ARISTÓTELES NOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

O desígnio geral desta obra é contribuir para uma fundamentação do trabalho docente e do educador social, tendo como base exploratória a Ética e a Política de Aristóteles. Inicialmente a partir da leitura de alguns dos manuais de História da Educação, foi possível observada uma carência dos escritos do que chamaremos de sistema educacional de Aristóteles. Esta percebida ausência, cria no leitor certa inquietação. E sendo importante discutir os sistemas educacionais dos filósofos da Antiguidade grega questionamos essa ausência previamente observada em manuais da educação. Constatado nosso problema, a hipótese desta obra é que Aristóteles apresenta de forma teórica um conjunto de elementos que coordenados expõem a organização da cidade, bem como uma organização educacional. Como referenciais teóricos da pesquisa são utilizadas as obras: Ética a Nicômaco e a Política de Aristóteles. A fim de elucidar nosso problema, os objetivos são: a) demonstrar, por meio dos manuais sobre a educação na Antiguidade, que Aristóteles não é descrito como um teórico da educação b) demonstrar, a partir das obras de Aristóteles, que ele elaborou um sistema teórico educacional importante para a história do pensamento pedagógico. Salienta-se que o entendimento de personagens da Antiguidade no âmbito da educação grega é importante para se compreender os posteriores períodos da história educacional.

Fonte:

GARCIA, A. B. Aristóteles nos manuais de história da educação. 1. Edição, São Paulo: Clube de Autores, 2011.

Disponível em:

www.clubedeautores.com.br

Alessandro Barreta Garcia
Enviado por Alessandro Barreta Garcia em 04/11/2011
Reeditado em 14/06/2012
Código do texto: T3317183
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.