PAPO DE EDITOR

Agora,falando sério; passar de escritor para editor até que não é difícil.Afinal,o escritor tem que lidar com editores e acaba conhecendo os macetes.
Para mim que sofri na pele o grande problema de venda e distribuição de livros, não foi difícil vestir a camisa do autor e absorver seus temores e dificuldades.
Muitos acham  que ,ao contrário do Conselheiro do Mestre Machado – os escritores não comem; então,exige-se tudo deles e nada lhes é dado.
Assim,você escreve seu livro,sonha com ele,envia os arquivos para a Editora,acerta os custos e fica na espera.Expectativa.Esperança.Paciência.
O livro chega às suas mãos cheirando a novo – tem coisa mais gostosa que cheiro de livro novo? – e ai começam as preocupações.O livro tem que ser divulgado,lançado,vendido.
Como fazer?
Sabe o caçador  que esqueceu o rolinho de fumo do caipora? Assim é você.Preso na mata,sem rumo ou apoio.
Alguns  vendem 20,30 exemplares e ficam felizes.Outros,pagam mico no mesmo dia do lançamento;quase ninguém vai, além de meros amigos e parentes.
Você cria coragem e se dirige às livrarias que,invariavelmente,lhe respondem:
-Não vendemos livros de autores baianos.
-Não vendemos livro de poesia.
-Não vendemos livro de auto – ajuda.
-Autor novo e desconhecido é difícil de vender.
Mas, o que fazer se você é poeta?
Também não vai dizer que nasceu em outro lugar. E,como poderá ser um velho autor conhecido se não pode se divulgar?
Console-se .Grandes nomes da literatura já passaram por isso.
Editores e livreiros são comerciantes.Precisam ganhar para manter seus negócios e seu público.E,tome a vender Crepúsculo e outras bobagens importadas.
Resta-nos o grande comprador de livros,o governo.
Millôr já dizia que antes um bom escritor tinha apenas que saber escrever.Hoje,basta ser adotado nas escolas.
Mas,para isso tem que participar de editais e licitações.
Na Bahia, é porteira fechada; uma grande Fundação domina tudo.Viva os amigos do rei!
Ai,você tem um estalo!Temos a internet.Ora,eu tenho um blog,escrevo em sites,publico em jornais virtuais e sou acolhido por um bom público,cerca de 100 pessoas.Pelo menos, venderei 100 livros.Ledo engano.
A maioria dessas pessoas ou são escritores ou estão tentando ser; nenhum deles vai comprar o seu livro.
Todos vão elogiar,vão se referir ao seu talento,vão até recomendar...e,só.
Se internautas comprassem livros eu que tenho – segundo woopras,feedjits e Google mais de milhão de leitores na rede,seria Best-seller.
Mas, tem uma técnica para se vender livros que nunca falhou desde  a Era Industrial.E,para quem foi,como eu fui vendedora premiada  várias vezes vendendo livro pelo Brasil e treinando vendedores,esse segredo me foi confiado.
E,está me ajudando a vender meus livros  e me ajudará a vender também o seu livro,caro leitor.
Esse segredo me ajudará ,ainda,a evitar a  “causa mortis” da maioria dos   editores.
Sabe como é que eles se suicidam?
Se  jogam do alto da pilha de livros que editaram e encalharam.
Não quero isso para você nem para mim.
Vamos trabalhar!
Pimenta Malagueta Editora
CNPJ 14.699.440/0001-93
Tel:71-33134880
E-mail:sejaumautor@pimentamalaguetaeditora.com.br
faleconosco@pimentamalaguetaeditora.com.br
Site: : http://pimentamalaguetaeditora.com.br



                                                           ***

 PIMENTA MALAGUETA EDITORA
             OBJETIVOS
 
QUAIS  SERVIÇOS A EDITORA VAI OFERECER?
Publicação,divulgação  e venda de livros,antologias,agendas etc.Tb podemos publicar revistas,teses  e monografias.
COMO SERÃO PRESTADOS ESSES SERVIÇOS?
Elaborar o livro através de uma boa gráfica com preço e prazo justos,entrega no prazo etc
Tirar o ISBN da obra,fazer a capa,ficha catalográfica  e a revisão.Divulgação e distribuição.
O QUE DE MELHOR SERÁ OFERECIDO?
Principalmente ,a divulgação e os serviços gráficos,perfeitos.Dar visibilidade ao autor e á obra.Distribuição  funcional.Vendas dirigidas.
QUEM É E ONDE ESTÁ O CLIENTE?
Basicamente escritores á busca de publicação.
.CADA AUTOR TERÁ SEU FOLLOW UP? O QUE “FOLLOW UP” SIGNIFICA?
 
Follow up p/ cada autor(divulgação p/ e-mail,telefone etc.Mas,jornalistas preferem um press-realise bem feito.)No nosso caso arquivo FUP,uma pasta p/ cada autor com data,horário em q/ s falaram,conteúdo do telefonema ou mail,crie cronogramas e planilhas.
 
ONDE SERÁ INSTALADA A EMPRESA?
Teremos sede própria com amplo  estacionamento,rua calma a 6km do Centro Comercial.
Teremos uma sala p/ reuniões,saraus,  lançamentos e cursos.
E,QTO Á COMPETÊNCIA DO DIRIGENTE?
A dirigente é escritora com vários livros publicados e sua experiência,por enquanto,resume-se a isto e um passado como gerente e vendedora de livros para um grande grupo empresarial paulista ,na região sudeste,nos idos dos anos 70. Portanto,está estudando o mercado atual para inovar e garantir venda e divulgação..
COMO SERÁ A EMPRESA.?
Terceirizarei o q/ for necessário. Capistas, ilustradores,editoração e diagramadores.Teremos nosso site e loja virtual aberta a qualquer autor.E um posto de vendas de livros no nosso salão,inclusive livros didáticos.
 
QUE PREÇO SERÁ COBRADO?
De início ,o básico.Tirados os custos pensa-se no lucro.Qto?10, 20%
A receita virá das vendas dos meus livros,do pagamento dos autores q/ publicarem conosco , das palestras q/ darei e livros vendidos.
Será dada uma opção ao autor:apenas fazer o livro e colocá-lo no site,blogs e loja virtual,um preço.
Se ele optar por divulgação, marcadores,convites,equipe de vendas, colocação de livros em livrarias em todo Brasil,festas literárias,mídia,entrevistas,lançamento,o preço,claro,será mais alto.
O custo será estimado entre $1800 a#$ 3000 divididos pelo PagSeguro até 15x.Ou poderá ser pago através de boleto bancário ou cheque pré-datado.
PRETENDE PUBLICAR QUANTOS LIVROS,NUM MÊS?
 
Tantos quanto eu possa trabalhá-los bem.Com total dedicação.Vender o livro é um ponto de honra para mim.Por isso terei que ser seletiva.
                                    FAÇA SEU LIVRO!
 


Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 30/01/2012
Reeditado em 01/02/2012
Código do texto: T3469876
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.