Saudação à Irmã Carmem

SAUDAÇÃO À IRMÃ CARMEM

“O tempo não corre debalde, nem passa inutilmente sobre nossos sentidos; antes, causa nos nossos espíritos, efeitos maravilhosos”. Com essas sábias palavras de São Tomás de Aquino, queremos te dizer, Irmã Carmem, que o tempo correu entre nós de forma tão produtiva, que não o sentimos passar e que os efeitos da sua passagem sobre nós foram muito eficazes, pois a tua presença nos Movimentos e Pastorais da Paróquia Bom Jesus foi sempre muito querida.

Tu deves ter encontrado na vida religiosa coisas que te cativaram e te engrandeceram a alma. A importância de tua vida na evangelização do ser humano, o valor de disseminar pelos caminhos percorridos, as idéias e os ensinamentos do Mestre Jesus, não serão esquecidos pelas Pastorais e pelos paroquianos de Brumado.

Teu trabalho, executado com amor, a ponto de renunciar a tantos apelos do mundo lá fora, a habilidade de conviver com divergência de opiniões ou de interesses, fizeram de ti uma Religiosa convicta, amada e respeitada por todos que te conheceram.

Partes para outras terras, mas levas contigo o exemplo vivo de quem sabe conviver com as diferenças, respeitar idéias e valorizar pequenas coisas. Essa é uma forma bastante valiosa, mágica, rica de te colocares à disposição da tua fé, a serviço do irmão. É desse modo que partes. Teus dons te conduzirão nessa nova caminhada. Os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos serão aplicados nesse novo caminho que irás percorrer. E, como disse Santo Agostinho, “a vida não pára e atua sobre o nosso espírito de forma surpreendente....”. E foi de forma surpreendente que te vimos quebrar velhos paradigmas e imprimir uma nova dinâmica ao Apostolado da Oração, estabeleceres o fortalecimento da Catequese e dares uma atenção maior à Pastoral do Batismo, por ser esse Sacramento que torna a pessoa humana cristã, portanto seguidora de Jesus. Tudo que acontece na vida de um cristão católico, teve o seu início com o Batismo.

Irmã Carmem, Deus instrumentaliza a pessoa humana de sabedoria e saberes para usá-los na vida prática, como agentes de mudanças. O uso constante do senso crítico positivo, aliado a uma ação permanentemente construtiva, é atitude imperativa para contribuir com a redução das mazelas sociais. E tu, Irmã Carmem, demonstraste que teu papel foi importante na nossa comunidade. Teu trabalho se espalhou pelas várias regiões urbanas e rurais, integrando as comunidades no trabalho de evangelização e de catequese.

Irmã Carmem, quando optaste pela vida religiosa optaste também seus múltiplos desafios. Exercê-la é estar em sintonia com as mudanças que se estão processando no mundo. Quando fizeste essa opção de vida, sabias que irias renunciar ao aconchego do lar e às vaidades que colocam os bens materiais acima dos espirituais, afastando o homem de Deus.

Irmã Carmem, agora partes... Quanta coisa boa vais deixar para trás! Que as sementes plantadas aqui, nesta terra abençoada pelo Bom Jesus, germinem, cresçam e produzam frutos salutares. Outros darão continuidade ao trabalho que aqui iniciaste, porque tudo que foi realizado com amor e dedicação não poderá ser esquecido nem interrompido. A vida não pára. Em outro lugar vais deixar também saudade quando fores embora. Partir é ir em busca de uma nova missão. Partir é ir em busca do rosto cansado, do olhar piedoso, das mãos suplicantes do nosso irmão.

Vai... Há muitas pessoas esperando por ti. E sabemos que a jornada é grande e difícil a caminhada. Mas, mergulhada na tua coragem e determinação e, fortalecida na fé que sempre te guiou, saberás transpor as montanhas que por ventura terás que escalar. Não foi assim durante os seis anos que aqui conviveste conosco?

A Pastoral do Batismo te deseja sucesso e uma vida de paz em Cristo.

Brumado, 28 de dezembro de 2006.

Mensagem de despedida da Irmã Carmem que fora transferida para o Piauí.