmente não gosto, mas está lotada de elogios,
outras vezes leio coisas que acho lindas, e outras pessoas não gostaram.
 
Então eu queria saber, embora sem pretensão de que tenham coragem
para responder com sinceridade, como vocês reagem às críticas
feitas em seus escritos?
 
Acho que quem deleta uma crítica desfavorável quer dar a todos a FALSA
IMPRESSÃO de que é superior e perfeito em tudo que faz.
Está iludindo a si mesmo, criando um mundinho falso e vazio.
 
Lembro que quando comecei a postar no TEMPLO XV (Portal de Literatura),
um colega ao ler algumas poesias minhas falou:
"Não tá tão ruim, mas você usa vírgulas demais"
(Reli minhas poesias e devo ter removido umas 50 vírgulas delas"
Aqui mesmo no Recanto já me criticaram tantas vezes, principalmente por e-mail, apesar de nada ser moderado aqui no meu espaço, a pessoa prefere criticar particularmente, pra mim tanto faz na verdade, e cada crítica que recebo me faz ser grata a quem leu, que graça teria escrever e não obter nenhuma manifestação?
A unanimade causa a mim desconfiança, de que ninguém leu ou entendeu,
é tudo falso se houverem somente os elogios.
 
E se a crítica for Desfavorável ao que escreveu,
transforme-a em um impulso para melhorar.
 
Deixarei com vocês um pensamento do Carlos Hilsdorf que gosto muito:
 
"Não se atiram pedras em árvores sem fruto; toda tentativa de apedrejamento visa sempre derrubar os frutos.
Inocente ignorância dos apedrejadores, porque, mesmo conseguindo o feito, se esquecem de que os frutos caídos no chão experimentarão o tempo e a decomposição e voltarão a frutificar, de uma ou de outra maneira, pois cada semente dá origem à essência interior que carrega.
Já as pedras caídas no chão permanecerão pedras, e as mãos que as atiraram terminarão vazias, tão vazias quanto o coração e a alma que lhes ativaram o movimento.''

Sandra Ribeiro
Enviado por Sandra Ribeiro em 26/08/2011
Código do texto: T3182806
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.