As últimas décadas foram marcadas por grandes transformações. Em apenas três gerações, a vida dos seres humanos foi profundamente alterada pela explosão demográfica e urbana, por revoluções socialistas, por inovações científicas e tecnológicas, por mudanças nos padrões culturais, sexuais e religiosos, e pela própria prosperidade sem precedente da economia hoje globalizada.
Apesar dessa colossal evolução, a humanidade vem protagonizando um dos piores capítulos de sua história. O caos parece ser a tônica desse enredo, em que poucos desfrutam de muito e a maioria é obrigada a sobreviver com as migalhas do progresso.
Estamos vivendo uma profunda crise de valores éticos, morais e altruísticos. Literalmente esquecemos que nossas ações, benéficas ou maléficas, se propagam em rede e assim, cedo ou tarde, acabam também nos atingindo.
Um agricultor escocês chamado Fleming estava trabalhando, quando ouviu pedidos desesperados de socorro, vindos de um pântano próximo.
Largou imediatamente suas ferramentas e correu naquela direção. Chegando lá, encontrou um menino, enlameado até a cintura, gritando e tentando escapar da morte certa. Fleming, depois de muito esforço, conseguiu salvar o jovem.
No dia seguinte, uma riquíssima carruagem chegou à humilde casa do escocês. E um nobre, elegantemente vestido, se apresentou como pai do menino que o agricultor havia salvado.
— Você salvou a vida do meu filho. Quero recompensá-lo por isso - falou o nobre.
— Não, eu não posso aceitar pagamento por aquilo que fiz - respondeu Fleming, recusando a oferta.
Naquele momento, o filho de Fleming, apareceu na porta do casebre.
— É seu filho? - perguntou o nobre.
— Sim - respondeu o agricultor.
— Eu lhe faço uma proposta. Deixe-me levá-lo e dar-lhe um bom estudo. Se ele for como o pai, crescerá e será um homem do qual você terá muito orgulho.
E foi o que fez. Anos mais tarde, o filho do escocês se formou em Medicina. Ficou conhecido no mundo inteiro como Alexander Fleming, o inventor da penicilina.
Tempos depois, o filho do nobre teve pneumonia. O que o salvou? A penicilina. Quem era o nobre? Sir Rondolph Churchill. E o filho? Sir Winston Churchill, influente político, destaque como Primeiro Ministro Britânico em 1951 e Prêmio Nobel de Literatura em 1953.
 
Somos os maiores beneficiados pelo altruísmo que praticamos.



                     Fonte: Orvalho para a alma - Editora Litteris
                        Autora: Maria Aparecida Giacomini Dóro

 
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Enviado por Maria Aparecida Giacomini Dóro em 04/12/2011
Reeditado em 09/01/2017
Código do texto: T3370759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.